O que é altruísmo e como se tornar uma pessoa altruísta?

04/01/2021 às 22:04 PNL

O que é altruísmo e como se tornar uma pessoa altruísta?

Uma pessoa altruísta consegue preservar alguns valores importantíssimos para conviver com outras pessoas, podendo criar ambientes mais agradáveis e harmoniosos. O que será que significa altruísmo? É preciso entender esse conceito para compreender por que ser tornar altruísta é um passo importante na vida.

O que é o altruísmo?

O primeiro a levantar o termo “altruísmo” foi o filósofo francês Isidore Comte, o país do positivismo e que ajudou a construir a sociologia. Foi em 1830, que Comte classificou um grupo de ações de cunho pessoal como altruísmo.

Todas essas atividades indicam que a pessoa se preocupa e busca fazer bem ao próximo. Em outras palavras, uma pessoa altruísta pensa tanto em si como nos outros. Comte também afirmou que o altruísmo surge como construção pessoal, ele é uma característica comum do ser humano, não tendo nada a ver com uma relação divina ou sobrenatural.

Nesse sentido, Comte quis dizer que para ser uma pessoa altruísta e fazer o bem ao próximo, não era precisa ser integrante de um grupo religioso, por exemplo, bastava que alguém ensinasse o altruísmo ou mesmo que pessoa tivesse uma aptidão para praticar tais ações.

Se você está pensando que ser altruísta é fazer doar roupas para caridade uma vez por ano, você está completamente errado. O altruísmo, segundo Comte, é um traço de personalidade, logo uma ação pode ser altruísta, mas para que uma pessoa possa ser considerada altruísta, ela precisa praticar essas ações com frequência e recorrência.

Como se tornar uma pessoa altruísta?

Como Comte explicou em 1830, não há nada de sobrenatural ou divino no altruísmo, ou seja, ele não é um dom. Logo podemos entender que qualquer um pode aprender e desenvolver o altruísmo.  Com a ajuda de coach, por exemplo, uma pessoa pode iniciar um processo para se tornar altruísta.

Trabalhando o autoconhecimento e a inteligência emocional, fica muito mais fácil controlar características pessoais negativas como o egoísmo, a raiva e a soberba. Tendo controlado esses fatores, é possível começar a melhorar a nossa postura através de ações altruístas recorrentes.

Pensar tanto nos outros como você pensa em você é o caminho para se tornar uma pessoa altruísta, confira abaixo algumas ações altruístas que podem lhe ajudar a desenvolver essa característica:

  • Visitar doentes
  • Ajudar um vizinho, um amigo ou um desconhecido com alguma dificuldade que ele possua
  • Doar roupas, objetos e mantimentos para instituições de caridade
  • Criar ou apoiar projetos em benefício de causas específicas

Todas essas ações são consideradas ações altruístas. Se você deseja se tornar uma pessoa altruísta, você precisa começar a praticá-las!

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Quais são os principais benefícios do altruísmo para a nossa vida?

São muitos os benefícios do altruísmo! Seja na vida pessoal ou na vida profissional, é possível ter o altruísmo como prática e isso pode ajudar bastante uma pessoa ao longo de sua vida. Confira os principais benefícios que o altruísmo pode lhe trazer abaixo:

Bem-estar pessoal

Se pararmos para pensar, por mais que não tenhamos o hábito de realizar ações altruístas, sempre que realizamos algo do tipo e fazemos o bem a alguém nos sentimos muito bem. A sensação de ajudar o próximo é muito boa e gratificante. Isso alimenta o nosso bem-estar pessoal.

Esse é um dos maiores benefícios do altruísmo para a nossa vida, ele nos ajuda a estarmos melhor com nós mesmos. Ter essa característica de praticar boas ações de forma recorrente e é uma forma nos aproximarmos mais da nossa felicidade investindo em pequenas coisas.

Empatia

Uma pessoa altruísta tem facilidade para praticar a empatia. Isso porque ela está sendo pensando nos outros, nunca somente em si. Isso torna muito mais fácil desenvolver habilidades como a empatia e outros recursos como a escuta ativa, por exemplo. Se colocar no lugar do outro é fundamental para criar bons relacionamentos

Relacionamentos mais saudáveis

E justamente pela empatia, como falamos acima, pessoas altruístas tem mais facilidade em desenvolver relacionamentos saudáveis. A preocupação com o bem-estar dos outros acaba criando uma bolha de proteção ao relacionamento, fazendo com que ele seja desenvolvido com base em confiança e reciprocidade.

Um estilo de vida

O altruísmo é um estilo de vida benéfico para todos. Sempre precisamos estar praticando o altruísmo, isso deveria ser um objetivo de todas as pessoas. Quando temos o altruísmo como um estilo de vida conseguimos ser mais felizes com poucos e compreender tudo o que está ao nosso redor.

E aí, compreendeu como ser altruísta é importante e pode ser benéfico para a sua vida? Comece a praticar ações altruístas e veja a diferente que isso fará para você.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND temos uma Formação Practitioner em PNL completa para você aprender tudo sobre programação neurolinguística. Não perca mais tempo! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK