Conheça os principais tipos de inteligência

20/11/2020 às 15:04 PNL

Conheça os principais tipos de inteligência

Você sabia que existem diversos tipos de inteligência? Não? Bom, isso pode explicar o fato de algumas pessoas terem aptidão para certas atividades e outras não. Descobrir os nossos tipos de inteligência pode ser fundamental para aprimorar o nosso aprendizado.

O estudo sobre os diversos tipos de inteligência se iniciou em 1980 com a Teoria das Inteligências Múltiplas formulada pelo psicólogo Howard Gardner, que estudava em Harvard e percebeu que as pessoas possuem diferentes percepções e formas de compreender e adquirir conhecimento.

Nesse conceito, a inteligência não é algo que pode ser quantificar de forma linear, logo não há apenas um tipo de inteligência. Os tipos de inteligência são nesta teoria, uma forma de estimular e valorizar as aptidões de cada pessoa. Porém, em nada estão relacionados a talentos ou dons.

Pela teoria das inteligências múltiplas, o certo deveria existir diversas formas de educar que se complementem. Afinal, pessoas diferentes possuem necessidades diferentes. Nenhum aluno deveria se “encaixar” no formato educacional de uma instituição, a escola que deveria apresentar formas para maximizar o seu aprendizado.

Quais são os principais tipos de inteligência?

Cada tipo de inteligência possui suas próprias características. Gardner identificou sete tipos de inteligência em sua pesquisa, veremos um pouco mais sobre eles abaixo:

Inteligência Espacial

Quem desenvolve a inteligência espacial compreendem o mundo através do seu olhar. Elas fazem representações positivas do que está ao seu redor. Pessoas com a inteligência espacial desenvolvida tem aptidão para lidar com formas, cores, medidas e mapas, por exemplo.

Estas pessoas possuem um senso visual e criativo forte e conseguem visualizar algo que ainda não existe, criando coisas novas a partir da criatividade. Geralmente, os que desenvolvem a inteligência espacial são designers, artistas, arquitetos, atuando sempre em profissões que necessitam de uma boa habilidade visual.

Inteligência Musical

A inteligência musical atua principalmente na audição. Pessoas com inteligência musical bem desenvolvida tem uma audição aguçada e consegue distinguir claramente o som de diferentes vozes, notas e ritmos. Essas pessoas possuem habilidades voltadas para o ramo música, tendo aptidão para aprender a tocar instrumentos musicais com facilidade.

Geralmente, estas pessoas se destacam como músicos ou críticos musicais, DJs, diretores de TV, professores de música. Esse tipo de inteligência aguça o sentido da audição de maneira impressionante.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Inteligência Motora

Esse tipo de inteligência atua na coordenação do corpo. Pessoas com inteligência motora bem desenvolvida são capazes de se mover com mais agilidade e precisão, tendo excelente desempenho em atividades esportivas e de expressão corporal.

Geralmente, quem possui uma inteligência motora bem desenvolvida acaba sendo atraído para o mundo dos esportes ou se tornando dançarino ou bailarino. Elas conseguem utilizar o corpo de uma forma precisa e inteligente para obterem excelentes resultados em suas ações.

Inteligência Linguística

A inteligência linguística atua na tradução de palavras, sejam elas escritas ou faladas. Pessoas com inteligência linguística bem desenvolvida são bons leitores, costumam falar e escrever muito bem e consegue se expressar com clareza e objetividade.

Estas pessoas também possuem facilidade para aprender novos idiomas e se identificam com funções que prezam por uma boa comunicação verbal. Geralmente, estas pessoas se tornam escritores, poetas ou jornalistas.

Inteligência Lógica

Também conhecida como inteligência matemática, a inteligência lógica representa a facilidade de lidar com números. Pessoas que desenvolvem esse tipo de inteligência tem facilidade para lidar fórmulas, tem um bom raciocínio lógico e aptidão para fazer cálculos.

Geralmente, estas pessoas trabalham em profissões que necessitem de uma habilidade lógica e um bom senso analítico, como por exemplo, engenheiros, cientistas e matemáticos. Além disso, estas pessoas costumam ser bastante disciplinadas, organizadas e possuem uma excelente memória.

Inteligência Interpessoal

A inteligência interpessoal é fundamental para quem deseja assumir cargos de liderança. Esse tipo de inteligência é comum em grandes influenciadores e formadores de opinião.

Pessoas com inteligência interpessoal desenvolvida conseguem construir relacionamentos facilmente por conta de sua empatia e comunicação direta. Geralmente, estas pessoas escolhem profissões ligadas ao entendimento humano como psicólogos e professores.

Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal é o oposto da inteligência interpessoal. Pessoas que desenvolvem esse tipo de inteligência conseguem compreender melhor a si mesmos. São pessoas com autoconhecimento elevado e tomam decisões pautadas pelas suas opiniões.

Elas também conseguem explorar todo o seu potencial e lidar com hábitos ruins. Outra característica comum dos indivíduos com inteligência intrapessoal desenvolvida é a forma como lidam e questionam a existência humana. Por isso, estes possuem aptidão para profissões deste ramo como sociologia e filosofia, por exemplo.

E aí, consegue descobrir qual é o seu principal tipo de inteligência? Descobri-lo é importante para conseguir explorar todo o seu potencial. Estimule o autocnhecimento para se compreender e entender o seu tipo de inteligência. 

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aprenda a utilizar todos os recursos da programação neurolinguística e transforme para melhor a sua vida e a vida de outras pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK