Conheça a história da Ambev, a maior cervejaria do Brasil

02/01/2021 às 11:59 Coaching

Conheça a história da Ambev, a maior cervejaria do Brasil

Se você aprecia aquela cerveja bem gelada, gosta de saborear um delicioso refrigerante no lanche da tarde, não abre mão da água mineral ou de um saudável isotônico depois da atividade física, sabia que a Ambev é a grande responsável por oferecer essas e diversas outras bebidas? Essa empresa sempre apostou na inovação em seus produtos.

Por isso, preparamos esse artigo que vai contar a história da Ambev no Brasil. Saiba como essa empresa, cujos produtos estão presentes na maioria dos lares brasileiros, conseguiu se destacar e dominar o segmento de bebidas. Se estiver procurando uma boa história, acabou de encontrar!

A história da Ambev é secular

A Ambev foi criada em 1999 no Brasil. Mas para que você conheça melhor a sua história, precisaremos voltar na década de 1880. Nessa época, as cervejarias da Brahma e da Antarctica foram criadas e seus produtos dominaram o mercado nas décadas seguintes. Mas foi a fusão dessas duas grandes empresas que deu origem à Ambev que conhecemos hoje.

A união de forças e objetivos em comum, já que se tratava de duas grandes cervejarias brasileiras, resultou em uma única empresa, que tinha a inovação como lema principal. Os empreendedores de sucesso Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira foram os fundadores da Ambev, que tinha sua sede na cidade de São Paulo.

Desde o início da gestão desses três visionários, decidiu-se que a empresa iria priorizar o bom desempenho para que todas as metas, principalmente as financeiras, fossem atingidas. A visão de negócios dos seus administradores era invejável e, em pouco tempo, fez a Ambev se tornar referência do mercado de bebidas.

Inovação e planejamento sempre fizeram parte da Ambev

Assim que a promissora Ambev foi criada, os sócios logo notaram a urgente necessidade de oferecer uma gama maior de produtos dentro do mercado de bebidas e que tivessem preços acessíveis aos consumidores. Tudo isso, claro, sem abrir mão da qualidade e tradição das marcas já conhecidas pelos brasileiros.

A inovação sempre fez parte da mente dos administradores da gigante Ambev. Quanto mais opções de produtos ela oferecesse aos consumidores, melhor para todos. As vendas iriam aumentar bastante, bem como todo o faturamento.

Além disso, as compras seriam recorrentes, já que se tratava de um mercado cada vez mais crescente. Trabalho com foco também pode ajudar no desenvolvimento pessoal

Em 2004, a Ambev uniu forças com uma renomada cervejaria belga: a Interbrew. Foi quando surgiu a AB InBev. Juntas, essas duas cervejarias queriam dominar o mercado cervejeiro e de outras bebidas em todo o mundo.

Mas se você está pensando que somente as cervejas é que são prioridade para a Ambev, está enganado (a).

Aumento do portfólio de produtos e projetos sociais

Depois de muitos planejamento e estudo de mercado, pouco a pouco, a Ambev foi lançando novos produtos, que acabaram caindo no gosto do consumidor brasileiro. Refrigerantes, água mineral, chás, sucos, isotônicos e energéticos, começaram a fazer parte do vasto catálogo de produtos da Ambev no início dos anos 2000.

Mas para produzir todos esses produtos e diversos tipos de cerveja, foi preciso um árduo planejamento, foco nos objetivos e tino para os negócios. Em meados de 2010, a Ambev já estava consolidada no mercado brasileiro e até em boa parte do mundo. Desde o início das operações, modernas fábricas foram sendo construídas em diversas regiões do Brasil.

Essa espantosa velocidade de crescimento se deve a uma mistura de diversas qualidades essenciais de todo empreendedor que deseja ter sucesso no mundo dos negócios. Só para se ter uma ideia, a Ambev já é considerada a quarta maior cervejaria do mundo, mesmo com apenas 21 anos de fundação.

Em 2017, a Ambev lançou um importante projeto social (Águas AMA), em que todo o lucro das vendas dessa marca de água mineral, seja em supermercados, bares ou restaurantes, é revertido para diversas regiões carentes em Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

Os números impressionam até os mais céticos

Seja pelo agradável paladar ou pelo preço acessível, o fato é que os diversos produtos da Ambev conquistaram o Brasil, de norte a sul. Fique por dentro dos números dessa gigante e surpreenda-se com tamanho crescimento:

  • 35 mil colaboradores somente no Brasil e cerca de 50 mil em todo o mundo;
  • A Ambev mantém operações em 16 países, além do Brasil.
  • 100 centros de distribuição;
  • Detentora do mais moderno centro de inovação cervejeira do planeta;
  • 6 centros de excelência;
  • Lucro de 11,37 bilhões de reais (2018);
  • Valor de mercado de 286,57 bilhões de reais (2017);
  • Possui um dos processos seletivos mais disputados do Brasil para o cargo de trainee, com cerca de 3 mil candidatos por vaga;
  • Aproximadamente 50 marcas de cervejas são fabricadas pela Ambev;
  • 10 marcas diferentes de refrigerantes são produzidas;
  • Isotônicos, água mineral e até chás gelados também fazem parte do portfólio dessa moderna empresa.

Uma excelente gestão administrativa é a grande responsável por transformar a Ambev nesse império que se tornou hoje. Pelo visto, ainda existem muitos anos de sucesso para essa “jovem” empresa.  Inspiração agora não vai faltar mais para você, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK