Glossário da hipnose: aprenda os termos usados no universo da hipnoterapia!

01/05/2021 às 17:38 PNL

Glossário da hipnose: aprenda os termos usados no universo da hipnoterapia!

Quando imergimos no incrível e vasto universo da hipnose, somos apresentados a uma infinidade de termos que são estranhos aos nossos ouvidos ou mesmo que apresentam um significado diferente daquilo que imaginamos. Por este motivo, nós do IBND decidimos trazer para você um Glossário da Hipnose com as principais terminologias que você precisa conhecer.

A hipnose tem se tornado uma ciência cada vez mais popular. Saindo um pouco do viés de entretenimento e apresentações artísticas, para ganhar o seu espaço nos campos da saúde médica e psicológica, afinal, as aplicações da hipnose podem ser muitas e de grande benefício para profissionais de muitas áreas.

E, é graças a esta popularização que tem gerado grande interesse pelo tema – seja apenas por curiosidade ou conhecimento profissional – que se torna fundamental facilitar o aprendizado e a compreensão no assunto.

Portanto, sem mais enrolação, vamos conhecer os termos mais populares e importantes da técnica de hipnoterapia e seus respectivos significados no Glossário da Hipnose exclusivo do IBND.

O dicionário da Hipnose Clínica

HIPNOLOGIA

Definido como o estudo da hipnose, a hipnologia (hypnós=sono e logein=estudo) estuda, principalmente, os aspectos característicos e as aplicações práticas da hipnose de caráter terapêutico ou não.

HIPNOTERAPIA

A hipnoterapia como seu próprio nome já da a entender, é a terapia que se faz por meio da técnica de hipnose. Esta vertente da hipnose pode ser utilizada no tratamento de transtornos emocionais e psicológicos como depressão, ansiedade, fobias, viciosa, além daqueles transtornos físicos como dores crônicas, fibromialgia, obesidade, insônia, alergias etc.

HIPNOTISTA

O hipnotista é aquele pessoa que traz sugestões aos clientes. Ou seja, aquele que de fato hipnotiza, que prática a arte de hipnotizar.

HIPNÓLOGO

O hipnólogo é o profissional que adquire certificação em um curso de hipnose especializado. Portanto, é o estudante da técnica de hipnose, que não necessariamente aplica a técnica. A terminação – logo vem do sentido de estudar.

HIPNOTERAPEUTA

Hipnoterapeuta é o profissional que realiza tratamento através da hipnose, mas especificamente através da hipnoterapia, também conhecido como hipnose clínica. Cabe lembrar, que esta carreira não se limita apenas a psicólogos e psiquiatras; Médicos, odontologistas, fisioterapeutas, pedagogos, etc., também podem utilizar a hipnoterapia em seu trabalho.

CONTRATO HIPNÓTICO

Podendo ser tanto verbal quanto não verbal – escrito, por exemplo - o contrato hipnótico é o  que sela que o que será feito estará dentro da ética da convenção social que será praticado. Ou seja, todo processo hipnótico deve ser baseado num contrato objetivo e longe de interpretações subjetivas.

SELO HIPNÓTICO

Basicamente, o selo ou selo hipnótico é um conceito onde um hipnotista dá uma sugestão ao cliente para que ele “trave” a mente dele, de forma que ele não consiga ser hipnotizado por outros profissionais. E a intenção disso é bem óbvia: fidelizar aquele cliente e impedir que ele busque o trabalho da concorrência.

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Também conhecidas como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são causadas ou agravadas por algum problema de caráter emocional (sentimentos como raiva, tristeza, ansiedade, angústia, medo, etc.) o que resulta em doenças físicas, podendo afetar até mesmo o funcionamento dos órgãos do corpo.

CONVINCER

Os convincers são as provas geradas para você convencer o seu potencial cliente de que ele está realmente no estado de transe hipnótico. Ou seja, é uma espécie de teste de concentração que permite ao hipnotizador saber a facilidade que determinada pessoa tem para entrar em transe.

ANAMNESE

Anamnese é uma espécie de questionário/entrevista preenchida pelo cliente ou pelo próprio hipnoterapeuta para obter informações que sejam extremamente relevantes dentro de toda a terapia.

FRACIONAMENTO

Fracionamento é um método de aprofundamento do transe hipnótico que consiste em colocar o paciente no transe mais profundo, seja através de sugestões ou demais formas que podem ser apreendidas com mais profundidade no curso de hipnose do IBND!

FATOR CRITICO

O grande objetivo de todo hipnotizador deve ser quebrar o fator critico. Afinal, ele é o filtro entre o consciente e o subconsciente e, portanto, é ele quem afeta diretamente na decisão do seu cliente de aceitar ou não as sugestões que estão sendo passadas durante a sessão de hipnose.

AMNÉSIA HIPNÓTICA

Durante o transe hipnótico é possível fazer com que o paciente esqueça, por exemplo, o seu nome, a sua comida favorita, o nome dos seus familiares. Esta é a amnésia hipnótica muita utilizada na hipnose de palco.

E.C.I – EVENTO CAUSADOR INICIAL

O ECI diz respeito ao primeiro evento que gerou um determinado problema ou trauma no paciente. Este conceito é muito importante dentro da hipnose regressiva que pode ser estudado em detalhes dentro da formação em hipnose que nós oferecemos aqui na IBND.

DICA BÔNUS: UTILIZE SEMPRE O TERMO CLIENTE, NÃO PACIENTE!

Dentro do campo da hipnose, é sempre preferível adotar o nome de cliente ao invés de paciente. Mas por quê? Pense só: a palavra paciente pode ter uma conotação bastante negativa uma vez que remete a doenças. Ou seja, você como hipnólogo esta sugerindo ao seu cliente que ele está doente, o que na maioria dos casos não é verdade. 

Quer entender estes termos da hipnose com mais profundidade? Forme-se com o IBND!

Como você pode ver brevemente no decorrer deste artigo, muitos são os termos utilizados no campo da hipnose e que são essenciais para os profissionais e futuros profissionais deste campo ainda pouco inexplorado no Brasil e no mundo.

Quer fazer parte de um grupo seleto de profissionais que podem se autodenominar hipnólogos e hipnotistas e otimizar e melhorar o atendimento aos seus clientes? O curso de hipnose do IBND focado em hipnose clinica e regressiva com PNL pode ser o que você estava buscando para dar um UPGRADE na sua vida profissional!

Nossa formação em hipnose conta com mais de 100 aulas gravadas e atualizadas conforme o mercado, além de um suporte para você tirar suas dúvidas com especialistas no assunto. Saiba mais e venha fazer parte da equipe de profissionais com certificação IBND.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK