Inteligência interpessoal: saiba mais sobre esse assunto

10/05/2021 às 20:17 PNL

Inteligência interpessoal: saiba mais sobre esse assunto

A inteligência humana é algo realmente fascinante. Fazendo bom uso dela, somos capazes de realizar coisas que jamais imaginaríamos. Você já ouviu falar em inteligência interpessoal? Te convidamos para ler todo esse post que vai te mostrar o que é isso, suas características e como você pode desenvolvê-la. Que tal aprender um pouco mais para começar ou terminar bem o seu dia? 

O que é inteligência interpessoal? 

Podemos dizer que é um tipo de inteligência que tem uma estreita relação com a capacidade de compreensão das emoções alheias e agir corretamente diante delas. Em outras palavras, a inteligência interpessoal faz menção às nossas habilidades sociais e de relacionamento com os outros, já que vivemos em sociedade. 

Algumas pessoas conseguem desenvolver melhor essa qualidade tão essencial nos dias de hoje. Um indivíduo com uma inteligência interpessoal  mais evidente, tem uma maior tendência a ser mais prestativo, humilde, positivo, ter uma maior capacidade de liderança, extrema empatia e possuir uma grande capacidade de identificar as qualidades dos outros, extraindo o melhor delas. 

 A inteligência interpessoal ainda permite um amplo entendimento das outras pessoas, no que diz respeito às emoções, motivações e necessidades. Além disso, a pessoa ainda consegue se interagir muito melhor com todos ao seu redor e ter mais resiliência. E isso pode deixar o convívio social mais harmônico e pacífico. 

Principais características da inteligência interpessoal

Conheça as características das pessoas que possuem esse tipo de inteligência e perceba o alto nível de importância que ela pode ter na vida de qualquer indivíduo que conseguir desenvolvê-la:  

  • Maior nível de empatia;

  • São bem mais extrovertidas;

  • Alto nível de compreensão das emoções e sentimentos alheios;

  • São simpáticas ao extremo;

  • Estão sempre abertas para conhecer novas pessoas;

  • Enorme facilidade de interação;

  • Grande carisma;

  • Andam sempre bem-humoradas;

  • Conquistam a confiança alheia rapidamente;

  • São excelentes comunicadoras; 

  • Habilidade de liderança;

  • Capacidade de influenciar pessoas; 

  • Possuem grande habilidade de resolver conflitos;

  • Sabem se relacionar com pessoas de todos os tipos;

  • São ótimas ouvintes;

  • Expressam suas intenções de maneira objetiva e clara. 

 Indivíduos que têm as características citadas acima conseguem superar os desafios da vida com mais facilidade, o que permite alcançar os objetivos com bastante êxito. 

Como posso desenvolver a inteligência interpessoal? 

Listamos as principais formas que podem te ajudar a desenvolver a sua inteligência interpessoal. Vamos a elas: 

Atividades de interação social podem ajudar

Opte por fazer atividades que promovam uma maior interação social. Por exemplo, você pode fazer aulas de dança, teatro, participar de grupos de estudos, terapias de grupo ou praticar esportes com outras pessoas. Ou seja, quanto mais você interagir com outros indivíduos, maior poderá ser a sua inteligência interpessoal. 

Procure se relacionar com todos os tipos de pessoas

Sabemos que isso pode ser um verdadeiro desafio. Mas você deve procurar se relacionar com pessoas de todos os tipos, ou seja, introvertidas e extrovertidas, arrogantes e humildes, carismáticas e chatas. Somente dessa forma você vai saber lidar com as diferenças pessoais e ter mais tolerância. 

Procure desenvolver o seu autoconhecimento

Procure ter a plena consciência de todos os seus pontos fortes e fracos. Se for possível, faça uma lista organizada com todos eles. Feito isso, pense em soluções que sejam viáveis para aperfeiçoar os pontos que precisam ser melhorados. A hipnose pode te ajudar a aumentar o seu autoconhecimento.

Saiba quais são seus valores, objetivos e prioridades

A nossa vida é cíclica, ou seja, com o passar do tempo é importante que você reveja as suas prioridades, valores e objetivos, pois eles também podem mudar, já que têm relação com as nossas necessidades. Mas caso não seja percebido a necessidade de estabelecer algum tipo de mudança, observe se sua vida não está em “câmera lenta”. 

Tente ter mais iniciativa de liderança

A inteligência interpessoal é uma habilidade bastante exigida no mercado de trabalho. Por isso, que tal começar a ter mais iniciativa de liderança no ambiente corporativo e até na vida familiar? Isso pode ser crucial no futuro, pois é uma qualidade essencial nos dias de hoje, principalmente no mundo dos negócios. 

Tenha mais empatia

Essa também é uma característica fundamental em nossa vida. Por isso, procure ter mais empatia com os outros, se colocando no lugar deles, tentando compreender suas emoções e sentimentos. Pode até não parecer, mas isso pode deixar a sua felicidade muito mais próxima. Pratique a empatia, sempre que puder! 

Escute mais, fale menos

Pratique a escuta ativa ao invés de só ficar falando aos quatro ventos o tempo inteiro. Quem escuta mais e fala menos, geralmente têm menos chances de cometer gafes e se torna uma pessoa mais observadora e sensata no dia a dia. Caso esteja em uma discussão, respeite a opinião alheia. Fale na medida certa, mas escute em dobro! 

Compartilhe conhecimentos sem arrogância 

Se você domina um determinado assunto, já pensou na possibilidade de compartilhar o que você sabe com o outro? O saber não ocupa espaço e você pode ajudar alguém com seus ensinamentos, seja na sua vida profissional ou pessoal. Por isso, compartilhe aquilo que você sabe, mas sem ofensas ou arrogância. 

Viu com a inteligência interpessoal pode ser essencial em nossa vida e na convivência com as outras pessoas? Pode até não ser fácil desenvolvê-la, mas é totalmente possível. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK