Hipnose clínica no tratamento das dores crônicas

30/03/2020 às 08:56 Hipnose

Hipnose clínica no tratamento das dores crônicas

Para qualquer tipo de dor ser considerada crônica, ela precisa persistir por mais de três meses. No Brasil, um em cada cinco pessoas sofrem com dores crônicas.

O passar do tempo que a dor persiste e em alguns casos, considerando a idade, encontrar a cura para o tipo do problema fica ainda mais difícil.

A hipnose pode auxiliar bastante no tratamento de dores crônicas.

Preparamos esse artigo que vai esclarecer como a hipnoterapia consegue fazer isso e por que ela está sendo cada vez mais procurada. No IBND a procura pela formação de hipnose tem crescido consideravelmente por profissionais de várias áreas e pessoas que querem resolver suas dores crônicas.

Dores crônicas podem causar alterações físicas e psicológicas

As pessoas que têm dores crônicas sofrem bastante por causa dessa condição, tendo muita das vezes um esgotamento mental.

Pouco a pouco, a maioria delas, acaba mudando a fisionomia, a forma de andar e, principalmente, a maneira de verem a si mesmas, carregando uma enorme frustração.

A cada tentativa de tratamento para as dores crônicas, sem resultados satisfatórios, a sensação de tristeza aumenta ainda mais. O corpo fica mais contraído o que provoca esgotamento físico e mental .

A hipnose chegou para te ajudar e proporcionar mais qualidade de vida.

Hipnose ajuda a combater a dor crônica

A hipnose na medicina voltou a ganhar espaço.

Ela vem sendo usada em adultos e crianças que sofrem dos mais variados e intenso ciclos de dores.

Grande parte de nossos alunos relatam resultados satisfatórios e duradouros na maior parte dos casos.

A hipnose clínica está se mostrando cada vez mais eficaz na melhora considerável de dores crônicas.

Com poucas sessões de hipnose, já é possível notar bons resultados.

Como funcionam as sessões de Hipnose para Dor Crônica?

O hipnoterapeuta faz uma anamnese com seu cliente para conhecer o histórico de saúde e há quanto tempo as dores crônicas apareceram.

Dentro da hipnose não chamamos de paciente, mas sim cliente, pois não podemos induzir que o mesmo está doente.

Dessa forma, ele pode trabalhar a hipnose com mais eficiência.

É importante que o hipnoterapeuta, fale de seu trabalho de forma clara, para que o seu cliente entenda como funciona o processo, ganhando mais segurança e a partir daí, o cliente se permitirá a relaxar e co-criar com às sugestões dada pelo hipnoterapeuta e em poucos minutos, ele entra em no estado de relaxamento desejado.

O ideal é que as sessões de hipnose aconteçam em um local confortável com a infra-estrutura necessária para a sessão.

O que acontece durante a sessão de hipnose?

Com o cliente em estado de relaxamento, o hipnoterapeuta realiza algumas sugestões, observando se ele aceita ou não.

Mesmo que o cliente esteja em vigília, mas extremamente relaxado, ele entende que as sugestões dadas pelo hipnoterapeuta durante a sessão, são totalmente reais e que estão acontecendo com ele.

O corpo pode a apresentar uma resposta a esse estímulo se o mesmo for de origem emocional.

Mas como as dores crônicas se amenizam com a hipnose?

Quando estamos sentindo dores pelo corpo, a última coisa que vem à nossa cabeça é a calma, certo? Nas sessões de hipnose, você aprende técnicas para manter a calma, esse é o primeiro passo.

É importante frizar que a hipnose não tem o poder de cura para dor mas, e que as dores podem indicar que existe algum problema no organismo do cliente, por isso é fundamental procurar um médico que acompanhe e verifique se a dor tem alguma causa específica.

Conforme os estudos publicados na SCIELO sobre o uso da Hipnose em portadores de fibromialgia, nós destacamos esta importante parte que embasa o que estamos falando.

A hipnose é uma alternativa eficaz de tratamento para pacientes portadores de fibromialgia refratária ao tratamento convencional. A mensuração do fluxo sanguíneo cerebral por emissão de posítron e tomografia demonstraram que, em pacientes portadores de fibromialgia durante a realização de sessão de hipnose, ocorria diminuição da intensidade de dor associada com aumento do fluxo sanguíneo cerebral nas regiões ortofrontal e cortex cingulato subcalosial, na região direita do tálamo, na região inferior esquerda do córtex parietal, além da diminuição do fluxo sanguíneo cerebral bilateral no córtex cingulado. Enquanto essas alterações eram evidenciadas sob hipnose, as mesmas não eram detectadas durante fisioterapia ativa. Essa modificação do padrão serve de suporte para os efeitos analgésicos obtidos sob hipnose, em pacientes com fibromialgia refratária.

Onde no mesmo estudo foi concluído que:

A hipnoterapia por si só foi eficaz para o controle da dor em pacientes com história clínica de fibromialgia refratária aos antidepressivos e antiinflamatórios não-esteróides.

Leia o estudo completo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-31802005000700009

Em nossas formações praticamente todos os alunos que buscam aprender como controlar dores crônicas como a fibromialgia, relatam não sentirem absolutamente nenhum dor desde a sessão realizada em sala de aula!

Muitos dentistas tem procurado a hipnose como uma ferramenta para complementar seus atendimento, entenda mais sobre a hipnose para dentista.

Leia também: hipnose para o tratamento da depressão,

Sem o uso de medicamentos

Não substituindo qualquer tratamento, inclusive os que fazem uso de medicação, o hipnoterapeuta não receita nenhum tipo de medicação, até porque não é o papel dele fazer o mesmo, exceto se ele também for médico.

Com isso, durante a sessão de hipnose você não é submetido a nenhuma medicação.

É preciso co-criação no tratamento com hipnose

Para que a hipnoterapia funcione, é preciso da colaboração das partes. Fazer um tratamento para dor crônica com o ceticismo em alta, em nada ajudará e muito atrapalhará o progresso.

É fundamental ter empatia com o hipnoterapeuta, acreditando em seu trabalho.

Pessoas mais céticas ou clientes que apresentam surtos psicóticos não são aconselhados a se submeterem às sessões de hipnose.

Por isso, é recomendado que, na anamnese, seja feita uma avaliação prévia do estado psíquico do cliente.

O IBND te espera

Se você trabalha na área da saúde ou tem uma clínica para o tratamento de dores crônicas, que tal investir na formação em hipnose do IBND? Nossos profissionais são renomados e capacitados na área de hipnoterapia.

Venha aprender com a gente uma das técnicas mais usadas em todo o mundo e que apresenta ótimos resultados.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK