Liderança: entenda este conceito sob o ponto de vista de Robert Dilts

16/09/2021 às 21:00 PNL

Liderança: entenda este conceito sob o ponto de vista de Robert Dilts

Um dos maiores desafios de ser líder, é ser líder de si mesmo em primeiro lugar. Robert Dilts, autor da PNL esclarece sobre o assunto, vem ver!

O que é liderança para Robert Dilts?

Robert Dilts vem trabalhando no desenvolvimento da PNL desde 1975 em conjunto com John Grinder e Richard Bandler. Segundo o autor, a liderança é uma das mais importantes habilidades requeridas para mudar o mundo e construir o mundo em que se quer viver. Em seu sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a habilidade de influenciar os outros em direção da completude de algum objetivo. Assim, um líder orienta um colaborador ou um grupo de organizadores até atingir metas. No contexto das empresas e organizações, a palavra liderança é frequentemente contrastada com a "gestão", a qual significa "fazer as coisas através de outras pessoas". Já a liderança, em comparação, é definida como "motivar os outros a fazerem coisas", assim, a liderança está intrinsecamente ligada à motivação e à influência de outros.

Perspectivas para a liderança efetiva

Existem três diferentes perspectivas para a liderança:

1. Meta-liderança: cria um movimento dentro de uma direção mais ampla, tais como movimentos de direitos humanos e revolução computacional, ou seja, funciona a partir da visão do líder acerca do ambiente.

2. Macro-liderança: aqui o papel do líder é buscar o sucesso da organização por dois meios, primeiro encontrar caminhos e o segundo construir uma cultura que leve os liderados a aderirem ao propósito da organização. Aqui pode-se considerar o papel do líder dentro da estrutura organizacional e em respeito à cultura na qual ele participa, de modo a definir e buscar os caminhos necessários para atingir o objetivo.

3. Micro-liderança: tem foco na escolha do estilo de liderança para criar uma atmosfera de trabalho eficiente e obter a cooperação dos liderados para concluir a tarefa.

Criar um mundo no qual todas as pessoas queiram pertencer envolve uma mistura destes três tipos de liderança.

Visão do líder

A liderança efetiva envolve considerar a saúde e a ecologia de um sistema maior do qual o líder faz parte; manejar o equilíbrio entre as relações e as tarefas visando atingir metas organizacionais dentro de um sistema amplo; manejar tarefas e projetos através de um planejamento efetivo e ajustando seu estilo de liderança.

Habilidades e características do líder

Dentre as habilidades e características para ser um líder, existem características pessoais, interpessoais, comportamentais e cooperacionais envolvidos. Veja os diferentes níveis de habilidades para um líder:

  • Habilidades pessoais: têm a ver com como o líder conduz a si mesmo em uma situação particular, o modo como escolhe o estado, a atitude, o foco apropriados para enfrentar a situação. De certa forma, é a capacidade de liderar a si mesmo em primeiro lugar.
  • Habilidades interpessoais: são as habilidades utilizadas para compreender, motivar e comunicar-se com outras pessoas. O resultado dessa habilidade pode permitir o melhor estabelecimento de rapport para guiar a pessoa a reconhecer os problemas, os recursos e os objetivos.
  • Habilidades de pensamento estratégico: são habilidades necessárias para definir e atingir um determinado objetivo. Envolve a habilidade de identificar o desejado estado, avaliação desse estado e estabelecer o caminho apropriado para a transição de estados requeridos para atingir o objetivo.
  • Habilidades de pensamento sistêmico: são utilizadas pelo líder para identificar e compreender o problema no espaço em que o líder e demais colaboradores estão operando, sendo a raiz da solução de problemas e da habilidade de criar equipes funcionais.

O exemplo do líder

Um dos aspectos mais importantes da liderança é a congruência entre a mensagem e o mensageiro. Na prática, um bom líder é aquele que é capaz de alinhar suas capacidades, crenças, valores, senso de identidade e missão ao que faz. O senso de missão ou propósito evolui com o ciclo de desenvolvimento do líder, que pode atingir uma visão mais ampla do que faz até abranger uma perspectiva "espiritual" e também relacionar os sistemas organizacionais e familiares dos quais este é membro. Assim, o líder é o modelo que entende como utilizar suas habilidades e capacidades para reagir e orientar outros diante de diversas situações.

Pressupostos da PNL e liderança

A programação neurolinguística ou PNL é uma técnica que trabalha a parte consciente do cérebro, isto é, como se poderia treinar o cérebro humano ao ponto de realizar a mudança do lado inconsciente da mente, tornando-a mais harmoniosa e saudável psicologicamente, trazendo melhor qualidade de vida para os membros da equipe. Assim, o líder deve ter acesso a uma série de técnicas de PNL para investigar como melhor utilizar as relações humanas em sua equipe, modelando a maneira como as pessoas se comunicam, de forma a alcançar os objetivos da equipe e da instituição ou empresa em geral.

Eis alguns pressupostos da PNL que podem contribuir para uma liderança efetiva:

  • Saber que as experiências possuem uma estrutura;
  • Utilizar talentos da equipe para modelar o comportamento dos demais;
  • Integrar corpo e mente no mesmo sistema;
  • Despertar os recursos que a equipe já possui;
  • Desenvolver a comunicação constante, tanto verbal quanto não-verbal;
  • O feedback reflete a importância de observar como a comunicação foi feita;
  • Utilizar todo comportamento como intenção positiva;
  • Agir a partir das escolhas que as pessoas têm disponíveis para elas;
  • Aprender e ensinar com os erros;
  • Procurar preparar o campo para o aprendizado de maneira adequada, entre outros.

Sendo assim, a PNL pode contribuir significativamente para uma liderança consciente e com motivação para alcançar os resultados pessoais e profissionais dentro de um contexto mais amplo, levando em consideração a interação entre a mente, o corpo e as relações interpessoais.

E você, gostaria de se capacitar para promover capacitação e liderança efetiva? Busca promover relações mais saudáveis e crescimento nos ambientes empresariais e corporativos?

Venha para o IBND! Nós oferecemos soluções personalizadas para alavancar a sua carreira. Faça nosso curso de practitioner em pnl e veja os resultados em você hoje mesmo!

Referência:

DILTS, R. Visionary Leadership Skills: creating a world to which people want to belong. Editora Meta Publications. 1996.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK