Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Habilidades sociais: o que é e como desenvolver?

16/02/2021 às 08:21 PNL

Habilidades sociais: o que é e como desenvolver?

As habilidades sociais são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Elas serão importantíssimas para um bom convívio em sociedade, para a geração de oportunidades de trabalho e a construção de relacionamentos saudáveis. Certos comportamentos podem nos ajudar a crescer em todos os sentidos.

Para se comunicar, vivenciar experiências e enfrentar os desafios do dia a dia precisamos desenvolver habilidades sociais. E isso acontece de forma inconsciente desde a infância.

O que são habilidades sociais?

As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos e capacidades para conviver bem em sociedade. Elas permitem que tenhamos relacionamentos saudáveis, que sejam alicerçados em confiança, afeto e reciprocidade.

São as habilidades sociais que nos permitem expressar sentimentos, tomar atitudes, expressar opiniões e desejos do modo mais adequado em cada situação. Estas competências são ferramentas essenciais de interação e conexão com as outras pessoas.

Para adquiri-las, a pessoa precisa adquirir cada vez mais experiência de vida. Somos testados em nossas habilidades sociais todos os dias, sem nem mesmo perceber, é importante que possamos notar o quanto somos cobrados pela forma como agimos.

Em resumo, as habilidades sociais são comportamentos essenciais para convivência, facilitando as relações interpessoais do dia a dia.

Quais são as principais habilidades sociais?

Existem diversas habilidades sociais importantes em nosso cotidiano. E além destes comportamentos surgirem com base em nossas experiências, também podemos treinar para aprendê-las e desenvolvê-las no dia a dia. Confira a nossa lista das principais habilidades sociais abaixo:

Empatia

Se você não sabe o que é empatia, é hora de começar a entender o que isso significa. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, isso é importantíssimo nos dias de hoje.

Ter respeito pelo outro é fundamental para o convívio pacífico, assim é importante reconhecer sentimentos, ouvir atentamente a opinião de outras pessoas, por mais que não concorde com elas. Ser uma pessoa empática consegue em entender o outro e apresentar argumentos precisos e respeitosos.

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma das principais habilidades sociais. No meio corporativo, essa competência é bastante requisitada em vagas de empregos dos mais variados segmentos.

Essa habilidade consiste em aprender a lidar com os próprios sentimentos e emoções. Dessa maneira, ao controlar as próprias emoções, uma pessoa consegue lidar melhor com as relações do dia a dia, suportar a pressão no trabalho e aprender a lidar com a ansiedade e a depressão.

Escuta ativa

A escuta ativa é uma habilidade social importante. Muitos esquecem que a comunicação não é apenas falar, mas também ouvir. Porém, quando falamos em escuta ativa, estamos querendo dizer que é preciso ouvir atentamente.

Assim, desenvolver a escuta ativa é aprimorar a capacidade de ouvir e prestar atenção na opinião e nos argumentos do outro. Essa é a melhor maneira de ser empático e dar respostas precisas e respeitosas. A escuta ativa é uma habilidade importante para a convivência.

Conheça a nossa Formação em PNL.

Otimismo

Quem alimenta o pensamento positivo pode ser considerado como uma pessoa otimista. E o otimismo é uma habilidade social. E isso pode trazer diversos benefícios no dia a dia.

Ser otimista amplia a nossa capacidade de fazer novas amizades, cultivar bons sentimentos e ter bons relacionamentos. A positividade gera e atrai boas energias no dia a dia.

Civilidade

A civilidade é uma habilidade importante para conviver em sociedade. Ser civilizado significa tratar as pessoas com respeito, agradecer, pedir desculpas ou favores, cumprimentar com educação, tudo isso é sinal de civilidade.

Reconhecer os erros

A habilidade social de reconhecer os erros é importante no dia a dia. Todos nós erramos, as falhas fazem parte da vida, o mais importante é assumir e reconhecer os próprios erros. Essa é a melhor maneira de consertar conflitos em relacionamentos.

Comunicação e liderança

Liderar e se comunicar bem também são habilidades sociais. E isso significa se expressar com clareza, conseguir dar e receber feedbacks, estimular conversas produtivas e influenciar pessoas em boas práticas.

Como as habilidades sociais influenciam o nosso dia a dia?

O ser humano é um ser sociável, ele precisa se relacionar, conviver com outras pessoas, isso é fundamental para o seu desenvolvimento. E isso mostra como as habilidades sociais são fundamentais no nosso dia a dia.

O simples ato de cumprimentar pessoas e ser empático pode criar oportunidades e relacionamentos saudáveis. Todas as habilidades sociais são a base para conviver na vida pessoal e na vida profissional.

Para desenvolver habilidades sociais importantes para o seu crescimento pessoal e profissional, você pode contar com a ajuda do coaching e da PNL. Estas metodologias são essenciais para agregar mais conhecimento as nossas experiências.

Através de técnicas assertivas, o coach pode facilitar o aprendizado destas habilidades, introduzindo o coachee a experimentar situações propícias para que ele as desenvolva. As ferramentas de coaching podem dar um respaldo nesse aprendizado e no aprimoramento de habilidades sociais.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

No nosso curso de PNL, você aprenderá a utilizar as ferramentas da programação neurolinguística e ainda poderá atuar no mercado brasileiro e internacional. Vem com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®