Quem foi Dave Elman e o que você pode aprender com ele?

13/05/2021 às 19:11 Hipnose

Quem foi Dave Elman e o que você pode aprender com ele?

Muito se fala da hipnose e de seus benefícios, mas você conhece os fundadores dessa ferramenta tão poderosa?

Um dos grandes pais da hipnose é Dave Elman, um estudioso da hipnose que todo hipnólogo deve conhecer!

Dave Elman

Considerado o pai da hipnose, Dave Elman foi um notável radialista, comediante e compositor que nasceu em North Dakota, Estados Unidos, e viveu entre 1900 e 1967. Sua história foi marcada pelo diagnóstico de câncer do pai quando criança, o qual fez um tratamento com, na época, um profissional denominado hipnotizador, a partir do qual seu pai conseguiu ter sua dor aliviada, para uma despedida com o filho.

Talvez essa tenha sido a experiência que marcou tanto Dave Elman e deu vida ao seu interesse como pesquisador da hipnose, bem como na crença de seu potencial para o desenvolvimento pessoal. Nunca saiu de sua mente que foi um hipnotizador de palco que conseguiu aliviar a dor de seu pai, mesmo quando a medicina dizia que nada mais poderia ser feito.

Para Elman, a hipnose é um estado mental no qual a faculdade crítica do indivíduo é contornada e pode-se estabelecer o pensamento seletivo. Utilizando isso, o hipnólogo pode conseguir que o hipnotizado foque em um determinado elemento com o qual precisa entrar em contato para o processo terapêutico ser efetivo.

Por ser um radialista, as contribuições de Dave Elman para o tom de voz utilizado durante o transe hipnótico são fundamentais, já que dependendo do tipo de comando dado, o cliente pode ou não chegar ao resultado pretendido pela indução.

História e performance

Dave Elman trabalhou como hipnotizador de palco. Afirmava ser um dos mais novos e mais rápidos hipnólogos de seu tempo, pois aos 12 anos chegou a desenvolver um método que seria capaz de colocar a pessoa em transe hipnótico em menos de 3 minutos. Chegou a se tornar escritor, diretor e produtor de programas de rádio com sucesso, bem como a lecionar na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Foi por volta dos 49 anos que Dave Elman decidiu se tornar uma referência da hipnose e passou a pesquisar a literatura disponível para ensinar profissionais da saúde através de seu curso em Hipnose Clínica. Essa troca com profissionais médicos e dentistas para os quais ensinava o método da hipnose foi muito enriquecedora, já que seus alunos buscavam aplicações da hipnose para resolver questões que nem mesmo a medicina estava sendo capaz de resolver.

Elman ministrou seu curso por vários anos e chegou a se tornar o professor de hipnose mais conhecido e bem sucedido da América, ensinando a hipnose a mais de 10 mil médicos em aplicações como parto sem dor e sofrimento, cirurgias cardíacas sem anestésicos, entre outros.

Dave Elman acreditava que a hipnose poderia tratar em minutos, problemas de anos sem solução. Seus métodos para aliviar dores crônicas rapidamente fez uma grande diferença nos pacientes com câncer que atendeu.

Curiosidades

Uma curiosidade sobre o hipnólogo é que ele, na realidade, se chamava Dave Kopelman (ou pelo menos era conhecido assim antes de ser conhecido como Dave Elman). Ele tocava saxofone e também fazia shows e apresentações de comédia e teatro.

Elman também era um famoso radialista e ficou conhecido por seu programa de rádio Hobby Lobby, o qual não tinha a ver com hipnose. Foi muito criativo e trabalhou como compositor como saxofonista de Jazz.

Suas apresentações para instituições de caridade nem sempre eram divulgados, embora alguns médicos o tenham encontrado a partir desses encontros.

Sugestões

De acordo com a visão de Dave Elman sobre a hipnoterapia, o indivíduo somente será afetado por uma sugestão se ele assim o permitir. Nesse caso, o consentimento do cliente é imprescindível para o processo da hipnose, o qual será interrompido ou mesmo não surtirá efeitos sem a permissão do hipnotizado. A sugestão surtirá efeito se o indivíduo estiver disposto a cooperar. No entanto, é bom ficar claro que durante o processo de hipnose, o cliente estará no controle de suas faculdades auditivas, visuais e cinestésicas. A única parte de suas faculdades que não estará sob o controle pelo cliente será sua faculdade crítica, a qual é passível de ser contornada pelo hipnólogo com uma sugestão emocional, fazendo com que o cliente aceite cooperar, o que não faria em condições normais.

O destaque de Dave Elman foi conseguir ajudar médicos a aplicarem a hipnose em seus consultórios.

Requisitos

Além da faculdade crítica, Dave Elman julgou como requisitos para a hipnose o consentimento do indivíduo, a comunicação entre hipnólogo e hipnotizado, a liberdade do medo ou da relutância para encarar suas questões e a confiança no hipnólogo.

Indução de Dave Elman

A indução de Dave Elman é uma das mais eficazes e completas induções fisiológicas na hipnose. Sua eficácia é grande na maioria dos casos, mas se o cliente não conseguir entrar em transe dessa forma, existem alternativas.

Na época de Dave Elman, a auto hipnose era muito utilizada, dessa forma, as sugestões se davam a partir da fisiologia natural do indivíduo a ser hipnotizado.

A partir da auto-hipnose é possível aplicar a indução de Dave Elman de algumas formas:

1. Olhos grudados: leva-se o indivíduo a fechar os olhos, dar sugestões de relaxamento profundo cada vez mais, e falar para o cliente hipnotizado que sinta como se seus olhos estivesse grudados, colados. Dessa forma, o cliente não consegue abrir os olhos mesmo que tente.

2. Relaxamento: a indução de Dave Elman consiste em pedir para que o cliente relaxe cada vez mais, que sinta o relaxamento de todos os seus músculos, até mesmo na região que se pretende “controlar”;

3. Fracionamento: consiste em dar o comando para que o cliente entre e saia do transe, cada vez mais aprofundado.

4. Teste do pulso: consiste em verificar como está o tônus muscular do cliente, sempre avisando antes que tocará em seu pulso. Você pode reforçar o relaxamento e o aprofundamento do cliente, enquanto levanta seu pulso para verificar esse nível de aprofundamento, e pode verificar que o cliente está totalmente sem tônus muscular, completamente relaxado.

5. Amnésia e números e palavras: aqui, pede-se para além de relaxar o corpo, relaxar também a mente e fazer uma contagem regressiva a partir de 100. Enquanto o cliente faz isso, dê o comando para que ele vá esquecendo os números, e antes mesmo que o indivíduo comece a descer sua contagem, já não consegue expressar os números.

E aí, gostou da história de Dave Elman?

Se você tem interesse em aprender hipnose, agora pode fazer isso sem sair de casa!

Você, terapeuta e hipnólogo, busca ferramentas para potencializar os resultados de seus clientes e gerar ainda mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor?

Aprenda hipnose clínica de verdade sem sair do conforto da sua casa. No Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) você irá mergulhar no fascinante universo da Hipnose Clínica com curso de hipnose online e descobrir uma técnica verdadeiramente eficaz que irá permitir à você acessar os níveis mais profundos da mente humana.

E não se preocupe. Se você não sabe nada sobre hipnose, estamos aqui para ensiná-lo do zero através de uma didática clara e objetiva para que você tenha máximo aproveitamento estudando online por meio de um conteúdo consistente, objetivo e atualizado e um material didático completo e exclusivo pensado para facilitar o seu aprendizado!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK