Hipnose na medicina: funcionamento e vantagens

12/03/2020 às 14:56 Hipnose

Hipnose na medicina: funcionamento e vantagens

Saiba como funciona a hipnose na medicina e conheça todas as suas vantagens para os pacientes em geral

A hipnose está se tornando a sensação do momento. Apesar ser uma técnica pouco divulgada, a hipnose está despertando o interesse de milhares de profissionais da saúde.

O seu uso na área da medicina está cada vez mais frequente e com resultados satisfatórios.

Para que você fique por dentro deste importante assunto, preparamos este artigo que vai te mostrar todo o funcionamento da hipnose na medicina, bem como suas vantagens no tratamento dos pacientes. 

O que é hipnose? 

Antes de mais nada, você precisa saber que a hipnose é um estado de total concentração e fuga da realidade. A pessoa que está hipnotizada não consegue perceber nada do que acontece ao seu redor. É como se fosse um estado de transe passageiro. 

Quando se está hipnotizado, o paciente se sente totalmente relaxado, mas parcialmente consciente, mantendo apenas o contato com o ambiente que está inserido.

O mais interessante é que sua atenção fica 100% direcionada para as palavras do hipnólogo.

Hipnose na medicina: a sensação do momento

Quando a hipnose está sendo usado para fins medicinais, ela é denominada de hipnose clínica ou hipnoterapia.

Nesse caso, o paciente se encontra em um estado de relaxamento ainda mais profundo, onde o estado inconsciente prevalece, deixando-o mais suscetível às orientações do hipnólogo. 

Nesse estado de transe absoluto, a mente do paciente é capaz de absorver todas as informações mais facilmente, trazendo uma melhora significativa nos resultados do tratamento.

É importante salientar que o profissional precisa proporcionar um ambiente que seja agradável para o paciente, para que o mesmo atinja o ápice do estado inconsciente. 

A hipnose clínica está sendo usada como a principal alternativa no tratamento das dores crônicas pelo corpo.

Muitos profissionais já estão aderindo essa nova técnica, justamente pela ausência de efeitos colaterais provocados pelos medicamentos e pelos resultados duradouros e satisfatórios. 

Uma boa formação em hipnose é essencial para poder fazer atendimentos com qualidade. Pensando nisso o IBND traz um curso de hipnose completo, para você se tornar um hipnologo de sucesso!

Quem pode ser submetido à hipnoterapia? 

Praticamente todas as pessoas podem ser submetidas à hipnose clínica, até mesmo crianças. Na verdade, existem diferentes níveis de estados de transe, que podem ser mais profundos em uns e nem tanto em outros.

O mais importante é que todos nós somos hipnotizáveis, mesmo que em níveis diferentes. 

Pessoas que apresentam surtos psicóticos e dependência de álcool ou drogas não devem ser submetidos à hipnose clínica, pois o foco da atenção fica prejudicado, comprometendo toda a sessão.

Quando a hipnoterapia é feita em um consultório e por profissionais especializados, ela é extremamente benéfica para a nossa saúde. 

Problemas de ordem emocional ou física podem ser facilmente tratados com a hipnose clínica.

Com poucas sessões, é possível notar uma melhora considerável nos resultados, principalmente em casos das temidas dores no corpo. 

O que pode ser tratado com a hipnose clínica? 

Conheça os principais problemas que podem ser tratados com a hipnoterapia, que está sendo cada vez mais usada em clínicas e hospitais: 

  • Ansiedade; 
  • Depressão; 
  • Síndrome do pânico; 
  • Fobias em geral; 
  • Insônia; 
  • Estresse; 
  • Vícios; 
  • Transtornos alimentares; 
  • Enxaquecas; 
  • Dores crônicas pelo corpo; 
  • Traumas psicológicos; 
  • Bruxismo (ranger de dentes durante o sono). 

Está vendo como o uso da hipnoterapia está cada vez mais relevante na medicina? E o melhor: sem uso de medicamentos e seus indesejados efeitos colaterais. 

Como funciona? 

Primeiramente, você deve procurar uma clínica de confiança e que tenha profissionais capacitados e experientes no assunto.

Depois de acertar toda a parte burocrática, o tratamento com hipnose clínica é feito através de sessões, que podem ser 2 ou 3 vezes por semana. 

Cada sessão dura, em média, de 40 minutos a 1 hora, dependendo da situação e dos problemas do paciente.

As sessões deverão ser feitas em um local agradável, silencioso, confortável e com ótima infraestrutura. Somente o paciente e o hipnólogo participam das sessões, que não devem ter interferência alheia.  

Vantagens do tratamento com hipnose clínica

Podemos dizer que a principal vantagem no tratamento com a hipnose clínica são os resultados muito mais rápidos.

Em alguns pacientes, dependendo da situação, as mudanças já podem ser observadas com poucas sessões. O alívio rápido das dores é um ótimo exemplo. 

Como a hipnoterapia trabalha com o inconsciente humano, as principais causas dos problemas são descobertas com bastante antecedência, permitindo um tratamento bem mais eficaz e dinâmico, com resultados duradouros. 

Essa técnica, quando comparada com a terapia convencional, surte muito mais efeito, já que grande parte dos problemas de ordem emocional ficam em nosso inconsciente.

Quando o profissional identifica tudo que aflige o paciente, fica muito mais fácil lidar com a questão. 

Outra vantagem é que a hipnose clínica, por trazer resultados satisfatórios e duradouros, traz mais esperança aos pacientes. Acreditando que essa técnica cause o efeito desejado, o índice de abandono de sessões é muito menor, se comparado a outros tipos de tratamentos. 

A hipnose clínica também pode melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade, o número de episódios depressivos e aumentar a capacidade de lidar com emoções e sentimentos, de uma forma muito mais suave e inteligente. 

Venha para o IBND

Se você já trabalha na área da saúde e quer se tornar um hipnólogo profissional para ajudar seus pacientes no dia a dia, nossa principal dica é investir em uma boa formação.

O IBND é uma instituição de referência nacional em hipnose clínica e nas demais áreas da neurociência. 

Você conta com profissionais altamente capacitados, experientes e com formação em diversas áreas como medicina, odontologia, psicologia e fisioterapia.

Se você quiser aprender a arte da hipnoterapia, venha para o IBND e se torne um hipnólgo de referência no mercado. 

Conheça agora o curso de formação em hipnose clínica do IBND e abra o leque de possibilidades de trabalhar ainda mais e até mesmo abrir a sua própria clínica. Invista em uma área que cresce cada dia mais! 

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®