Principais lições do livro “O Poder do Subconsciente”

26/08/2019 às 11:15 Dicas Livros

Principais lições do livro “O Poder do Subconsciente”

Você sabe o que é subconsciente? Esta parte do nosso cérebro tem um grande poder invisível e que está acessível a todos nós, basta que saibamos como usá-la a nosso favor.

No livro “O Poder do Subconsciente”, o Dr. Joseph Murphy, uma das principais referências quando o assunto é desenvolvimento pessoal, mostra como podemos transformar nossas vidas.

O poder do subconsciente molda a nossa realidade, se reflete no nosso futuro e, principalmente, no nosso presente. A todo momento, estamos pensando, e os pensamentos têm grande força sobre o nosso dia a dia.

Para te ajudar a compreender o poder do subconsciente, vamos usar um exemplo básico. Digamos que você esteja sentindo uma dor no peito e tenha contado isso para algumas pessoas. Essas mesmas pessoas deram pitacos sobre o assunto, para elas você tem alguma doença cardíaca.

Chegando no médico, você faz todos os exames, porém nenhum deles aponta qualquer tipo de problema. O médico então vira para você e fala que você está bem e que não tem nada. A partir daí, você se sente mais confiante e se “cura”, parando de sentir as palpitações de antes.

Viu como o subconsciente funciona? Enquanto você estava nutrindo pensamentos negativos sobre o que estava sentindo, continuava a sentir dores e elas poderiam se intensificar.

Quando você ouviu uma opinião positiva sobre o assunto, isso fez você se sentir melhor e as dores foram eliminadas.

Em outras palavras, se as pessoas de início tivessem falado pra você que as dores não deviam ser nada, você não teria mais as sentido e nem teria precisado ir em um médico.

O subconsciente tem uma influência grande em nossas vidas. Confira abaixo as dicas de Joseph Murphy e aprenda a dominar o seu subconsciente:

Se afaste de tudo o que for negativo!

O subconsciente trabalha a nosso favor quando pensamos e estamos em ambientes positivos.

Se você viver imerso em negatividade, atrairá negatividade, então, a primeira dica de Murphy é afastar-se de tudo o que for negativo, desde o convívio com pessoas a nóticias de jornal.

Vou dar um exemplo simples, um colaborador nosso que mora no Rio de Janeiro, uma cidade com bastante violência e isso é muito utilizado por programas de TV.

Sua mãe assistia diariamente a estes programas e tinha muito medo de andar na rua, ela sempre achava que aconteceria alguma coisa com ele.

Percebi isso e recomendei que ela deixasse de ver esses programas e visse qualquer outro programa de entretenimento na TV.

Depois de um tempo, ele notou que sua mãe começou a ficar menos nervosa sobre o assunto, ela se sentia mais segura.

Pouco tempo depois, ele me relatou que realmente isso fez diferença.

Ela se afastou da negatividade que estes noticiários policiais traziam para ela e se sentiu melhor, mais segura e confiante.

Se afastar das negatividades não é ficar fora do mundo, mas saber dosar até quando a informação vai te ajudar ou te atrapalhar.

A negatividade também pode vir através de pessoas, situações, então é necessário estar sempre precavido e evitar conviver em meio a ela, o seu subconsciente agradece.

 

 Transforme o negativo em positivo!

Nossos pensamentos comandam nossas ações. Então, outra lição que aprendemos com “O Poder do Subconsciente” é que precisamos estar sempre pensando positivo.

E isso pode ser difícil para quem está habituado a ver sempre o lado negativo das coisas.

Então, a segunda dica é: reverta pensamentos negativos em positivos. Essa mudança de hábito é muito eficaz para o nosso sucesso.

No processo de coaching, são utilizadas técnicas de PNL que ajudam uma pessoa a exercitar o ato de reverter pensamentos negativos.

Sempre que uma ideia negativa vir a sua mente ou que alguma pessoa disser algo negativo, rebata com uma afirmação positiva. Se vier a sua mente que não vai conseguir, pare e afirme para si mesmo que irá conseguir.

Se alguém disse que um objetivo é impossível, fale que nada é impossível e o objetivo pode ser alcançado.

Não parece que faz muita diferença, mas, quando começamos a praticar essa reversão do negativo em positivo, vemos que nos sentimos melhor e ficamos mais confiantes para realizar as tarefas do dia a dia.

Afirme e reafirme!

O seu subconsciente não distingue o que é certo ou errado, o que é verdade ou mentira, ele se guia pelo que você faz, e principalmente, pelo que você pensa.

Então é essencial sempre fazer afirmações positivas e reforçá-las sempre que possível.

Quanto mais você afirma que está bem, melhor você irá se sentir. Se você começar a se valorizar no trabalho, por exemplo, enfatizando sempre que possui conhecimento para realizar tal tarefa, você verá que irá desenvolvê-la melhor da próxima vez.

Reafirme coisas positivas todos os dias, isso é fundamental para que o subconsciente se habitue a pensamentos positivos.

Os melhores momentos para afirmar e reafirmar são quando você está acordando ou quando vai dormir, e quando você está prestes a começar a uma tarefa.

Imagine-se realizando os seus sonhos

Uma excelente maneira de clarear o foco em nossos objetivos e encontrar motivações para superar as adversidades é buscar sempre se imaginar após a realização dos seus sonhos.

Existe uma técnica de PNL, chamada Ponte ao Futuro, onde o Practitioner em PNL consegue levar uma pessoa a se imaginar como deseja estar no futuro e assim cria uma ponte mental entre presente e futuro.

Use os momentos em que está mais tranquilo e relaxado para se imaginar com tudo o que você deseja. Faça um desafio e se imagine daqui a cinco ou dez anos, por exemplo. Pense em tudo o que você deseja ter, o que você deseja ser, onde e com o que você deseja trabalhar.

Esse processo gerará emoções positivas essenciais para te dar mais motivação em prol dos seus objetivos. No início, pode até ser difícil visualizar com clareza o que você busca, mas, com o tempo, você terá visões mais claras do que almeja.

Saber como treinar e usar o poder do subconsciente é importantíssimo para termos a nossa mente a nosso favor na hora de desempenhar as tarefas necessárias para alcançar os nossos objetivos. O coaching pode ajudar muito neste processo de mudança de hábitos, sendo uma excelente metodologia para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou deste artigo? Vamos conhecer na prática o tudo o que o nosso Subconsciente pode fazer por nós em nosso Curso de PNL


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK