Metodologia 5s: o que é e como aplicar esse modelo de gestão

27/05/2021 às 17:35 PNL

Metodologia 5s: o que é e como aplicar esse modelo de gestão

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso escolher um modelo de gestão que seja efeito para gerir pessoas e traga resultados para a empresa. E a metodologia 5s é um dos melhores modelos de gestão efetiva para uma empresa.

A metodologia 5s é bem prática, conseguindo direcionar a atuação das equipes em cinco níveis para que a organização possa atingir o ápice do seu desempenho.

O que é a metodologia 5s?

A metodologia 5s é um modelo de gestão que visa dar atenção aos níveis estruturais de uma empresa. A ideia é que a empresa funcione somente com o que precisa, evitando desperdício, elevando a produtividade e valorizando os colaboradores.

O método surgiu no Japão depois da segunda Guerra Mundial e foi um dos principais responsáveis por reerguer o país após a devastação deixada pelo conflito. Cada “S” da metodologia representa um princípio aplicado para a organização, confira o significado de cada um abaixo:

Seiri (senso de utilização)

O Seiri é princípio que ajuda a preparar a aplicação da metodologia. O objetivo é deixar tudo em ordem, separando o que é útil e o que é desnecessário. A ideia é separar apenas os materiais que sejam relevantes para a atuação da empresa.

Dessa maneira, a empresa destaca tudo que for desnecessário, abrindo espaço para aumentar a sua produtividade e escalonar o crescimento. Além disso, isso torna a organização posterior mais prática e simples, já que todos os recursos existentes são necessários.

Seiton (senso de organização)

Depois de descartar o que não é necessário, você precisa organizar tudo o que é útil. Dessa maneira, todos os recursos utilizados pela empresa devem ser classificados e postos em ordem de maneira que o acesso a eles seja facilitado.

Dessa forma, recursos utilizados frequentemente ficam mais acessíveis do que outros que são poucos usados. Tudo é identificável e isso ajuda bastante na organização da empresa.

Seiso (senso de limpeza)

O seiso é o senso de limpeza que consiste em criar mecanismos para evitar o desperdício. Nesse ponto, por exemplo, os colaboradores devem ser estimulados a organizar os seus arquivos, pastas e ter o hábito de excluir os arquivos que se tornarem obsoletos.

Dessa forma, o ambiente se torna mais agradável e se mantem organizado para otimizar a produtividade no trabalho.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Seiketsu (Senso de padronização)

Também é importante adotar o Seiketsu, que consiste em definir e aplicar padrões em uma empresa. É preciso desenvolver a padronização de boas práticas que devem ser desenvolvidas pelos colaboradores, como a implementação de uma cultura organizacional eficiente.

Shitsuke (senso de disciplina)

O shitsuke é um conceito que visa transformar os novos padrões da empresa em hábitos, fazendo com que a nova cultura organizacional seja um verdadeiro estilo de vida e filosofia para os colaboradores.

Dessa forma, é possível estimular os valores aprendidos e focar na capacitação contínua com treinamento empresarial dos funcionários para maior assertividade e rapidez. Com isso, é possível monitorar o andamento da implementação da metodologia 5s na empresa.

Como implementar a metodologia 5s na empresa?

A metodologia 5s tem como base uma forma de trabalho mais eficiente. Por isso, é importante conscientizar os colaboradores e capacitá-los para exercer esse novo padrão com excelência.

O mais indicado é que a implementação seja feita de setor por setor para que possa ser monitorada com mais eficiência. Todos os cinco conceitos da metodologia devem ser apresentados gradativamente para que os colaboradores consigam dominar todos os processos.

Quais são as principais vantagens da metodologia 5s?

Agora que você entende cada um dos conceitos, vamos expor abaixo quais são os principais benefícios da metodologia 5s para a empresa:

Controle e eficiência operacional

Um dos pilares da metodologia 5s é utilizar melhorar os recursos disponíveis na empresa. Dessa maneira, tudo que é útil para o trabalho fica disponível e organizado e isso torna os processos mais práticos.

Com um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, as tarefas se tornam mais simples. Com o tempo, por conta da padronização dos processos, a eficiência operacional será capaz de fazer a empresa ter melhores resultados e ainda assim diminuir os custos operacionais.

Maior produtividade

O aumento de produtividade é visível já no curto prazo. Com a implementação da metodologia, o foco passa a ser na realização de tarefas com maior propriedade. A expectativa é que os colaboradores absorvam a padronização dos processos e consigam trabalhar com mais eficiência no dia a dia.

Além de mais produtividade, será possível ter um aumento da qualidade do que é produzido. Isso é também é fundamental para as ambições da empresa no mercado.

Ambiente de trabalho agradável

A metodologia 5s tem como uma de suas bases, a implementação de uma cultura organizacional eficiente. Essa cultura torna o ambiente muito mais agradável e organizado. Dessa maneira, os colaboradores conseguem ter mais autonomia no trabalho e mais qualidade de vida.

Faça o nosso curso de coach!

No IBND temos um curso de coach com certificação internacional. Venha com a gente e aprenda tudo sobre uma das profissões mais promissoras da atualidade.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK