Quer empreender no ramo da tecnologia? Conheça a história do aplicativo GuiaBolso

24/12/2020 às 17:26 PNL

Quer empreender no ramo da tecnologia? Conheça a história do aplicativo GuiaBolso

Com os constantes avanços tecnológicos, os aplicativos se tornaram uma verdadeira febre de alguns anos para cá. E não é para menos: eles facilitam bastante a nossa vida em todos os aspectos. Muitos são gratuitos, simples e práticos de se utilizar. Basta instalar no celular e pronto!

Se você tem vontade de empreender na área da tecnologia, leia todo esse post que conta a história de um dos aplicativos de finanças pioneiros no Brasil: o GuiaBolso. Aproveite a leitura e tenha mais inspiração para encarar esse desafio.

Desafios logo no início do projeto

A ideia inicial do GuiaBolso começou em 2012, com os sócios fundadores Thiago Alvarez e Benjamim Gleason. Apesar de serem ávidos por tecnologia, tiveram que investir o dinheiro próprio na ideia de lançar um moderno aplicativo de gestão financeira, já que conseguir investidores na época não foi nada fácil.

O dinheiro levantado pelos dois sócios levou a contratação de uma pequena equipe de desenvolvedores para dar vida ao GuiaBolso. Toda essa difícil missão levou quase dois anos para ser concluída. Diversos desafios tiveram que ser vencidos mas, graças a extrema competência de todo o grupo, a ideia acabou dando certo, apesar de todo o estresse diário

O principal obstáculo a ser vencido foi conseguir convencer o público em geral, que ainda era refém dos grandes bancos, de que o app GuiaBolso era uma opção mais inteligente e viável, quando o assunto era gestão de finanças pessoais.

Incertezas e primeiros investimentos

Mesmo diante das inúmeras incertezas que rondaram a empresa nos primeiros anos de atividade, já que o conceito de startup ainda era relativamente desconhecido e não passava muita credibilidade, Gleason e Alvarez, depois de muito trabalho e foco, conseguiram atrair dois bons investidores.

A grande questão é que os sócios transmitiram tanta confiança para seus investidores, que eles resolveram abraçar a ideia, que acabou dando muito certo. Gleason e Alvarez fizeram questão de mostrar que tinham uma equipe competente e estavam munidos de tecnologia de ponta. Esse foi o estopim para tudo dar certo.

Como os investidores tiveram a certeza de que o GuiaBolso se mostrou uma moderna tecnologia de conexão bancária e de extrema eficiência, os investimentos foram inevitáveis. Sendo assim, o sucesso era só questão de tempo para os criadores desse app.

Primeiros clientes

Foi um desafio e tanto para esses empreendedores, que tiveram que trabalhar muito. Em 2014, logo depois do lançamento do GuiaBolso, Alvarez e Gleason entraram em contato com os bancos tradicionais já conhecidos para mostrar todas as vantagens do aplicativo em questão, com o objetivo de fechar parcerias. Mas não foi nada fácil.

Com toda a persistência possível para o sonho não ir pelo ralo, os dois sócios mostraram os modernos recursos exclusivos que o app oferecia para os clientes das instituições financeiras.  E após exaustivas negociações, o Banco Votorantim aderiu à novidade em 2017. No ano seguinte, foi a vez do CBSS aderir aos serviços do GuiaBolso.

O lançamento do GuiaBolso acabou trazendo para a startup que o lançou, uma excelente vantagem competitiva nesse mercado de tecnologia. Além de possíveis novas regulamentações, o conceito de open banking ficou mais difundido do que nunca na sociedade.

Modelo de negócio interessante para os clientes

Com o passar do tempo e a consolidação no mercado, o GuiaBolso acabou se mostrando um modelo de negócio bastante interessante.

Pelo fato da plataforma comparar diversos serviços bancários, o preço para o cliente final pode reduzir em até 80%. Por isso, o app é um sucesso em número de downloads em todo o Brasil.

Os criadores do GuiaBolso, que tinham uma grande inteligência financeira, acreditavam que o setor precisava de uma espécie de transformação digital, para que as pessoas tivessem acesso à livre escolha dos serviços bancários que mais interessarem. Para eles, os clientes não devem ficar à mercê dos grandes bancos e devem ter opções.

A intenção de Gleason e Alvarez é aumentar aos poucos a gama de produtos oferecidos pelo GuiaBolso. Com a consolidação cada vez mais acentuada e a grande aceitação de um público que faz questão de ter controle das finanças pessoais, esse moderno app se tornou referência quando o assunto é saúde financeira.

Futuro do GuiaBolso

Com mais de 10 milhões de downloads em apenas 6 anos de existência, os sócios do GuiaBolso acreditam que a concorrência será bem mais acirrada, já que outros modelos de negócios também já estão aderindo a essa mesma ideia. E na área da tecnologia, é preciso sempre inovar para sobreviver.

Alvarez acredita que, com bastante trabalho e inovação, não existe a possibilidade do GuiaBolso sucumbir para a concorrência, pois ainda existe um vasto mercado que precisa ser explorado. Mas é sempre preciso estar bem antenado nas principais tendências da área.

O fato é que toda empresa que está presente no mercado hoje, independentemente do segmento de atuação, precisa se reinventar, de uma forma ou de outra. Oferecer algo inovador e que seja interessante para o público, pode até não ser fácil, mas é necessário.

Esperamos que essa história sirva de inspiração na hora de você empreender em uma área que é bastante promissora, mas ao mesmo tempo, possui inúmeros desafios. Boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

https://ads.ibnd.com.br/banner.html

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK