Hypnobirthing: Conheça os benefícios da hipnose na gravidez e no pós parto

27/05/2021 às 21:14 Hipnose

Hypnobirthing: Conheça os benefícios da hipnose na gravidez e no pós parto

Ter um filho é o sonho de muitas mulheres, e a gravidez é um momento extremamente especial. Mas apesar de todas as alegrias deste momento, a gestação também é um período delicado em contexto emocional. Desta forma, a hipnose na gravidez pode ajudar a lidar com os altos e baixos.

Indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como prática complementar, a hipnose tem sido cada vez mais buscada no Brasil como ferramenta à gestação, parto e pós parto. Com a hipnoterapia, acompanhada por um profissional especializado e experiente, é possível diminuir dores, lidar com enjôos e até mesmo controlar o peso.

Quer saber mais sobre a hipnose na gravidez e descobrir como ela pode ajudar as futuras mamães durante a fase de gestação e no pós parto? Continue lendo este artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) e descubra o poder desta ferramenta hipnótica!

Gravidez e hipnose: entenda a relação!

A gestação pode ser um período de grande tensão, preocupações e ansiedade para a mulher e, neste sentido, a hipnose na gravidez pode ser de grande ajuda.  Através da terapia com hipnose promove-se o relaxamento, trabalha-se a inteligência emocional e acontece o afastamento de pensamentos e sentimentos de cunho negativo.

Ademais, a hipnoterapia pode ajudar a mulher a adaptar-se melhor a sua nova realidade e a hábitos de vida mais saudáveis que trarão benefícios a ela e ao bebê em seu ventre, tais como disciplinar a alimentação, diminuir a insônia, trabalhar medos durante a gravidez, estimular a lactação, etc.

Quer conhecer com mais detalhes os principais benefícios da Hipnose na gravidez? Confira a seguir por que esta ferramenta tem se tornado tendência entre gestantes em todo o Brasil e no mundo!

Os benefícios da hypnobirthing. Você sabe quais são eles?

Antes de tudo, é importante lembrar que todo o período de gestação deve ser acompanhado de perto por um obstetra. E, portanto, a hipnose na gravidez deve ser um tratamento auxiliar em casos onde medicamentos podem ser evitados, tal como para diminuir a ansiedade.

Logo abaixo vamos explorar os benefícios desta ferramenta de tratamento alternativo. Acompanhe!

Diminui o enjôo

O enjôo costuma ser um dos sintomas mais presentes no primeiro trimestre da gravidez. Com uso da hipnose, entretanto, é totalmente possível trabalhar como a mente inconsciente de modo a diminuir e evitar as náuseas.  

Ajuda a evitar distúrbios do sono

Distúrbios do sono acometem a grande maioria das gestantes uma vez que a enorme desregulação hormonal a que estão expostas e o crescimento da barriga muitas vezes impedem boas e confortáveis noites de sono.

Através da hipnose na gravidez é possível devolver noites tranqüilas as futuras mamães. Afinal, a hipnoterapia buscar promover um maior relaxamento do corpo e da mente, tornando, desta forma, o sono da mulher grávida muito mais eficaz e revigorante.

Ajuda a controlar e equilibrar o peso

No período gestacional nenhuma mulher escapa de ganhar alguns quilos a mais visto que um novo ser está crescendo em seu corpo. Porém, algumas gestantes acabam ganhando mais peso do que o recomendado e este ganho excessivo pode ser perigoso para a mulher e para o bebê.

Obviamente, a hipnose não garante o emagrecimento de forma direta. Toda via, esta terapia pode auxiliar de maneira indireta, através do controle da ansiedade, do apetite e da compulsão alimentar. Desta forma, o hipnoterapeuta pode modificar os hábitos alimentares da mulher grávida através de sugestões hipnóticas.

É eficaz contra as dores da gestação e do parto

É comum que as mulheres durante a gestação sintam algumas dores que podem ser imediatas e pontuais ou dores que perduram por um longo tempo. E uma das formas mais eficazes de combatê-las pode ser através da hipnose na gravidez, tendo em vista que nesse período a mulher deve evitar medicamentos que possam afetar ao bebê em desenvolvimento.

Por meio da hipnose é possível reduzir, controlar e acabar com dores geradas na gestação. Ademais, esta ferramenta é benéfica no momento de parto, pois relaxa os músculos do corpo permitindo que este momento tão especial seja menos doloroso e traumático.

Ajuda a evitar a depressão pós parto

A depressão pós parto é um quadro que acompanha muitas mulheres após dar a luz ao bebê. E a hipnose, neste contexto, é benéfica no combate a este transtorno psicoemocional, além de outras doenças psiquiátricas como ansiedade, síndrome do pânico e também a depressão comum.

Por isso, a hipnose é importante também na fase pós gestação. Neste período, problemas como baixa auto estima e sentimentos negativos costumam fragilizar as mulheres e a hipnose pode trabalhar para encontrar a raiz do problema a fim de extirpá-lo!

Como a hipnose pode ajudar na hora do parto

O parto é um momento que gera grande ansiedade nas mulheres grávidas, seja pelo medo de sentir dores ou simplesmente por ser um momento muito especial. E a verdade é que a hipnose na gravidez tem grande papel dentro deste momento do parto.

O tratamento com hipnose pode modificar, por exemplo, a percepção das contrações, alterando a forma como a gestante sente a dor durante o trabalho de parto. Ademais, técnicas de respiração e relaxamento permitem que tudo corra com mais tranquilidade.

Em resumo, podemos ver que a hipnose é eficiente e pode estar envolvida em todas as etapas da gravidez. Portanto, se você está grávida ou pretende ter um filho mais pra frente e quer recorrer a este método, procure por um profissional qualificado e não deixe de conhecer o curso de hipnose online do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK