Não está conseguindo alcançar seus objetivos? Leia este conteúdo!

15/08/2021 às 23:19 PNL

Não está conseguindo alcançar seus objetivos? Leia este conteúdo!

Todos nós sonhamos com alguma coisa que queremos muito. Mas não podemos apenas ficar no campo do pensamento, precisamos executar tarefas e agir para concretizar e alcançar objetivos. 

Para isso, é necessário, antes de tudo, estabelecer quais objetivos desejamos alcançar, para que assim tracemos metas a serem atingidas e que vão nos deixar mais próximos da concretização de nossos sonhos. 

Entretanto, é preciso que antes de apresentar a você a poderosa ferramenta da PNL para alcançar objetivos, você entenda a diferença entre metas e objetivos. Para isso, vamos utilizar um exemplo bastante simples e comum.

Metas vs. Objetivos: um exemplo prático

Suponhamos que o seu objetivo, por exemplo, é o emagrecimento. Do momento em que você quer emagrecer, você tem o seu peso atual e o peso no qual você quer chegar. Cada marco do seu processo, entre o ponto de inicio (peso atual) e o ponto de chegada (peso desejado), são definidos como as suas metas. 

Então se, por exemplo, você estipulou que o seu objetivo deve ser alcançado em 1 ano, você pode dividir o total em 12 meses. Desta forma, você estipula metas mensais para alcançar o seu objetivo maior: emagrecer!

E, logicamente, se você consegue bater as suas metas mensais, ao final dos 12 meses você terá alcançado o resultado desejado.

Mas porque devemos fracionar nosso objetivo em metas, sejam elas mensais, semanais ou diárias? Pois assim, nós ativamos um sistema de recompensa. Ou seja, se você conseguiu cumprir a sua meta de emagrecer 1 quilo no primeiro mês você pode criar uma recompensa para você. 

E porque isso é importante? Porque a dopamina - neurotransmissor que provoca a sensação de prazer- está relacionada diretamente ao ganho. Ou seja, é ele que nos motiva a seguir em frente. E quando dividimos grandes objetivos em pequenas metas, a nossa mente entende que o processo é muito mais fácil e, logicamente, a nossa mente tende a parar de nos sabotar!

Ferramenta da PNL para alcançar objetivos:

O estado presente e o estado desejado

Qual o seu estado presente, ou seja, onde você está hoje? Entre o seu objetivo e a sua situação atual, onde você se encontra?

Por exemplo: se você quer emagrecer 20 quilos - um objetivo pessoal bem grande - você já começou? Quantos quilos você já emagreceu? Se você não começou, com quantos quilos você se encontra hoje?

Respondido essas perguntas, reflita: qual o seu estado desejado? O que você deseja, efetivamente, alcançar?

E mais do que isso, é importante que você se pergunte e responda verdadeiramente se aquilo que você quer alcançar é realmente possível, se aquilo vai ser bom para você e se o objetivo proposto é grande demais ou pequeno demais. 

O objetivo pode ser identificado e mantido por você? Você consegue criar uma jornada para alcançar esse objetivo? 

Muitas pessoas têm o sonho de ganhar na loteria. Mas esse sonho é controlado pela pessoa? Não, de forma alguma. Você não escolhe se vai ganhar ou não na loteria, mas você escolhe se pode trabalhar para alcançar o seu objetivo da independência financeira.

Como você sabe que alcançou o estado desejado?

Afinal de contas, como você sabe que alcançou o seu objetivo? Faça-se três perguntas:

  • O objetivo é testável, ou seja, você consegue testar e saber se alcançou realmente o seu objetivo?

  • Ele é perceptível sensorialmente? Ou seja, você vê-lo ou tocá-lo?

  • O objetivo pode ser identificado e mantido por você?

Em que contexto você quer o objetivo?

Nesta etapa para alcançar objetivos, é hora de definir os seguintes contextos: onde, quando e quem. Ou seja, quem pode te ajudar a alcançar o objetivo? onde você irá delimitar seu objetivo? Quando isso vai acontecer? É um objetivo de um mês, de um ano? 

Como o objetivo afetará sua vida?

Ao se perguntar como o objetivo que você tem em mente irá afetar a sua vida, você precisa entender o que será somado, o que será mantido e o que pode ser subtraído. Afinal, existem objetivos como o emagrecimento, por exemplo, onde devemos retirar coisas que nos fazem mal e acrescentar hábitos que serão favoráveis a nossa jornada.

O que o impede de já ter alcançado seu objetivo?

De forma consciente ou inconsciente, todos sabemos porquê não conseguimos alcançar nossos objetivos. E quando aceitamos o nosso “porquê”, entendemos mais um ponto fundamental para que o objetivo possa ser alcançado. 

Quais recursos internos e externos você possui ou necessita? 

Que recursos internos e externos você precisa para conseguir alcançar seu objetivo? Quanto entendemos aquilo que temos e aquilo que falta para nós, somos capazes de agir e entender se o objetivo é plausível ou não. 

Por exemplo: se você deseja fazer lives sobre nutrição para emagrecimento - a sua área de atuação - concorda que você já tem o recurso interno, que é a sabedoria no assunto? Mas talvez falte a você os recursos externos, ou seja, uma boa câmera, um bom microfone e um espaço com boa iluminação.

Como você vai chegar lá?

Nesta etapa da ferramenta da Programação Neurolinguística, vamos falar mais especificamente sobre as metas. Ou seja, como você vai chegar ao seu objetivo? Qual percurso você irá tomar para alcançar o que deseja? 

Quando você tem um objetivo maior, você consegue fracioná-lo em metas grande mensais, metas menores semanais ou até mesmo diárias. 

Qual o seu primeiro passo?

A sua jornada é algo que você pode começar logo após a leitura deste artigo ou que você pode começar amanhã ao acordar? Ou é algo que só poderá ser iniciado daqui a um mês? Nesta etapa, cuidado com a procrastinação! Não espere chegar segunda-feira se você pode começar hoje mesmo.

Ponte ao futuro

Ponte ao futuro é um ensaio mental onde nós nos visualizamos com aquele objetivo já atingido. E neste momento, você será capaz de entender se tudo aquilo com o qual você sonhou, é realmente o que você queria ou se, por acaso, não era o que você esperava. 

Acompanhamento e verificações ao longo do processo

O que é, efetivamente, esta etapa? Se você fatiou seu objetivo maior em metas menores de 10% ao mês, por exemplo, você precisa acompanhar os seus resultados. Você realmente está fazendo o que propôs a si mesmo? Seja sincero!

Gostou desta ferramenta incrível da PNL? Então conheça a Formação em PNL do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK