Muito além do transe hipnótico. Conheça outros tipos de transe possíveis.

01/11/2021 às 20:47 Hipnose

Muito além do transe hipnótico. Conheça outros tipos de transe possíveis.

Quando falamos em Hipnose, os mais leigos no assunto pode imaginar um tipo de prática bastante usada em shows de entretenimento, onde a pessoa hipnotizada fica a mercê dos comandos mais absurdos do hipnólogo. Mas na realidade, a hipnose vai muito além disso e já comprovou ser uma ferramenta poderosa no tratamento de diversos transtornos e bastante ampla no que toca diferentes tipos de transe.

Quer submergir nas profundezas deste incrível universo e conhecer a hipnose além dos palcos? Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) trazemos informações de grande relevância para que você compreenda o transe sob uma nova e mais ampla perspectiva. 

Vamos lá!

O que é o transe?

O transe trata-se de um estado alterado de consciência onde a pessoa submetida ao processo é conduzida de forma a manter o foco nas memórias que deseja revisitar. Neste contexto, ela deixa de se atentar a detalhes do ambiente ao seu redor, como a roupa que está vestindo, por exemplo, para se concentrar em lembranças “engavetadas” em seu inconsciente. 

Diferente do que vemos em filmes e programas de televisão, no transe o individuo não fica completamente dominado e sem a possibilidade de tomar decisões por conta própria. A entrega do cliente no processo é um elemento indispensável para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. Assim, para se chegar ao transe é essencial um trabalho colaborativo entre hipnólogo e cliente. 

Os tipos de transe 

Desmistificado o transe, vamos compartilhar com você leitor alguns tipos de transe existentes e suas principais diferenças. Confira:

Transe conversacional 

Como o próprio nome já nos leva a entender, o transe conversacional é um estado de atenção no qual o cliente continua se comunicando com o hipnoterapeuta. Assim, enquanto uma parte de sua mente está relaxada e focada na busca por memórias inconscientes, a outra parte está em alerta respondendo aos estímulos externos. 

Portanto, consiste basicamente numa conversa focada, algo que também é muito utilizado no processo de coaching, para desenvolver soluções novas e criativas às questões a serem trabalhadas. 

Transe hipnótico

Alto estágio de concentração, o transe hipnótico é um dos tipos de transe mais conhecidos. Mas o que este tipo de transe? É simplesmente o ato de se concentrar em algo com uma intensidade maior do que estamos acostumados. 

Consiste num processo natural que pode ocorrer espontaneamente quando estamos envolvidos num pensamento ou atividade, e que pode ser aprimorada pelo próprio individuo, num processo que chamamos auto hipnose. A diferença é que na hipnose há um profissional guiando o processo de transe, para que o cliente aproveite este momento para buscar respostas em sua mente.

Os benefícios do transe

O individuo que se permite passar por um processo de transe, seja ele qual for, se beneficia desta experiência de diferentes maneiras. Dentre os benefícios, estão:

Autoconhecimento

Muito do que somos — comportamentos, atitudes e pensamentos — estão guardados nas profundezas do nosso inconsciente. E para que tenhamos acesso a estes dados e passemos por um processo de autoconhecimento o transe pode ser fundamental. 

Inteligência emocional 

O autoconhecimento promovido pelo transe, consequentemente, leva ao desenvolvimento da inteligência emocional, que nada mais é que a capacidade de controlar as emoções. Isso porque, ao entrar em contato com nossos sentimentos mais profundos, conseguimos entender a razão de sua existência e, desta forma, podemos  aprender a controlá-los e utilizá-los a nosso favor.

Mudança de hábitos e comportamentos indesejados

Através do acesso ao inconsciente é possível identificar e alterar mudanças de hábitos e comportamentos indesejados que nos fazem mal. Isso graças ao estado de transe que permite que cheguemos a origem de nossas atitudes. Ao levar estas informações ao consciente, o individuo saberá como deve proceder para mudar aquilo que deseja.

Melhora do sono

Após passar por uma experiência de transe, o individuo experimenta uma sensação de intenso relaxamento corporal e mental, que o ajuda a ter noites de sono mais tranquilas e verdadeiramente revitalizantes. Com isso também melhora-se o bem-estar e a saúde de modo geral. 

Ficou curioso para saber mais sobre hipnose e como acontece o processo de transe? Conheça o curso de hipnose do IBND e descubra as transformações maravilhosas que esta ferramenta pode proporcionar a sua vida a partir de uma metodologia de desenvolvimento das potencialidades humanas. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK