Hipnose clínica no tratamento das dores crônicas

30/03/2020 às 08:56 Hipnose

Hipnose clínica no tratamento das dores crônicas

Saiba como a hipnose pode ajudar no combate as temidas dores crônicas pelo corpo

Para qualquer tipo de dor ser considerada crônica, ela precisa persistir por mais de três meses. No Brasil, um em cada cinco adultos sofre com dores crônicas pelo corpo.

Com o avançar da idade, a cura para esse tipo de problema fica ainda mais difícil.

Mas a hipnose clínica pode auxiliar bastante no tratamento das dores crônicas.

Preparamos esse artigo que vai esclarecer como a hipnoterapia consegue fazer isso e por que ela está sendo cada vez mais procurada pelas pessoas. No IBND a procura pela formação de hipnose tem sido cada dia maior, por profissionais de várias áreas e pessoas que querem resolver suas dores crônicas.

Dores crônicas: alterações físicas e psicológicas

As pessoas que têm dores crônicas acabam sofrendo bastante por causa dessa condição, tendo muita das vezes um esgotamento mental.

Pouco a pouco, a maioria delas, acaba mudando a fisionomia, a forma de andar e, principalmente, a maneira de verem a si mesmas, o que causa uma enorme frustração emocional.

A cada tentativa de tratamento para as dores crônicas, sem resultados satisfatórios, a sensação de tristeza aumenta ainda mais, o que pode até piorar as dores no dia a dia.

Mas a hipnose clínica chegou para a ajudar e vai mudar a sua vida, de uma vez por todas.

Hipnose combate a dor crônica

A hipnose na medicina vem ganhando cada vez mais espaço.

Ela vem sendo usada em adultos e crianças que sofrem de diversos tipos de dores, em especial, as crônicas.

Para se ter uma ideia, os resultados são duradouros na maior parte dos casos.

Pelo fato da hipnose clínica trabalhar todo o inconsciente da pessoa e promover o autoconhecimento, essa técnica está se mostrando cada vez mais eficaz na melhora considerável das dores crônicas.

Com poucas sessões de hipnose, já é possível notar bons resultados.

Como funcionam as sessões de Hipnose para Dor Crônica?

Primeiramente, o hipnoterapeuta precisa fazer uma anamnese com seu cliente, conhecer o histórico de saúde e há quanto tempo as dores crônicas apareceram.

Somente dessa forma, ele pode trabalhar a hipnose com mais eficácia e fazer o seu cliente entrar em um relaxamento, onde o hipnoterapeuta da as sugestões ao cliente.

As sessões de hipnose sempre devem acontecer em um local que seja bem confortável e silencioso.

Somente o paciente e o hipnoterapeuta é quem devem participar das sessões.

Tudo começa com as orientações do hipnólogo sobre o paciente, que em poucos minutos, entra em um profundo estado de relaxamento.

Isso se faz necessário para que a área cerebral responsável pelas sensações e emoções, seja “acessada” pelo profissional.

O que acontece durante a hipnose?

Com o cliente em estado de transe, o hipnoterapeuta dá sugestões para ele, que acaba aceitando. Isso se deve ao fato que, durante esse estágio cerebral, críticas e questionamentos não existem, o que facilita todo o trabalho.

Mesmo que o paciente esteja em vigília, mas extremamente relaxado, ele entende que as sugestões dadas pelo hipnoterapeuta durante a sessão, são totalmente reais e que estão acontecendo com ele.

O corpo dá uma resposta a esse estímulo, conhecida como nova memória emocional.

O cliente que sofre com a dor crônica tem aquela terrível sensação de dor o tempo todo. Seus pensamentos ficam completamente fixados na dor, que torna difícil ficar livre dela..

Mas como as dores crônicas se amenizam com a hipnose?

Quando estamos sentindo dores pelo corpo, a última coisa que vem à nossa cabeça é a calma, certo? Por isso, as sessões de hipnose deixam o paciente totalmente relaxado e calmo.

Uma prazerosa sensação de tranquilidade se estabelece, o que faz as dores amenizarem. Na verdade, a hipnose clínica não acaba com a dor, que é um indicativo de que existe algum problema no organismo.

O que acontece na hipnoterapia é uma considerável diminuição da dor, aliviando o incômodo.

Uma das técnicas mais conhecidas e usadas para combater as dores crônicas, é aquela que desvia a atenção do paciente da dor.

O hipnoterapeuta convence a pessoa que a dor não é tão insuportável assim e que ela não merece todo o seu foco. Muitos pacientes, após o transe, se levantam sem sentirem absolutamente nada!

Leia também: hipnose para o tratamento da depressão, hipnose para dentista.

Sem o uso de medicamentos

Talvez essa seja a principal vantagem da hipnose clínica no combate as dores crônicas. Com alto índice de eficácia, essa técnica não usa nenhum tipo de remédio para dor, o que despertou o interesse de milhares de pessoas ao redor do mundo.

O problema é que os medicamentos, por mais que tenham suas vantagens, trazem de brinde os temidos efeitos colaterais, que nem sempre são agradáveis.

Por isso, muitas pessoas estão preferindo a hipnose como forma de aliviar as dores crônicas.

É preciso acreditar no tratamento com hipnose

Para que a hipnoterapia funcione, é preciso ser otimista e acreditar nela. Fazer um tratamento para dor crônica com o ceticismo em alta, em nada ajuda e só atrapalha o progresso do mesmo.

Além disso, é fundamental ter empatia com o hipnoterapeuta, acreditando que tudo dará certo.

Pessoas mais céticas ou clientes que apresentam surtos psicóticos não são aconselhados a se submeterem às sessões de hipnose clínica, pois o proveito será mínimo para eles.

Por isso, é preciso que seja feita uma avaliação prévia do estado psíquico do paciente.

O IBND te espera

Se você trabalha na área da saúde ou tem uma clínica para o tratamento de dores crônicas, que tal investir na formação em hipnose do IBND? Nossos profissionais são renomados e capacitados na área de hipnoterapia.

Venha aprender com a gente uma das técnicas mais usadas em todo o mundo e que apresenta ótimos resultados. Seja um hipnólogo de prestígio fazendo um dos cursos do IBND. Os resultados são garantidos.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®