Hipnose na fisioterapia: como essa aliança é eficiente na reabilitação e tratamento de dores

16/06/2021 às 13:45 Hipnose

Hipnose na fisioterapia: como essa aliança é eficiente na reabilitação e tratamento de dores

Hoje, felizmente, já sabemos que a hipnose pode ser uma ferramenta de grande ajuda no tratamento de diversas doenças. Mas o que você talvez não saiba - e por isso está aqui - é que os fisioterapeutas podem se beneficiar e muito das técnicas de hipnose na fisioterapia. 

É sabido que, na maior parte dos casos, a pessoa que procura tratamento junto a um fisioterapeuta sofre com dores. E, por meio da hipnose, não somente é possível tornar os procedimentos mais leves, como também minimizar as dores que tanto incomodam a pessoa. 

Por este motivo, a hipnose na fisioterapia é regulamentada e o seu uso vem sendo adotado por mais e mais profissionais deste ramo da saúde.

Quer descobrir mais sobre este assunto e descobrir como você, profissional de fisioterapia, pode utilizar essa ferramenta a favor dos seus clientes? Continue a leitura deste artigo do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento!

A história da hipnose na fisioterapia e a regulamentação

O uso da hipnose na fisioterapia é regulamentada pela Resolução N 380/2010 do COFITO. A união de ambas as técnicas, permite trabalhar a dor do paciente com instrumentos da saúde, bem como ressignificar aquilo que o cliente está sentindo. 

Por este motivo, a resolução descreve que a prática da hipnose na fisioterapia é um elemento valioso para auxiliar em diversos tratamentos. Todavia, muito antes da resolução aprovada no ano de 2010, a hipnose já era utilizada como parte da rotina dos antigos egípcios (2.000 a.C). 

Mais à frente, a prática hipnótica foi se desenvolvendo até chegar ao que é hoje sendo aceita e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. Tudo isso foi levado em conta no momento de avaliar o uso da hipnose na fisioterapia. 

Mas, sem mais delongas, vamos dar sequência ao que verdadeiramente importa para nós neste artigo.

Os benefícios do uso da hipnose por profissionais da fisioterapia

As nossas experiências, bem como a nossa visão subjetiva, influenciam diretamente a forma como sentimos e reagimos à dor. Deste modo, com o uso da hipnose na fisioterapia é possível realizar um processo de dessensibilização por meio do transe hipnótico. 

Este processo é de grande auxílio, inclusive, no início de tratamentos, uma vez que através do “controle” da mente o cliente passa a sentir menos desconforto ao realizar os exercícios propostos pelo fisioterapeuta.

Além de amenizar o sofrimento do paciente, a hipnose na fisioterapia gera os melhores resultados possíveis e esperados por uma pessoa em tratamento. Através da união de ambas as ferramentas, é possível: 

  • Aperfeiçoar o resultado decorrente dos atendimentos de reabilitação;

  • Aumentar a concentração e percepção do cliente sobre cada movimento realizado;

  • Ajudar a controlar a dor durante os exercícios propostos pelo fisioterapeuta;

  • Melhora a comunicação entre o profissional de fisioterapia com o seu cliente e vice-versa;

  • Minimiza a ansiedade e nervosismo do paciente;

  • Ajuda a controlar o estado emocional, facilitando o relaxamento muscular

Muito daquilo que sentimos em nosso corpo pode advir de uma dor crônica ou uma fratura, por exemplo. E, nestes casos, cabe ao fisioterapeuta realizar o diagnóstico para comprovar a existência de uma condição física. 

Todavia, quando o diagnóstico se torna impreciso, pode ser sinal de que uma questão puramente emocional está prejudicando a saúde do corpo e, é neste contexto, que a hipnose usada nas sessões de fisioterapia se torna essencial. 

O uso da hipnose para o tratamento de dor

Toda vez que houver um modelo de tratamento que possa causar dor ao paciente, a hipnose na fisioterapia pode ser usada com bastante eficiência. Ademais, a hipnose pode ser usada em casos onde o paciente se encontra muito ansioso ou com medo do procedimento que deve ser realizado. 

Profissionais de fisioterapia que aplicam as técnicas de hipnose em seus clientes também podem utilizá-la em casos de pessoas que precisam de ajuda para superar sintomas desconfortáveis das dores.

Porém, para que você profissional de fisioterapia utilize a hipnose como ferramenta de auxílio ao seu trabalho, é preciso que você esteja apto para isso. Por este motivo, é essencial apresentar certificações especiais em hipnoterapia

Conheça a formação em Hipnose do IBND! 

Completa com tudo o que você precisa saber na teoria e, sobretudo, na prática, o curso de hipnose do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) foi pensado e desenvolvido para você que é profissional da área da saúde e está buscando um diferencial no atendimento aos seus clientes. 

Com mais de 100 aulas, suporte para tirar dúvidas, materiais complementares, etc., a formação em hipnose clínica irá te fornecer uma ferramenta eficaz para gerar a satisfação e fidelização dos seus pacientes.

Impacte verdadeiramente e positivamente a vida das pessoas aliando a hipnose na fisioterapia!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK