Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso começando do zero

06/11/2020 às 13:46 Coaching

10 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso começando do zero

Se você sempre sonhou em empreender e decidiu que esse é o melhor momento para encarar esse desafio, está lendo o artigo certo. Conheça 10 valiosas dicas que podem te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso e consolidar sua marca, mesmo começando do zero. Preparado? Então, vamos lá!

Identifique o seu perfil de empreendedor

Muitos empreendedores iniciantes simplesmente ignoram isso. Primeiramente, é fundamental identificar qual é o seu perfil de empreendedor. Veja se você terá mais afinidade em abrir uma marca própria ou se tornar um franqueado de uma marca já consolidada no mercado.

Ambos os modelos de negócios apresentam vantagens e desvantagens. Mas é primordial você trabalhar com algo que realmente gosta e que faça você se sentir motivado no dia a dia, sem esquecer de levar em consideração todos os seus valores e objetivos.

Sem idealizações absurdas

Se você está começando a empreender agora, aconselhamos que você não deve idealizar a sua vida de empreendedor como sendo repleta de conforto, poucas horas de trabalho e muito dinheiro. Isso não passa de mera ilusão.

Com o tempo e bastante dedicação da sua parte, pode ser possível chegar próximo desse patamar. Mas é importante você não idealizar nada disso, principalmente no início da sua jornada como empreendedor. Pés no chão, foco e muito trabalho!

Conheça o mercado e sua concorrência

Você tem uma ideia de negócio que acredita que vai dar certo? Antes de mais nada, é necessário conhecer o mercado em que pretende atuar e analisar os seus principais concorrentes. Todo segmento tem suas particularidades e desafios.

Começar um negócio sem saber ao menos como anda a concorrência e as particularidades do segmento escolhido, é a mesma coisa que dar um tiro no escuro. As chances de acertar o alvo serão mínimas.

Considere fazer modificações

Acreditar naquilo que gosta e que vai fazer com afinco, é fundamental para que todo empreendedor iniciante tenha sucesso. Mas o problema é que nem sempre as necessidades do mercado têm a ver com o que você gosta.

Por isso, considere fazer algumas adaptações ao longo da sua jornada empreendedora. Muitas vezes, pequenas mudanças são cruciais para impulsionar um negócio e consolidar uma marca no mercado.

Aprenda sempre

Não é porque você está querendo empreender que já sabe tudo, certo? Por isso, aprenda sempre, independentemente da situação. Toda oportunidade pode ser uma excelente chance de aprender ainda mais. A nossa dica aqui é aprender mais sobre psicologia organizacional

Sendo assim, procure ficar sempre antenado em relação ao mercado, acompanhe blogs, busque ajuda com especialistas, faça cursos e esteja sempre bem informado. Lembre-se de que o conhecimento faz parte do sucesso de um negócio.

Prepare-se para realizar qualquer tarefa

Você deve estar ciente de que começar um negócio do zero exige muito trabalho e dedicação integral. Por isso, prepare-se para fazer todo tipo de tarefa no seu dia a dia, principalmente no início do negócio.

Atender clientes, negociar com fornecedores, vender suas ideias, cuidar da parte financeira e burocrática, além de outras tarefas diárias de gestão, podem fazer parte da sua rotina como empreendedor, principalmente no início. É bom estar preparado para isso.   

Tenha cuidado especial com as finanças

Quando um negócio demonstra que pode engrenar no mercado, diversos empreendedores iniciantes se empolgam e esquecem de fazer uma boa gestão financeira. E esse é um ponto extremamente crucial para a sobrevivência de qualquer empresa.

Por isso, mesmo que esteja com agenda apertada de compromissos profissionais, não se descuide da parte financeira do seu empreendimento. Não misture finanças pessoais com as da sua empresa, pois com o passar do tempo pode virar uma bagunça.

Faça bom uso da tecnologia

A tecnologia está aí para nos ajudar, certo? Então, nada mais justo do que fazer o bom uso dela na gestão da sua nova empresa. Modernos softwares e aplicativos é o que não faltam para facilitar a vida de todo empreendedor. Mas ler um livro que seja referência em sua área de atuação, também pode ajudar.

Seja para aumentar as vendas, fazer um bom planejamento, atender os clientes ou fornecedores, cuidar das finanças, fazer reuniões ou pagar contas, o fato é que você deve usar toda tecnologia em prol do seu negócio. Com ela, tudo fica mais fácil e organizado.

Estratégias de marketing são fundamentais

Sem uma boa e eficaz estratégia de marketing, o seu negócio não terá visibilidade no mercado. Isso é um fato. Sendo assim, apostar em estratégias de marketing digital é praticamente uma obrigação para qualquer empresa, física ou online.

O marketing é responsável por atrair novos clientes, fidelizar os antigos, atingir em cheio o seu público-alvo e consolidar a sua marca no mercado. Um negócio que não investe em marketing está fadado ao fracasso, em pouco tempo.

Jamais desista

Se você está pensando em empreender, deve ter maturidade para saber que os desafios são inevitáveis no seu dia a dia. Por isso, é natural pintar aquela desmotivação ou falta de energia de vez em quando, principalmente quando o retorno financeiro não é imediato. Afinal, alcançar o sucesso nunca foi fácil.

Mas mesmo que as coisas, de uma forma ou de outra, ainda não estejam do jeito que você gostaria, seja resiliente e jamais desista do seu sonho.  A resiliência é uma qualidade que deve ser inerente a todo empreendedor, seja iniciante ou veterano.

Agora é só seguir à risca todas as nossas dicas e boa sorte em seu negócio!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®