Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O poder do agora: principais lições do livro

20/12/2020 às 18:35 Coaching

O poder do agora: principais lições do livro

O livro “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle é uma das obras que muda qualquer pessoa depois da leitura. Além de um guia para o desenvolvimento pessoal, o best-seller serve como guia para a iluminação espiritual.

Echart Tolle é um famoso escritor e conferencista alemão, especialista em livros sobre autoconhecimento e espiritualidade e que busca compartilhar experiências e trazer lições importantes para as pessoas em O Poder de Agora. O livro é de um sucesso estrondoso, tendo passa muito tempo na lista dos mais vendidos do The News York Times.

Na obra, Tolle aborda diversos questionamentos e gera diversos insights fazendo que o leitor mergulhe em busca de uma autorreflexão profunda e produtiva. Abaixo, vamos mostrar as principais lições do livro O Poder do Agora, confira:

A verdade está em nós

Num mundo lotado de charlatões que vendem ideias e metodologias infundadas e “milagrosas”, Tolle mostra na obra que, a verdade está dentro de nós. O autor busca mostrar o poder do autoconhecimento e da autoavaliação.

Ele explica que ninguém pode lhe trazer a sua verdade, ninguém pode lhe dizer isso, você deve buscar dentro de si, fazer esta jornada em busca de respostas.

Em diferentes tipos de coaching, o processo funciona com essa base. O coach é o profissional que por meio das técnicas, leva o coachee a refletir e encontrar as respostas em si mesmo.

No início tudo pode parecer uma confusão, a mente pode estar embaralhada, o orgulho pode falar mais alto, mas é fundamental que tenhamos foco para buscar as respostas dentro de nós.

Somente nós mesmos sabemos como reverter situações adversas, reconhecer o que nos faz mal, esse é o melhor caminho para reagir a qualquer problema.

Somente podemos nos dar conta do poder que temos dentro de nós e o poder do subconsciente que não percebemos, mas é evidente em nossas ações e comportamentos.

O presente é o seu bem mais importante

Muitas pessoas pensam muito nos erros do passado ou nos sonhos do futuro e acabam se esquecendo do presente. Tolle afirma que o presente é o nosso bem mais precioso, é o que temos para fazer agora.

O passado são as nossas memórias e o futuro são meras expectativas de realização, em suma, Tolle mostra que ambos são apenas ilusões. Segundo ele, o caminho mais rápido e seguro para perder tempo ao longo da vida é acreditar que o futuro é mais importante do que o presente.

Por isso, é fundamental que reconheçamos a importância do presente. Isso pode ajudar a turbinar a nossa qualidade de vida e bem-estar. Além disso, dar importância ao que estamos vivendo também é uma forma de reconhecer o valor do passado e do futuro.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

A dor e o sofrimento não são naturais

Diferente do muitos podem dizer, segundo Tolle, a dor e o sofrimento não são naturais. Essa é uma visão bastante presente no budismo, que acredita que a dor sempre provém de algum fator externo e que por isso não é real. E isso pode fazer todo o sentido se pararmos um pouco para pensar, vamos perceber que muito da dor e sofrimento que passamos ao longo da vida não eram realmente necessários.

De acordo com Tolle, o sofrimento é uma espécie de sinal da não aceitação da verdade. A dor e o sofrimento podem nos fazer esquecer que somente o momento presente importa, somente ele faz sentido.

É importante lembrar que o futuro e o passado não podem condenar o presente. O seu desenvolvimento pessoal depende de habilidades como a autoconfiança e a automotivação para que você consiga superá-los. Aceite suas falhas, busque melhorar e seguir em frente.

Tudo acontece no agora

Tolle também busca mostrar no livro o real poder do agora, que é viver o presente. Ele faz um questionamento simples: você já viveu algum outro momento que não seja o agora? Obviamente, a resposta é não. O futuro e nem o passado se criam em seus tempos, mas sim no presente. Tudo o que acontece, está acontecendo agora.

Essa é uma afirmação importante na busca do desenvolvimento pessoal. O passado e o futuro são uma espécie de reflexão do presente, é no presente que eles se definem e são escritos.

Acesso ao poder do agora

O autor também mostra como acessar o poder do agora. Segundo ele, o poder do agora nada mais é do que o “poder da sua presença, da sua consciência liberdade das suas formas de pensamento”.

Como podemos perceber, o primeiro passo para acessar este poder é ter consciência da importância do agora. O segundo passo é ter a percepção de que só existe o agora, não há outros tempos, passado e nem futuro.  Sem essa divisão temporal, uma pessoa pode entender que os velhos padrões podem ser rompidos ou mudados.

Sabendo que é possível mudar, uma pessoa consegue se atentar mais ao seu eu no presente, desenvolvendo habilidades importantes para a sua evolução pessoal como a inteligência emocional e o autoconhecimento. Esse é o melhor caminho para crescer em todos os âmbitos.

Venha para a Formação em Coaching do IBND

No IBND, temos um curso de coach completo com certificação internacional. Aprenda todos os recursos da metodologia e se torne um profissional melhor, apostando em uma das carreiras mais promissoras do mercado atual.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®