José Carlos Semenzato: conheça a trajetória de sucesso do fundador do Grupo Microlins

09/11/2020 às 17:26 Coaching

José Carlos Semenzato: conheça a trajetória de sucesso do fundador do Grupo Microlins

“Pensar pequeno atrapalha o sucesso”. Se essa frase soou impactante para você, saiba que ela foi dita por José Carlos Semenzato, fundador de uma das redes de franquias de cursos profissionalizantes mas conhecidas do Brasil, a Microlins. Ele é um ótimo exemplo de superação dos obstáculos do dia a dia.

Por isso, esse post vai contar um pouco da sua trajetória de sucesso. Saiba como esse empresário, que já foi vendedor de coxinhas, conseguiu ser dono de mais de 10 marcas com cerca de 1.800 franquias. Se você precisa de mais inspiração, está lendo a história certa!

Infância humilde no interior paulista

José Carlos Semenzato nasceu em 1968 na cidade de Cafelândia, que fica no interior de São Paulo. Sua mãe era dona de casa e seu pai mestre de obras. Logo aos 13 anos, Semenzato começou a trabalhar vendendo coxinhas para ajudar no sustento da família, e, claro, para ter seu próprio dinheiro.

Como sempre demonstrou talento para os negócios, o futuro empresário, mesmo ainda sem muita experiência comercial, conseguia vender até 600 coxinhas por dia. O sucesso nas vendas foi tanto que ele teve que recrutar mais duas pessoas da sua família para ajudá-lo no trabalho.

O tempo passou, mas a vontade de empreender de Semenzato não. Depois de conseguir comprar um Fusca com o dinheiro da venda das coxinhas, o jovem começou a fazer cursos de programação e computação, já que tinha interesse nessa área. Nessa época, ele trabalhava em uma copiadora da cidade e chegou a ser promovido a gerente.

Fundação da Microlins

Depois de demonstrar habilidade para lidar com o público e interesse por computadores, Semenzato foi convidado a trabalhar em uma renomada construtora. O gosto pela programação era tanto, que o futuro empresário trabalhava de 12 a 14 horas por dia, fazendo aquilo que mais gostava: programar.

Para se ter uma ideia, com apenas 17 anos, Semenzato já tinha desenvolvido softwares de contas a pagar e a receber e de controle de estoque. Com 18 anos, devido a sua enorme competência, foi convidado para dar aulas de computação para alunos do segundo grau técnico.

Mesmo diante do enorme sucesso com as aulas de computação e de reforço na área, em 1991, aos 23 anos, Semenzato deixou o emprego de professor, mesmo com um ótimo salário, e decidiu que era hora de empreender: nascia a Microlins. Com suas economias e o dinheiro da rescisão, ele comprou 4 computadores para dar aulas. 

O sucesso dessa rede de ensino de informática, que era uma novidade no início dos anos 1990, foi tão grande que, em apenas 2 meses, a Microlins já tinha 200 alunos em sua base. Como nunca pensou “pequeno”, em 1994, a instituição já contava com 17 escolas próprias. A psicologia organizacional também pode ser uma grande aliada do sucesso.

Aperto financeiro e inovação

Mas nem tudo foi fácil na trajetória empreendedora de Semenzato. Com a chegada do Plano Real, os altos juros das prestações de leasing de mil computadores quase levaram à falência a Microlins. A justiça chegou até a apreender alguns bens de Semenzato para amenizar a sua enorme dívida.

Depois dessa difícil fase passar, Semenzato, para evitar o esgotamento mental e com sua grande visão para os negócios, decidiu apostar na rede de franquias. Sendo assim, repassou 17 pontos para pessoas interessadas em seu negócio. A coisa deu tão certo que, no final dos anos 90, a rede Microlins já tinha 150 unidades.

Nessa mesma época, Semenzato decidiu inovar ainda mais e começou a oferecer, além dos tradicionais cursos de informática, diversos cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda. Em 2000, mais uma inovação de Semenzato: a Microlins começou a distribuir cursos e computadores em um programa de TV capitaneado pelo famoso cantor Netinho, que batia recordes de audiência.

Depois dessa estratégia inteligente de Semenzato, o crescimento médio foi de 100 unidades Microlins inauguradas por ano. Em apenas 30 dias, o caixa da empresa triplicou. A constante presença da Microlins nos programas de TV foi o estopim para que outras marcas ganhassem notoriedade no mercado de franquias.

Microlins: referência para futuros empreendedores

Em seu auge, a Microlins chegou a ter 700 franquias e cerca de 500 mil alunos. Mesmo diante de tantos obstáculos como empreendedor, Semenzato é a prova viva de que, quando se tem foco e objetivos bem definidos, nada se torna de fato um empecilho.

Atualmente, o empresário está à frente da SMZTO Holding de Franquias, além de ser sócio de mais de dez marcas famosas com mais de 1.800 franquias no total. Em 2018, o faturamento do empresário foi de R$ 1,45 bilhão. Nada mal para quem começou se aventurando no mundo dos negócios vendendo coxinhas, certo?

Principais ensinamentos de Semenzato aos futuros empreendedores

  • “O principal objetivo de um negócio deve ser realizar pessoas”;
  • “Faça uma análise detalhada de todos os aspectos do negócio, principalmente do perfil do cliente”;
  • “Veja soluções onde os demais enxergam problemas. Se você focar nas dificuldades, acaba se tornando refém delas”;
  • “ Tenha muita resiliência em sua carreira como empreendedor. Sem essa qualidade, tudo fica mais complicado”;
  • “Muita coragem para ousar, desde que você observe a hora de dar o passo certo no momento oportuno. Mas mudanças radicais também podem ser necessárias”.

Falta de inspiração para vencer os desafios como empreendedor não vai mais faltar depois dessa bela história, não é?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK