Diversidade no trabalho: por que ela é importante?

01/03/2021 às 18:17 Coaching

Diversidade no trabalho: por que ela é importante?

Nos dias atuais, muito se discute sobre a diversidade no trabalho e sua importância para uma empresa, em diversos aspectos. Deixando o preconceito ainda existente em nossa sociedade um pouco de lado, vamos te mostrar nesse post os motivos que a diversidade no ambiente de trabalho é fundamental e deve ser incentivada, ao máximo. Fique conosco até o final da leitura e saiba mais a respeito. 

Diversidade no trabalho: o que é isso? 

Quando falamos em diversidade no trabalho, nos referimos a profissionais de ambos os sexos que tenham algum tipo de deficiência, que pertençam a etnias e classes sociais diferentes, e que façam parte dos grupos LGBT. Vale ressaltar que a nossa sociedade é bastante diversificada e não podemos fechar os olhos para as pessoas consideradas “diferentes”, do ponto de vista social. 

A diversidade no trabalho significa uma postura sensata e madura das organizações no que diz respeito ao acolhimento de profissionais que fazem parte da pluralidade da nossa sociedade. E isso implica em respeitar as diferenças, ter mais tolerância e apoiar a inclusão social. Somente dessa forma, é que o preconceito e o machismo podem acabar algum dia. Até o seu mindset pode ficar mais em evidência. 

Importância da diversidade no trabalho dentro das empresas

Se você é um empreendedor, conheça os benefícios de ser a favor da diversidade dentro do ambiente de trabalho e faça a sua empresa prosperar: 

Resultados positivos

A diversidade no trabalho pode trazer resultados mais positivos para a organização em geral. Isso se deve ao fato dos colaboradores estarem mais felizes, motivados e engajados no dia a dia. Estar em um ambiente acolhedor e que existe aquele espírito de cooperação mútua, sem qualquer tipo de preconceito, pode ser gratificante para qualquer profissional. 

E tudo isso se traduz em uma melhor qualidade de vida para toda a equipe, que ficará mais estimulada. Ou seja, todos trabalham com mais eficiência e sempre dando o melhor de si. No final, a organização é que sai ganhando, pois os resultados podem ser cada vez mais positivos, quando se apoia a diversidade. 

Conflitos menos recorrentes

Nas empresas que existe o respeito e, principalmente, o incentivo à cultura da diversidade no trabalho, os conflitos se tornam bem menos recorrentes. Com a implantação de uma política de boa convivência e respeito às diferenças, o convívio diário pode ficar mais pacífico, pois a tolerância está mais em evidência dentro do ambiente corporativo. O uso da hipnose também ajuda bastante. 

Por isso, todas as diferenças de opiniões são respeitadas e não levam a desentendimentos ou discussões sem necessidade. E isso pode ser de grande valia para toda a empresa, pois, um ambiente de trabalho em que os colaboradores se respeitam e colaboram uns com os outros, é altamente eficiente no alcance dos objetivos. Pode acreditar! 

Pouca rotatividade

Pode até não parecer, mas uma organização que incentiva a diversidade, o respeito e a tolerância, pode reduzir drasticamente a rotatividade de funcionários. Isso se deve ao fato da convivência ser muito mais harmônica e prazerosa dentro de um ambiente de trabalho diversificado. Trabalhar em um local em que a exclusão marca presença constante, não é nada benéfico. 

Organizações que contam com equipes intolerantes e pouco respeitosas às diferenças, tendem a ter um índice altíssimo de rotatividade, pois muitos profissionais não sabem lidar com a exclusão. Em contrapartida, uma equipe unida que acolhe as diferenças pode manter os colaboradores mais motivados e, sobretudo, seguros no dia a dia. E tudo isso leva ao crescimento do senso de cooperação e, consequentemente, a redução do turnover. 

Ambiente de trabalho mais criativo

Você sabia que uma empresa que valoriza e incentiva a cultura da diversidade, tem muito mais chances de ter equipes de trabalho mais criativas? É verdade! Os funcionários sentem mais liberdade de expressar suas opiniões e colocar em prática todas as suas competências profissionais. E o resultado final é um ambiente de trabalho muito mais criativo e dinâmico. 

Novas ideias, conceitos e opiniões a respeito de um determinado assunto, podem instigar a criatividade coletiva. Quando estamos inseridos em um ambiente livre de qualquer tipo de preconceito, temos muito mais liberdade de expressão, o que pode fortalecer o engajamento e a criatividade. E não existe nada melhor do que ter a liberdade de mostrar todo o nosso potencial. 

Imagem da empresa mais valorizada

Uma organização que promove o incentivo à cultura da diversidade é muito mais valorizada no mercado. Essa postura admirável é sempre bem-vista por todos e pode mostrar uma responsabilidade social enorme. E o respeito à diversidade, além de dar mais notoriedade e prestígio para a empresa, também pode atrair bons talentos para a mesma. 

Afinal de contas, quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que valoriza a diversidade e que prioriza o respeito e a tolerância com as diferenças? Mais uma vez: quem sai ganhando é a organização, em diversos aspectos. Uma empresa que tem uma boa imagem no mercado, transmite muito mais credibilidade e confiança para todos os seus clientes. 

Está vendo como a diversidade no trabalho pode ser importantíssima para a prosperidade do seu negócio? Se você ainda não implantou essa cultura, é melhor cogitar essa possibilidade o mais depressa possível. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK