Conheça a diferença entre PNL e Coaching

04/05/2020 às 18:12 Coaching PNL

Conheça a diferença entre PNL e Coaching

Saiba diferenciar esses dois importantes processos e descubra qual deles é o melhor para você

Quando se deseja alcançar a realização pessoal, em diversos contextos da vida, muita gente apela para a ajuda profissional.

As duas técnicas mais usadas e que apresentam os melhores resultados são o coaching e a PNL.

Mas você conhece a diferença entre essas duas metodologias? Pode até não parecer, mas muitas pessoas acreditam que PNL e coaching são a mesma coisa.

Se você também achava isso, esse post vai te mostrar a diferença entre elas. Afinal, quanto mais conhecimento tivermos, melhor.

O que é PNL?

Pode-se dizer que a Programação Neurolinguística, conhecida pela sigla PNL, é uma técnica que tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo.

Através dela, torna-se possível analisar e mudar comportamentos e hábitos que estejam impedindo o nosso progresso.

Um curso de PNL, proporciona a remodelagem dos nossos comportamentos. Em outras palavras, é uma técnica bastante usada para mudar os padrões que precisamos ou gostaríamos de mudar.

Alguns estudiosos da PNL a classificam como a arte da excelência humana, ou seja, tudo que for realizado com total excelência por uma pessoa, pode ser aprendido e modelado.

A Programação Neurolinguística também tem função terapêutica. Algumas situações marcantes que aconteceram conosco no passado, podem ter mais significado com a PNL.

Podemos ainda aprimorar a nossa comunicação com as pessoas, de forma que ela traga benefícios nos relacionamentos pessoais ou profissionais.

Quer saber mais sobre o que é PNL? Escrevemos um artigo especial, leia e saiba mais.

O que é Coaching?

Já o coaching faz parte do processo de desenvolvimento humano em que o indivíduo recebe ajuda de um profissional, conhecido como coach, para que tenha acesso aos seus recursos internos e externos, usando-os para se alcançar um ou mais objetivos profissionais ou pessoais.

Durante o processo de coaching, que precisa ser bem conduzido, a pessoa acaba tendo a plena consciência de onde ela está (estado atual) e de como deseja estar no futuro (onde quer chegar).

Com a ajuda do coach, é possível traçar estratégias para se alcançar os resultados esperados.

Na verdade, o coaching auxilia a evidenciar todas as questões que estejam impedindo que seus objetivos sejam alcançados, sempre com o foco no futuro e em uma possível solução que seja viável.

Questões como traumas do passado e dores não são abordados no coaching. A hipnose é que trata de assuntos desse tipo.

Mas existe alguma similaridade entre PNL e Coaching?

A PNL oferece todos os recursos necessários para que um processo de coaching se realize de forma efetiva.

O curioso é que nem toda ferramenta de PNL pode ser usada no coaching. Isso porque algumas delas tem foco terapêutico, o que não faz parte do coaching.

Podemos dizer que a PNL é uma área mais complexa e ampla do que o coaching.

É como se a PNL fosse os legumes e o coaching fosse a sopa de legumes, muito embora nem todos os legumes servem para se fazer uma deliciosa sopa, certo? Essa “pequena” diferença mostra a amplitude da PNL em relação ao coaching.

Coaching ou PNL: qual devo escolher?

Na verdade, tanto o coaching quanto a PNL são ferramentas importantes para quem deseja alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional, ter mais controle das emoções, maior autoconhecimento e uma comunicação mais assertiva.

Ambos também promovem a melhora considerável dos nossos relacionamentos sociais.

Antes de tomar a decisão de qual escolher, é preciso ter a plena consciência do seu objetivo e o que pretende priorizar em seu processo de autodesenvolvimento.

Somente assim é que suas expectativas de mudanças serão atendidas de forma mais eficiente, sem perdas de tempo e desgaste físico ou mental. 

Por exemplo, para questões que sejam mais pontuais e objetivas, o processo de coaching pode atender perfeitamente.

Agora se você deseja mudanças mais complexas que exigem o desenvolvimento de novas habilidades para que isso efetivamente aconteça, a PNL é a técnica mais indicada. 

Você precisa de coaching se:

  • Você acredita que no seu trabalho nada mais faça sentido ou que falta um propósito para que se sinta mais motivado ou tenha um pouco mais de inspiração;
  • Acredita que suas habilidades não estão sendo bem aproveitadas e que tem potencial para muito mais do que atualmente faz;
  • Acha que as outras pessoas estão contra os seus valores ou princípios pessoais e profissionais;
  • Você acredita que não tem autonomia e nem liberdade para tomar decisões em seu local de trabalho, o que está causando frustração profissional.

Você precisa de PNL se:

  • Acredita que alguns obstáculos de ordem emocional estejam impedindo o seu pleno desenvolvimento como ser humano e até na sua carreira;
  • Acha que precisa melhorar a sua comunicação com as pessoas do seu convívio, eliminando falhas e ruídos que tanto atrapalham a convivência harmônica;
  • Precisa desenvolver o autoconhecimento e ter mais controle das suas emoções em situações conflitantes, seja em casa ou no trabalho;
  • Necessita de melhorar determinados comportamentos que são frutos das suas emoções e que estão sendo prejudiciais em seu dia a dia.

Pensou em PNL? Conte com o IBND

Agora que você conheceu um pouco sobre o coaching e a PNL, vamos te fazer um convite: que tal aprender essas metodologias no IBND?

Venha fazer parte de uma instituição que tem preço justo e prioriza o seu aprendizado.

Oferecemos soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.   

Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos.

Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que temos com você. Estamos te esperando


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK