O que é e como desenvolver o autocontrole?

03/01/2021 às 22:04 PNL

O que é e como desenvolver o autocontrole?

Você tem controle sobre as próprias emoções? Você entende como gerenciar as próprias emoções é importante para se adaptar a qualquer situação? Aqui neste artigo, vamos falar sobre o autocontrole, uma habilidade importantíssima para todos nós, afinal controlar os nossos impulsos é fundamental.

O que é o autocontrole?

O autocontrole é uma habilidade que consiste em aprender a lidar com as próprias emoções. Desenvolver essa competência torna uma pessoa capaz de se adaptar a qualquer situação do dia a dia. Agir de forma comedida é importante, principalmente, em momentos adversos onde somos abatidos por sentimentos como a tristeza, a raiva ou o medo.

Uma pessoa que não consegue controlar suas próprias emoções, geralmente, acaba entrando em conflitos desnecessários por conta de seus impulsos. É bastante comum ainda que essas pessoas se arrependeram do que fizeram depois de terem feito. Por isso, desenvolver o autocontrole é fundamental para viver em sociedade.

Controlar as próprias emoções é fundamental para alcançar os nossos sonhos. Essa habilidade ajuda a moldar as nossas ações e comportamentos, evitando hábitos que nos prejudicam. Seja em situações simples ou em grandes desafios, o autocontrole é fundamental para lidarmos com tudo ao nosso redor da melhor forma possível.

Como descobrir se eu tenho autocontrole?

Uma pessoa com autocontrole sabe lidar com as próprias emoções, não é imediatista e não sucumbe ao medo. Já quem não controle sobre as próprias emoções acaba por se entregar por medo de desafios, pela falta de foco e de confiança em si mesmo. Então, você tem autocontrole ou não?

Faça uma reflexão e analise o seu comportamento e as suas ações. Assim, você conseguirá entender se reagiu bem as situações ou se as suas emoções estão impactando negativamente no seu convívio do dia a dia.

Como desenvolver o autocontrole?

Fez uma análise sobre o seu comportamento é chegou a conclusão de que precisa aumentar o seu autocontrole? Você está no lugar certo! Abaixo, vamos listar diversas dicas para que você possa gerenciar as suas próprias emoções, confira:

Defina um objetivo concreto e significativo

O autocontrole necessita da motivação para gerenciar as nossas emoções. Quando não sabemos que estamos buscando, a probabilidade de desistir no meio do caminho aumenta bastante.

É fundamental que você defina um objetivo controle e significativo. O que você realmente gosta? O que você quer fazer? Essas são duas perguntas que você deve se fazer na hora de direcionar os seus esforços para um novo desafio.

Encontre algo relevante para alimentar sua busca e nutrir a sua motivação, assim ficará muito mais fácil manter o autocontrole.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Defina metas de longo prazo

Ter metas de longo prazo é uma boa maneira de exercitar o autocontrole. Saber onde você quer chegar e traçar metas para isto é fundamental para se manter motivado. O autocontrole é fortalecido por metas longas porque a motivação se mantém em alta e a cada micro resultado, a sua dedicação ao objetivo dobra.

Não condicione sua feliz às suas conquistas!

Mesmo que as metas de longo prazo sejam objetivos a serem conquistados, não condicione a sua facilidade as suas conquistas. Essa é uma maneira de blindar as suas emoções e ter de encontrar gatilhos para ser feliz a todo momento. Praticar a resiliência é fundamental para desenvolver o autocontrole.

Encontre gatilhos para gerenciar o seu estresse

Na correria do dia a dia, o estresse é algo inevitável. E para evitar os malefícios mentais e físicos que ele pode trazer como o aumento da nossa carga emocional, a dica é encontrar gatilhos para gerenciar o estresse.

O autocontrole é favorecido quando encontramos formas de nos acalmar em meio aos problemas do cotidiano. Isso ajuda bastante a mantermos as emoções sob controle. Ter uma pausa para relaxar durante o trabalho, praticar a meditação ou exercícios físicos, ter um hobby, entre outros fatores, são excelentes dicas para aliviar o estresse.

Foque no presente! Viva o agora!

Nossas emoções são afetadas fortemente por nossos pensamentos. Quando vivemos recordando situações do passado ou imaginamos o nosso futuro, estamos fugindo do presente, que é realmente o que importa.

Ficar remoendo situações do passado ou apenas se preocupar em pensar num futuro que ainda está longe de acontecer é algo bastante prejudicial para a nossa evolução pessoal. Para desenvolver o autocontrole é preciso entender que você precisa viver o agora, se preocupar com o hoje.

Obviamente que pensar no futuro e relembrar do passado é algo natural, mas não podemos deixar que estas emoções ou desejos controlem o nosso dia a dia. É importante lembrar sempre que só podemos lidar com o presente, com o agora!

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Desenvolva o autocontrole rapidamente através dos recursos da PNL. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK