Existe hora certa para mudar de carreira?

15/10/2020 às 15:34 Coaching

Existe hora certa para mudar de carreira?

Muitas vezes, a insatisfação na vida das pessoas acaba acontecendo por conta do descontentamento profissional. Uma pessoa que trabalha há anos no mesmo cargo ou setor pode se sentir incomodada com a rotina e decidir buscar algo novo.

Fazer uma transição de carreira não é uma escolha fácil e nem é um processo tão simples. Aqui vamos falar sobre a mudança de carreira sob a perspectiva do coaching e da PNL. Não existe uma fórmula para fazer a transição perfeita de carreira, mas alguns momentos são mais propícios para isto e é sobre eles que falaremos aqui.

A geração Y alimentou a ideia de que o trabalho também pode ser uma fonte de prazer. A vida profissional é muito mais do que algo que fazemos para ganhar dinheiro, ela tem a ver com a forma que vemos o mundo, como tentamos ajudar o planeta e o que gostamos de fazer.

Abaixo, vamos listar alguns momentos propícios para se iniciar a transição de carreira, confira:

Insatisfação crescente

Se você tem percebido que há alguns meses ou até anos que está insatisfeito com o seu trabalho e a sua insatisfação vem crescendo, essa pode ser uma hora propícia para começar a sua transição de carreira.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o descontentamento no trabalho não é comum apenas em pessoas que se sentem estagnadas, mas também em funcionários bem-sucedidos.

Nesse momento é fundamental que você pratique o autoconhecimento, o que pode ser feito através do coaching, para que você entenda os motivos da sua frustração. Assim, você pode escolher uma nova carreira e apostar nela. Fazendo toda a transição focado no objetivo de mudar de carreira.

Novos propósitos

O trabalho sempre foi importante em sua vida e você até gosta do que faz, mas de uns tempos para cá, você descobriu novos propósitos. Você deseja ter mais tempo para cuidar de seus filhos ou está preocupando com alguma causa humanitária, por exemplo.

Esse é um momento bom para mudar de carreira. Entender que você não quer mais viver a mesma rotina porque tem outros interesses é fundamental para facilitar essa transição.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Não deseja seguir a carreira de seus ancestrais

É comum em algumas famílias que se mantenha a mesma profissão de geração em geração. Digamos que o seu avô cursou odontologia e abriu um consultório há 60 anos atrás e que seu pai deu sequência a este projeto. E agora, você se sente pressionado para continuar atuando no consultório.

Bom, você também se forma em odontologia, começa a exercer a profissão e a comandar o consultório, mas percebe que a sua vontade era outra. Nunca é tarde para mudar! Converse com o seu pai, tente preservar o consultório repassando-o para outro profissional, por exemplo, e corra atrás do seu sonho.

Esse é um momento propício para pensar na mudança de carreira e começar uma transição para preservar o negócio da família e ir atrás dos seus objetivos.

Mudança de localidade

Se você está se mudando para outro estado, cidade ou mesmo outro país, porque algo aconteceu com alguém de sua família. É uma situação alheia a sua vontade, mas que você vê com bons olhos porque desejava uma mudança em sua rotina.

Nessa nova localidade, você perceber que não há mais como atuar em sua área antiga, então por que não buscar uma nova carreira? Você pode utilizar o pagamento da sua rescisão no antigo trabalho para abrir um novo negócio ou para ter uma reserva de emergência até que consiga se estabilizar em uma nova carreira.

Desemprego

Essa é uma questão semelhante à do tópico anterior. Só que neste caso, você foi demitido após anos atuando em sua área. Você ainda é novo e está longe de se aposentar, mas não deseja seguir na mesma área. Então, este é um bom momento para buscar uma mudança de carreira.

Aqui, a transição pode ser feita com maior rapidez, afinal você precisa continuar pagando as suas contas. Busque uma nova carreira que possa lhe trazer de volta a felicidade e lhe ajude a superar a frustração de ser demitido de seu antigo trabalho.

Dica bônus: busque ajuda do coaching e da PNL

Uma maneira de entender qual é o melhor momento para mudar de carreira é recorrer ao processo de coaching e da PNL. Assim, você pode estimular o autoconhecimento e entender os motivos de sua insatisfação e encontrar a carreira que você deseja seguir para dar início a esta transição para uma nova carreira.

Faça a nossa Formação em Coaching!

Aqui no IBND possuímos uma Formação de Coaching completa com certificação internacional. Aprenda na teoria e na prática a utilizar todos os recursos dessa metodologia altamente eficaz para transformar a sua vida para melhor. Conheça a nossa Formação em Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK