Precisa de mais motivação? Conheça a história da Fiat no Brasil

17/03/2021 às 17:12 PNL

Precisa de mais motivação? Conheça a história da Fiat no Brasil

O famoso e conhecido emblema da FIAT sempre esteve atrelado a veículos econômicos, pequenos e eficientes. Mas outras características peculiares dos carros dessa renomada montadora italiana são o design moderno, agressivo e a tecnologia de ponta. O fato é que a inovação constante e os icônicos lançamentos da FIAT conquistaram milhares de clientes no mercado brasileiro.

Por isso, gostaríamos que você conhecesse a história de sucesso da FIAT no Brasil. Descubra por que os carros dessa montadora ainda são uma das preferências dos consumidores na hora de escolher um veículo para o dia a dia. Precisa de mais motivação para empreender ainda melhor? É só continuar a leitura!

FIAT no Brasil: 45 anos de muito sucesso entre os clientes

A história de sucesso da FIAT no Brasil começa em 1976, na cidade de Betim (MG). A montadora italiana, que já fazia sucesso na Europa e em outros países, resolveu montar a sua fábrica nessa cidade. Mesmo com a concorrência de outras marcas já estabelecidas em solo brasileiro, como a Ford, Volkswagen e Chevrolet, a FIAT decidiu se arriscar por aqui, o que acabou dando certo.

O primeiro carro da FIAT lançado no Brasil foi o famoso 147, ainda em 1976. O modelo teve uma grande aceitação no mercado, justamente por ser compacto e extremamente econômico. Mas a missão do FIAT 147 era competir de igual para igual com o bem aclamado Fusca da VW. E a disputa foi extremamente acirrada entre esses dois modelos populares. Todo empreendedor de sucesso precisa saber fazer uma boa autogestão.

Em 1980, mesmo com uma boa aceitação do famigerado 147 nos anos anteriores, a FIAT lançou os modelos Panda e o conhecido furgão Fiorino, que foi um dos recordistas de vendas da marca italiana, tendo uma alta procura, principalmente por empresas de transportes em geral. As vendas desses modelos foram até satisfatórias para o pouco tempo que a empresa atuava no mercado brasileiro.

Icônicos lançamentos e consolidação da FIAT

Mas foi em 1983 que a FIAT lançou um carro que seria o recordista de vendas durante anos: o Uno. Considerado um automóvel moderno, compacto, tecnológico e de qualidade indiscutível, o famoso Uno fez um tremendo sucesso aqui no Brasil. As vendas desse modelo popular sempre foram altas, justamente por causa da sua robustez mecânica, baixo consumo de combustível e confiabilidade, o que o tornou ideal para o dia a dia.

Em 1985, a FIAT inovou ainda mais, graças ao enorme sucesso do Uno. Sendo assim, lançou a versão turbo do modelo. O conhecido Uno Turbo também foi um sucesso de vendas, especialmente entre o público mais jovem. Já em 1986, o FIAT Elba entra em cena e teve um alto volume de vendas, principalmente por causa do seu enorme porta-malas de 780 litros. Saber como ter foco nos negócios é essencial.

Ainda nessa década, outros modelos de automóveis foram lançados pela FIAT. Vale destacar o Prêmio, Panorama e Spazio, que fizeram bastante sucesso entre os clientes no Brasil. Praticamente todos os modelos produzidos pela montadora italiana eram eficientes e, sobretudo, econômicos. Em meados de 1988, foi a vez do lançamento do modelo Ducato, que era uma van comercial, vendida até hoje.

Novos lançamentos e altas vendas no Brasil

Em 1991, a FIAT lança um carro altamente tecnológico e com um design diferenciado: o Tempra. O modelo conquistou os clientes mais endinheirados. O restante da década foi marcado pelo lançamento de outros modelos como o Tipo, Marea e a pick-up Strada. Mas em 1996, acontece o lançamento de um automóvel que também seria um outro recordista de vendas da FIAT nos próximos anos: o Palio. O lançamento dos modelos Siena e o Palio Weekend fechou com chave de ouro o século XX para a FIAT.

Já os anos 2000, devido a gigantesco sucesso do Uno e do Palio, que eram os modelos mais vendidos no Brasil por vários anos seguidos, a FIAT lança os modelos Doblô, Punto, Bravo e Linea, além novas versões do Siena, Palio e Uno. Os carros da FIAT acabaram se tornando a preferência de milhares de clientes fiéis a essa renomada marca.

A década de 2010 foi marcada por mais inovação e lançamentos de outros modelos de carros, cada vez mais tecnológicos e com um design que era admirado até pela concorrência. Podemos destacar os veículos Mobi, Argo, Cronos e Toro, além de novas versões do Uno, Fiorino, da pick-up Strada e do Siena. A FIAT sempre produziu automóveis para todos os gostos, bolsos e, principalmente, necessidades. 

Os automóveis da FIAT acabaram conquistando o Brasil

Toda essa constante inovação e visão de mercado fez a FIAT se tornar uma das montadoras de automóveis mais respeitadas do Brasil. Prova disso, é que essa marca italiana adquiriu várias outras do mesmo segmento e, cada vez mais, vem abocanhando uma fatia maior do mercado brasileiro. Os carros da FIAT acabaram conquistando milhares de clientes, por causa das suas diversas qualidades e custo acessível dos modelos mais populares, obviamente.

Pelo visto, o fortalecido Grupo FIAT ainda tem bastante tempo de vida no Brasil, já que seus carros estão sempre nas primeiras posições do ranking dos mais vendidos em terras brasileiras. Acreditamos que agora você possa se inspirar com mais essa bela história do mundo do empreendedorismo, certo?

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK