O que é a autossabotagem?

23/04/2020 às 06:55 PNL

O que é a autossabotagem?

Muitas coisas negativas acontecem em nossas vidas e não conseguimos perceber que muitas vezes elas surgem por nossa culpa. O erro de muitas pessoas é se inferiorizar, se colocar para baixo e não se sentirem merecedores de seus feitos. O faz com que a pessoa tenha medo de tentar novas experiências e se reprima pode ser chamado de autossabotagem.

Aqui neste artigo, vamos lhe ajudar a entender o que é a autossabotagem. Também vamos listar os principais sintomas para lhe ajudar a identificar esse problema em si mesmo e dar dicas para que você possa superá-lo.

O que é autossabotagem?

A autossabotagem é um costume adquirido de colocar empecilhos e obstáculos para alcançar metas e objetivos. Em outras palavras, consciente ou inconscientemente, estamos sabotando a nós mesmos.

Existem pessoas que nem tentam realizar uma tarefa porque acham que não vão conseguir, por exemplo. Pensamentos negativos tomam conta da mente de sabotadores, eles costumam ser pessoas bastante inseguras e pessimistas.

E com isso, eles se sabotam, estão sempre se depreciando, se boicotando de alguma forma, seja por meio de pensamentos ou ações. A nossa rotina de pensamentos, hábitos e ações podem limitar o nosso crescimento, minando o nosso potencial e impedindo que conquistemos nossos sonhos.

No curso Master Practitioner em PNL nós aprendemos a localizar os sabotadores e eliminar a autossabotagem.

 Principais características da autossabotagem

  • Recusar propostas de trabalho por achar que não possui capacidade para a função.
  • Recusar convites amorosos por achar que é feio ou desinteressante para outra pessoa.
  • Deixar de cumprir com suas responsabilidades por achar que não precisa disso.
  • Diminuir a importância de seus atos e ações, sempre se inferiorizando perante aos outros.
  • Procrastinar por imaginar que não precisa realizar uma tarefa ou que ela não atingirá as expectativas.
  • Acreditar sempre no fracasso, deixando projetos e ações por fazer ou desistindo no meio do percurso.
  • Deixar que os outros decidam a sua vida.

Como podemos observar, a autossabotagem se expressa em diversas crenças limitantes que temos sobre nós mesmos. Com isso, não conseguimos dar um passo à frente no caminho de nossas metas e objetivos.

O desenvolvimento da autossabotagem pode começar a acontecer ainda na infância. São palavras que pessoas nos disseram ou algo que deixamos de fazer por medo ou alguma situação ruim pela qual nós passamos. E isso ficou reverberando na mente, fazendo com que nós mesmos adotemos isso como verdade.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Como eliminar os efeitos da autossabotagem sobre nossas vidas?

Todos os sonhos possuem obstáculos, nada na vida é muito fácil. A autossabotagem só potencializa estas dificuldades e isso é péssimo para nós mesmos. Confira abaixo as nossas dicas para vencer os efeitos da autossabotagem e ir atrás dos seus sonhos:

Desenvolva o autoconhecimento e a automotivação

Não chegaremos a lugar nenhum, se não soubermos o que queremos. E se não sabemos o que nós queremos, não sabemos que somos. Por isso, o autoconhecimento é tão importante em nossas vidas.

E uma maneira de estimular a busca pelo autoconhecimento é passar pelo processo de coaching. Assim, através de técnicas e ferramentas poderosas podemos refletir sobre nossas próprias vidas e entender os nossos desejos e os nossos comportamentos.

Nesse processo de autoconhecimento, adquirimos outra habilidade importantíssima: a automotivação. Dessa forma, nós encontramos os argumentos necessários para motivarmos a nós mesmos. É como se passássemos de uma mudança comportamental negativa para uma positiva.

Não tenha medo de cometer erros

Outro fator determinante para minar os efeitos da autossabotagem é não ter medo de cometer erros. Sempre passaremos por percalços, algumas ações darão certo, outras não, são coisas da vida. Devemos aprender com os erros e fazer o melhor possível.

A autossabotagem nos impõe um medo da frustração tão grande que nos impede de tentar. Então, a dica é tente! Não tenha medo do fracasso, busque fazer o que você quer e o que você gosta. Encare os erros como uma maneira de se preparar para o próximo dia e diminuir o caminho para conquistar os seus objetivos.

Não existe nada e nem ninguém perfeito

A frase acima deve ser entoada como um mantra em seus pensamentos. Muitas pessoas se sabotam por que não acreditam em suas capacidades, acham que não fazem uma coisa tão bem. E isso acontece porque elas buscam a perfeição, ou seja, estão atrás de algo que não existe.

Não existe nenhuma tarefa que seja perfeita, não existe nenhuma pessoa que seja perfeita. O mundo está sempre em construção. Houve evolução de século em século e continuará havendo. O que fazemos bem hoje será feito melhor no futuro e isso é inerente a nossa vontade.

Não temos que buscar a perfeição, mas sim fazer o nosso melhor. Assim, podemos sempre estar no controle da situação. Nunca pense em fazer algo melhor do que o outro, mas em fazer algo melhor do que você já fez um dia. É assim que você crescerá em busca de seus sonhos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Faça nosso curso Master Practitioner em PNL para localizar os sabotadores e eliminar a sua autossabotagem.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK