Estresse físico e emocional

16/03/2021 às 14:35 Hipnose

Estresse físico e emocional

O estresse é uma palavra adaptada do Inglês stress, que significa tensão, pressão ou insistência. Emprestado da física, o termo diz respeito à capacidade de um material ser exposto à tensão e desgaste. O estresse é uma reação do corpo a situações prejudiciais - sejam elas percebidas ou inconscientes. Hoje em dia, o estresse é considerado a epidemia da vida moderna, já que afeta indivíduos de todas as idades e estilos de vida.

Quando o indivíduo se vê em uma situação de ameaça, seu corpo responde liberando hormônios que o preparam para a “luta ou fuga”, escolhas de como reagir diante do problema. A frequência cardíaca aumenta, a respiração acelera, os músculos se contraem e a pressão arterial aumenta, de forma que nosso organismo nos proteja do perigo.

 

Causas do estresse físico e emocional

O que gera estresse em uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. Algumas pessoas possuem maior resiliência e conseguem lidar melhor com o estresse, enquanto outras possuem maior dificuldade e resistência às adaptações.


Sintomas do estresse físico e emocional

Em pequenas doses, o estresse pode ser um impulsionador para realizar suas tarefas e evitar que você se machuque. É um sinal de que está na hora de parar e avaliar o que está acontecendo. No entanto, o estresse crônico passa a alterar as funções do organismo e tende a gerar danos fisiológicos já que libera grandes doses de adrenalina no corpo. Esgotamento físico, emocional e mental, diminuição da libido, problemas digestivos e alterações no apetite, queda de cabelo e bruxismo são sinais comuns do estresse crônico, além de uma constante tensão muscular e dores crônicas.

Dentre os sintomas do estresse, a alteração no ritmo de sono, má alimentação, doenças na pele e dores de cabeça são alguns sinais. O estresse favorece o envelhecimento precoce, prejudica a memória e pode diminuir a imunidade do organismo por diversas razões distintas, peculiares para cada indivíduo.

 

Estresse agudo

O estresse agudo é uma reação do corpo e da mente a um momento ou fato estressante de forma constante. Quanto mais situações desafiadoras enfrentamos, maiores são as chances de desenvolver o estresse agudo, que deve ser evitado o quanto antes. Um fator muito importante é a sensibilidade individual que pode fazer com que não nos adaptemos aos sinais de alerta presentes.

 

Avaliação do estresse físico e emocional

É importante avaliar quando os sintomas surgiram, descrevê-los, avaliar seu índice de estresse, as dificuldades que tem passado e que estão prejudicando a sua vida de alguma forma. Monitore seu estado mental ao longo do dia e registre o motivo pelo qual está se sentindo estressado, pois perceber padrões pode ajuda-lo a evitar tais situações ou preparar-se melhor para lidar com elas.

O estresse só é negativo quando passa a se tornar excessivo e as preocupações do mundo atual, sempre crescentes, podem desencadear picos de estresse que devem ser monitorados.

 

Terapias

Para minimizar a intensidade e os prejuízos físicos e mentais do estresse, a prática de terapias alternativas é uma das possibilidades a serem buscadas por aqueles que desejam eliminar sintomas indesejáveis de forma natural e definitiva.

Apesar de não substituírem a psicoterapia e o acompanhamento médico, as terapias holísticas e complementares auxiliam no alívio da tensão, estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro, têm efeito relaxante e distensionam a musculatura, entre outros benefícios. Elas podem ajuda-lo a criar novos hábitos mais saudáveis como vivenciar momentos de lazer, diversão e prazer, construir relacionamentos saudáveis e desenvolver maior resiliência frente aos desafios ou ameaças percebidas.

 

Hipnose para o controle do estresse físico e emocional

Uma boa opção de terapia complementar que pode ser utilizado para lidar com o estresse é a hipnose, na qual o indivíduo entra em um estado de relaxamento profundo, chamado transe, no qual há a diminuição da frequência cardíaca e cerebral, aumentando a concentração em coisas boas e prazerosas.

Já nas primeiras sessões é possível perceber sinais de recuperação através da hipnose em relação às terapias convencionais. Motivado pelo hipnoterapeuta, o indivíduo tem acesso ao seu subconsciente, entrando em contato com o episódio exato em que um trauma foi desencadeado e que pode estar gerando o estresse atual. Através da identificação do evento causador, o cliente pode trabalhar de maneira consciente para supera-lo.

O hipnólogo pode acessar, através da hipnose, o evento causador e remover a carga emocional desse registro, desassociando a conexão entre a mente e a fisiologia e revertendo as reações a questões que antes seriam geradoras de estresse.

Também é possível aplicar âncoras motivacionais em seu cliente, ajudando-o a responder de forma positiva às situações do dia a dia, de forma que consiga conquistar uma vida mais saudável, feliz e equilibrada.

Veja, por exemplo, esse tratamento utilizando a Hipnose e a PNL para ansiedade.

 

Dicas para controlar o estresse físico e emocional

Dificilmente não teremos contato com o estresse no dia a dia. A questão está em como manejamos esse estresse através de algumas ações que podem ser importantes para administra-lo. É válido lembrar que, se possível, procurar um profissional da saúde, fazer terapia e cuidar da sua alimentação e rotina, além de complementar com terapias complementares, pode ajudar no combate do estresse.

 

Veja abaixo algumas dicas para lidar com estresse:

1. Retire um tempo para você. Faça pequenas pausas no dia a dia para renovar as energias e recuperar seu fôlego.

2. Mude e reorganize sua rotina, seja no trabalho ou em casa.

3. Respeite seus limites.

4. Delimite um tempo para cada atividade, evite realizar muitas tarefas ao mesmo tempo.

5. Faça atividades físicas, elas te ajudarão a prevenir estados de estresse maiores.

6. Priorize o descanso. Tempo é vida!

7. Cuide dos ambientes em que convive. Crie um contexto de saúde para viver.

8. Alimente-se de modo saudável para não prejudicar seu sistema imunológico.

9. Desenvolva uma atividade como yoga ou meditação.

10. Seja criativo, movimente sua espiritualidade e conecte-se consigo mesmo.

11. Utilize o estresse a seu favor, como impulso para melhorar seu desempenho no trabalho.

12. Procure rir mais, pois isto reduz a quantidade de cortisol e adrenalina secretados pelo corpo.

13. Durma bem e dê tempo para seu organismo se recuperar dos “ataques” diários.

14. Respire fundo, buscando regular suas próprias emoções.

15. Pratique exercícios que ajudem a mudar o foco.

16. Aprenda a lidar com a pressão externa enquanto mantém seu equilíbrio.

Você pode vencer o Estresse físico e Emocional, por isso, não perca a oportunidade de tornar sua vida mais saudável. Procure a ajuda de um especialista ou de um médico e perceba as vantagens em você!

Se você deseja atendimento online com um terapeuta você pode utilizar a plataforma AliviaMente.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK