Mudar a forma como experimentamos a realidade é mais útil do que mudar o conteúdo da experiência.

01/02/2021 às 21:15 PNL

Mudar a forma como experimentamos a realidade é mais útil do que mudar o conteúdo da experiência.

Premissas da PNL

São os pressupostos que foram sistematizados como fruto do estudo da estrutura, da observação e da modelagem da excelência humana, segue abaixo nossa explicação detalhada a cada premissa da PNL.

Por mais que se queira, há circunstâncias na vida que não podemos mudar, e saber lidar com isso, extraindo aprendizados é sinal de resiliência e faz total diferença em nosso processo de
evolução.


Sabemos que muitas coisas na vida saem completamente do nosso controle. Na verdade, são poucas as situações que nós realmente podemos controlar. Você provavelmente já enfrentou alguma situação em que não podia fazer nada para alterar o que aconteceu e teve que achar uma forma de aceitar e lidar com isso, não é mesmo?


A Pandemia do novo coronavírus é um exemplo recente disso que afetou a sociedade em uma escala global. Diante desse novo vírus, tivemos que nos adaptar, mudar nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas e pensar em novos caminhos para continuar vivendo. A economia se abalou e as empresas de diversos setores tiveram que se reinventar para continuarem existindo.


Graças a essa capacidade natural do ser humano de se adaptar a novos contextos e situações é que a raça humana foi evoluindo e criando tantas coisas incríveis que temos hoje. É como um mecanismo automático. Todas as vezes que nos vemos em momentos de grande crise, seja no âmbito pessoal, individual ou na sociedade como um todo, algo dentro de nós se desperta para gerarmos novas atitudes e comportamentos, atualizando nossos padrões.


A PNL na busca por atitudes e padrões de comportamento que façam com que a excelência humana seja desenvolvida, sempre nos convida a mudar a nossa forma de lidar com as circunstâncias, pois a maneira como passamos por um desafio determina quais resultados seremos capazes de gerar.


Afinal, por que é mais útil mudar a forma como experimentamos a realidade?


A resposta para essa pergunta pode ser óbvia para algumas pessoas, mas pode não estar tão visível para outras. O ponto principal aqui é a percepção que cada um de nós tem sobre a realidade que está experimentando. Dependendo da maneira como interpretamos um acontecimento, rotulando como algo positivo ou negativo, isso influenciará diretamente em nossos comportamentos e ações em relação ao que estamos vivendo.


Você já ouviu dizer que pessoas otimistas enxergam oportunidades nas crises? Pois é, essas pessoas mais otimistas costumam ter uma visão mais positiva sobre as coisas, ajustando o foco para identificar benefícios nas diversas situações da vida.


São essas pessoas que conseguem empreender e ter excelentes resultados, enquanto a maioria das pessoas continua reclamando da crise e da escassez de recursos. Durante a pandemia, muitas empresas fecharam, pessoas perderam seus empregos, mas  também surgiram novas modalidades de empreendimentos. Muitas pessoas conseguira emprego ou criaram novas oportunidades a partir da crise.


Se você parar para ler a biografia de grandes empreendedores ou outras personalidades que inspiraram e mudaram a sociedade, vai perceber que todos eles passaram por experiências
bem dolorosas e desafiadoras, mas escolheram de algum modo lidar com esses desafios de forma diferenciada, mantendo o foco e a motivação para criar novos caminhos e chegar aos
resultados que almejavam.

Raramente conseguiremos controlar as atitudes das pessoas, as ações dos governos ou a economia do país, mas sempre poderemos cuidar dos nossos pensamentos e sentimentos com
relação à realidade que experimentamos e com certeza isso nos trará bons frutos. Uma percepção bem ajustada e focada no positivo eleva nosso desempenho, porque nos coloca em estados emocionais mais ricos em recursos.

A PNL nos ensina que todos nós temos internamente os recursos de que necessitamos para viver de maneira mais plena, porém esses recursos, que em alguns momentos podem ser entendidos como habilidades diversas, só ficam disponíveis para serem utilizados se estivermos em um estado emocional propício.

 

Já percebeu o quanto você é capaz de criar ou produzir quando está em um estado emocional de maior motivação?


Em contrapartida, já notou o quanto é difícil dar o seu melhor quando está se sentindo triste, cansado ou desanimado? É por isso que uma pessoa mais pessimista raramente consegue se
destacar ou alcançar grandes realizações na vida, pois a forma como ela experimenta a vida gera estados emocionais muito negativos que impedem essa pessoa de fluir e colocar o seu
potencial pleno em ação.


Como mudar a forma de lidar com as situações da vida?


Invista em autoconhecimento:

O autoconhecimento é a chave para que você entenda seus limites e seu potencial, além de contribuir para melhorar a sua percepção sobre a vida. Sabendo quem você realmente é, será possível aprender como lidar melhor com os desafios que surgem. Alguns conhecimentos auxiliam nessa busca pelo autoconhecimento, e a PNL é uma ferramenta muito poderosa para essa finalidade, pois nos ajuda a compreender nossas programações mentais, nossas crenças limitantes, e nos ensina caminhos para mudar aquilo que está nos limitando.


Busque sempre algum aprendizado nas situações da vida:

Por mais dolorosa que uma circunstância possa ser, de algum modo ela pode contribuir para o seu crescimento pessoal. Para extrair o melhor aprendizado de todas as coisas que acontecem, sempre se pergunte: O que posso aprender com isso? Como posso melhorar? Dessa forma, você muda o foco para algo mais positivo, melhora seus estados emocionais e se torna mais consciente no seu processo de evolução.


Concentre sua energia naquilo que depende de você:

Quando nos concentramos em coisas que não estão em nosso controle, nos desgastamos e não saímos do lugar. Por isso, comece sempre pela parte que cabe a você resolver e deixe que as outras pessoas façam a parte delas. Cuidar da forma como você pensa e se sente sobre determinada situação é focar naquilo que depende de você; é a essência dessa premissa sobre a qual falamos nesse artigo e é uma forma inteligente de usar a sua energia em algo realmente útil que te colocará mais perto dos resultados que você tem buscado.

Seguindo essas dicas, você poderá colocar em prática essa premissa da PNL, melhorando seus resultados e mudando a sua percepção para enfrentar os desafios da vida de uma maneira
muito mais eficiente.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK