O que é franchising?

25/09/2021 às 13:49 PNL

O que é franchising?

Algumas marcas acabam prosperando e dando tão certo, que a expansão dos negócios é algo praticamente inevitável. E diante do contexto do crescimento empresarial, um sistema que está cada vez mais em evidência no mercado vem à tona: o franchising. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que é franchising, bem como as principais vantagens e desvantagens dele. Chegou aquela hora mágica de apreciar mais uma cativante leitura aqui em nosso blog. 

O que é franchising? 

Trata-se de um modelo de negócio que pode ser bastante interessante para os pequenos empreendedores. É um sistema empresarial em que o dono de uma marca bastante conhecida no mercado, concede ao empreendedor o direito de abrir a sua empresa usando o mesmo nome. Dessa forma, franqueador (dono da franquia) e franqueado estabelecem uma espécie de parceria rentável.

O empreendedor que se torna um franqueado vai usar o nome de uma marca que já está consolidada no mercado e tem uma base de clientes que consomem os seus produtos regularmente. É bastante comum nos depararmos com o sistema de franquias no segmento alimentício. São milhares de franquias de marcas famosas que fazem parte desse bilionário setor. Agora que você sabe o que é franchising, que tal conhecer os prós e contras deste sistema?

Vantagens do sistema de franquias

Mesmo que você saiba o que é franchising, é preciso conhecer a fundo as principais vantagens e desvantagens deste modelo de negócio, para que a sua escolha seja assertiva. Bora lá conferir? 

Credibilidade no mercado

Essa talvez seja a maior vantagem do sistema de franquias. O franqueado vai trabalhar usando o nome de uma marca que já é bastante conhecida no mercado e tem uma alta credibilidade do seu público-alvo. E quando a confiança de uma marca consolidada é grande, as chances de se fazer bons negócios crescem exponencialmente, já que seus produtos ou serviços tem uma grande aceitação.

Apoio do dono da franquia

Mesmo que você saiba o que é franchising e queira fazer parte desse rentável modelo de negócio, vai receber todo o apoio do franqueador, que precisa zelar pela boa reputação da sua marca no mercado. Na maioria das vezes, o franqueado recebe treinamento e as devidas orientações do dono da franquia. E isso é fundamental, principalmente no início das atividades. Saiba como atingir o break even

Plano de negócio já elaborado

Quando começamos um negócio do zero, precisamos investir boa parte do nosso escasso tempo para elaborar um plano de negócio. Já no modelo de franquias, isso se torna desnecessário, pois o franqueado vai seguir o plano de negócio da marca parceira, que já está pronto. Além disso, o risco financeiro é bem menor, já que o plano de negócios foi testado antes. As estratégias do franqueado serão mais assertivas

Maior possibilidade de dar certo no mercado

Agora que você sabe o que é franchising e entendeu o conceito, a outra vantagem é que existe uma maior garantia do negócio do franqueado prosperar. Os seus produtos já foram testados e aprovados, o perfil dos seus clientes já é conhecido e as estratégias de vendas usadas pelo franqueador já estão consolidadas. E tudo isso se traduz em mais chances de uma loja franqueada dar certo. Afinal de contas, confiança é tudo no mercado. 

Menor custo com marketing

No sistema de franquias, todos os custos com marketing e propagandas são divididos entre todos os franqueados da marca, o que reduz consideravelmente os gastos do empreendedor com divulgação. Ou seja, você não precisa investir muita grana para divulgar a sua loja franqueada. Aliás, somente pelo fato dos consumidores escutarem o nome da marca na qual você se tornou um franqueado, já é uma propaganda e tanto. 

Melhor planejamento dos custos de instalação

Viu como saber o que é franchising é importante? Se você resolveu abrir uma franquia, também poderá se planejar melhor a respeito dos custos de instalação, já que existem algumas exigências do franqueado. O fato é que você poderá ter uma noção do quanto de dinheiro vai investir em sua franquia. Quando se abre um negócio independente, não é possível prever o valor total dos custos, o que pode extrapolar o orçamento inicial. É preciso ter amadurecimento para entender como funciona.

Desvantagens do sistema de franchising

Mas como nem tudo são flores no mundos dos negócios, conheça as desvantagens do modelo de franquia e veja se vale ou não a pena:

Flexibilidade limitada

No sistema de franquias, o franqueado recebe auditorias constantes do franqueador em sua loja e precisa cumprir uma série de obrigações. O objetivo, claro, é detectar possíveis falhas ou processos que não foram previamente autorizados pelo detentor da marca franqueadora. Na verdade, existe pouca ou nenhuma flexibilidade para inovação. Ou seja, toda a parte financeira e contábil é devidamente monitorada pelo franqueador.

Risco de falhas no sistema

Apesar de você já saber o que é franchising, precisa estar a par das suas desvantagens, certo? Caso seja escolhido um modelo de negócio que apresenta um sistema com falhas ou problemas constantes, os processos do dia a dia poderão acarretar em muita dor de cabeça para o franqueado. Os serviços e todo o suporte técnico que foram garantidos pelo franqueador podem ser ineficientes, contribuindo para a inviabilidade do negócio.  

Localização escolhida pelo franqueador

Mesmo que você tenha certeza sobre o que é franchising e já conhece tudo sobre esse assunto, sabia que a localização da sua loja franqueada é escolhida pelo dono da franquia? É verdade! Essa é uma das principais exigências para que você consiga entrar nesse modelo de negócio. A localização de uma loja que fará parte de uma rede de franquias deve obedecer algumas determinações previamente impostas pelo detentor da marca franqueada. 

Saber o que é franchising e conhecer os prós e contras,  é fundamental para o empreendedor que deseja adotar esse modelo de negócio prosperar. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK