Feedbacks: porque eles são essenciais para a sua equipe?

15/06/2021 às 14:00 Coaching

Feedbacks: porque eles são essenciais para a sua equipe?

O mundo dos negócios é altamente competitivo e desafiador. E fazer uma gestão empresarial eficiente nem sempre é algo fácil. Uma das ferramentas mais usadas para manter uma equipe trabalhando em alta performance são os feedbacks. Por isso, elaboramos esse artigo que vai te mostrar porque eles são essenciais para manter a sua equipe muito mais produtiva no dia a dia. Fique conosco até o final da leitura! 

O que são feedbacks? 

Trata-se de uma importante ferramenta bastante utilizada no meio organizacional. O principal objetivo dos feedbacks é fazer uma avaliação da performance de todos os colaboradores no dia a dia. Através deles, também é possível alinhar tudo o que precisa ser melhorado na execução das atividades diárias e mostrar os rumos do negócio. 

Existem dois tipos de feedbacks: o positivo (que reforça os pontos fortes de cada colaborador) e o corretivo (que aponta as habilidades que precisam ser aprimoradas para o bom desempenho do trabalho). Em suma, os feedbacks são cruciais para toda organização que deseja prosperar no mercado e podem deixar o seu mindset mais desenvolvido. 

Vale salientar que um feedback não é aquele momento de apontar os erros ou tecer elogios por causa de uma situação específica do cotidiano. Na verdade, os feedbacks devem ser feitos com a máxima transparência, imparcialidade e seriedade, pois somente assim todo o trabalho pode fluir com mais naturalidade e eficiência. 

Vantagens dos feedbacks para a sua empresa 

Conheça os principais benefícios dos feedbacks para uma boa gestão do seu negócio e para ele atrair os melhores talentos do mercado:

Identifica os pontos fortes e fracos

Os feedbacks são essenciais para identificar os pontos fortes de cada colaborador e os que precisam ser aprimorados. Essa ferramenta mostra o que está funcionando como deveria e o que não está. Quando os colaboradores têm ciência de tudo isso, fica muito mais fácil fazer uma boa gestão e aumentar as chances de alcançar os objetivos traçados. 

Mas vale destacar que os feedbacks têm o objetivo de auxiliar os colaboradores a terem uma visão mais clara de quais são suas principais habilidades técnicas e comportamentais, bem como tudo aquilo que precisa de ajustes. Tudo isso pode incentivar os funcionários a se desenvolverem ainda mais, do ponto de vista profissional. E esse processo pode dar muito mais segurança para toda a equipe. 

Tarefas bem executadas

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, quando o gestor faz bom uso dos feedbacks, todos os funcionários podem ficar muito mais engajados e seguros no dia a dia. Todas as tarefas acabam sendo bem executadas, já que toda a equipe têm ciência dos seus pontos fortes e farão de tudo para deixá-los ainda mais em evidência. E essa segurança só traz benefícios para toda a organização. 

Podemos convir que, colaboradores mais seguros de si tendem a desempenhar um trabalho de excelência, justamente por causa dos feedbacks. Mesmo que o feedback seja corretivo, o colaborador vai sentir que é útil para a empresa e que tem a oportunidade de aprimorar seus pontos fracos. Mas essa abordagem precisa ser bem pensada para não causar constrangimentos e desmotivar ninguém. A intenção nunca deve ser essa. 

Aprimora a comunicação e melhora a interação entre todos 

Os feedbacks podem ajudar a aprimorar toda a comunicação entre os colaboradores de uma equipe. Essa ferramenta cria um canal onde gestores e os integrantes do time mantém contato frequente e conseguem alinhar tudo o que diz respeito ao trabalho. O mais interessante é que o feedback pode ser realizado em qualquer momento durante o expediente, já que todos estão trabalhando em perfeita sinergia

Com isso, a interação entre os líderes e membros da equipe também pode melhorar consideravelmente. Os feedbacks também ajudam a deixar a convivência mais pacífica e a melhorar o clima organizacional. Uma comunicação eficiente e uma interação diária prazerosa pode ser um chamariz para atrair os melhores talentos do mercado. Afinal de contas, todo mundo gostaria de trabalhar em uma empresa que dá feedbacks constantes e se preocupa com o desenvolvimento profissional dos seus funcionários, certo?

Dá mais motivação para a equipe

Ter uma equipe engajada, motivada e trabalhando em alta performance, é o sonho de todo empreendedor. Mas os feedbacks podem ser cruciais para que isso se concretize em sua empresa. Se bem usados com coerência, transparência e muito bom senso, os feedbacks são uma arma eficaz que podem dar muito mais motivação e empenho para toda a equipe. 

Quando os colaboradores conhecem seus pontos fortes e fracos, eles se sentem mais encorajados e podem entrar em um processo de aprendizado e evolução constante. Mas isso só acontece quando o gestor dá feedbacks que os direcionam para se desenvolverem profissionalmente. Vale destacar que a motivação é o combustível de todo ser humano e essa característica ímpar pode fazer o seu negócio prosperar de vez. 

Agora que você conhece a importância dos feedbacks para seus colaboradores, que tal implantar essa ferramenta na rotina da sua empresa e aumentar o engajamento e a motivação de todos eles? Pode acreditar, o seu negócio tem altíssimas chances de se destacar e ser disputado por profissionais altamente capacitados. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK