Motivação no trabalho: 5 dicas de ouro

22/04/2021 às 20:12 Coaching

Motivação no trabalho: 5 dicas de ouro

Manter a motivação diária, seja no trabalho ou na vida pessoal, nem sempre é fácil. Os desafios e obstáculos podem nos fazer desistir dos nossos objetivos, além de nos deixar literalmente para baixo. O post de hoje traz 5 dicas valiosas sobre como você pode manter a sua motivação no trabalho. Pode até não ser fácil, mas é totalmente possível se tornar um profissional cada vez mais motivado. Tire o máximo de proveito da leitura! 

Estabeleça metas e objetivos realistas

Essa é a primeira dica para se ter mais motivação no trabalho. A maioria dos profissionais é movida pelos sonhos e conquistas na carreira. Por isso, que tal começar a estabelecer metas e objetivos para o seu dia a dia enquanto profissional? A sua motivação para alcançá-los ficará nas alturas, pois só vai depender de você, na maioria das vezes. Foque em seu objetivo profissional e turbine a sua motivação. 

Mas vale lembrar que as metas e objetivos traçados por você precisam ser realistas e condizentes com a sua situação atual. Por exemplo, de nada adianta estipular o objetivo de se tornar o gestor da sua equipe no prazo de 6 meses, se você não tem nenhuma habilidade de liderança ou competências técnicas para esse cargo. Simplesmente você não vai conseguir. E aí a frustração pode aparecer!

Invista na sua carreira

Para manter a motivação no trabalho, o profissional precisa querer algo a mais para si. Ficar na mesmice e sem nenhuma perspectiva de melhora pode ser o fim. Dessa forma, a nossa dica é investir na sua carreira o máximo que puder. Participe de workshops, treinamentos, feiras, eventos, palestras, oficinas e cursos dentro da sua área de atuação. Você pode se tornar um colaborador muito mais capacitado e motivado. 

Procure adquirir novas habilidades técnicas que serão úteis em sua carreira profissional, sempre tentando melhorar os pontos que precisam ser aprimorados. Quanto mais você aprender, mais motivação no trabalho vai ter. O fundamental é investir em seu aprendizado constante, pois quanto maior for a sua bagagem de conhecimento, maiores serão as chances de você se dar bem em sua profissão. E a sua motivação agradece! 

Contribua para melhorar o clima organizacional

Ninguém merece trabalhar em uma empresa cujo clima dentro do ambiente de trabalho é o pior possível. Isso pode ser extremamente desanimador para até o mais talentoso profissional. Mas você pode fazer a sua parte e contribuir para melhorar o clima organizacional, restabelecer toda aquela harmonia entre os membros da equipe e, claro, a sua motivação no trabalho. Vale salientar que a hipnose também pode ser útil nesse processo. 

Dessa forma, procure sempre colaborar para manter um clima agradável dentro do ambiente de trabalho e toda aquela sinergia, tão necessária nos dias de hoje. Se cada funcionário contribuir positivamente, o clima dentro da empresa pode ficar cada vez mais harmonioso. Evite fofocas, comentários negativos, críticas e tudo mais que possa provocar brigas e discussões sem necessidade. A motivação de todos agradece. 

Mantenha o respeito e a empatia acima de tudo

Manter o respeito com todos os colaboradores dentro do ambiente de trabalho é algo fundamental. Independentemente do cargo que cada funcionário exerça dentro da organização, você deve tratar todos com o máximo de respeito e de forma igualitária. Quando o respeito predomina dentro do ambiente corporativo, a motivação pode ficar nas alturas. Sem mencionar que, trabalhar em uma empresa em que todos os colaboradores mantêm o respeito mútuo, pode ser gratificante.

Outro ponto importante para se manter a motivação no trabalho é praticar a empatia. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro e entender tudo que ele está sentindo em uma determinada situação. Quando o nível de empatia é alto entre os funcionários de uma empresa, inevitavelmente vai existir um aumento da motivação no trabalho por parte de todos. Praticar a empatia é algo essencial dentro de qualquer organização. Pense nisso! 

Evite reclamar o tempo todo

Você já deve ter escutado por aí o seguinte ditado: “As reclamações agravam as dificuldades”. E é a mais pura verdade. Reclamar o tempo inteiro de tudo e de todos em nada vai adiantar e ainda pode incomodar bastante os seus outros colegas. Lembre-se de que o negativismo pode ser altamente contagiante, seja em casa ou no ambiente de trabalho. E ficar reclamando não é a solução para os problemas do dia a dia. Praticar a resiliência é o mais recomendado. 

Dessa forma, se você quiser ter mais motivação no trabalho, evite reclamar. Pelo contrário, faça algo produtivo para que o motivo da sua reclamação seja resolvido ou desapareça por completo. Afinal de contas, pode ser extremamente desagradável trabalhar com alguém reclamando o tempo inteiro da empresa, do salário, das tarefas, do chefe e até dos colegas de trabalho. Lembre-se: motivação e reclamação nunca combinaram. 

 Agora que você conhece as nossas dicas para manter a motivação no trabalho sempre nas alturas, chegou a hora de colocá-las em prática para se tornar um colaborador cada vez mais motivado no dia a dia. Pode acreditar, isso é totalmente possível. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK