Como criar um ambiente no trabalho mais agradável com a PNL?

04/05/2020 às 14:42 PNL

Como criar um ambiente no trabalho mais agradável com a PNL?

Saiba como a PNL pode deixar o clima organizacional muito mais prazeroso e produtivo no dia a dia para todos os colaboradores

Manter uma boa convivência dentro do ambiente de trabalho pode ser uma tarefa desafiadora, para grande parte das pessoas.

Diferentes opiniões, estilos, personalidades e crenças reunidos no mesmo ambiente, pode trazer à tona atritos constantes e deixar todos bastante desmotivados.

Mas a PNL pode ajudar a criar um ambiente no trabalho muito mais harmônico e produtivo, mesmo com as diferenças entre as pessoas, a desenvolver a empatia no ambiente de trabalho.

Se você ficou curioso para saber, leia com atenção esse post que preparamos e saiba como o clima com todos os seus colegas de trabalho pode ser muito mais agradável.

O que é a PNL?

 Conhecida por Programação Neurolinguística, a PNL é uma importante metodologia que tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa.

Essa técnica elimina todos os obstáculos, conhecidos como crenças limitantes, da nossa mente, o que faz com que as metas e objetivos de vida sejam alcançados mais facilmente.

A PNL ainda aprimora a nossa comunicação, evitando ruídos e falhas e, de quebra, melhora todos os nossos comportamentos no dia a dia, seja em casa ou no trabalho.

E tudo isso é primordial quando se convive com pessoas em qualquer ambiente, ou seja, com os conhecimentos adquiridos em um curso de PNL pode deixar a difícil convivência mais prazerosa entre os seres humanos.

Comunicação é tudo, principalmente no trabalho

Se você é um gestor ou um líder de equipe, uma habilidade essencial que jamais pode faltar é saber desenvolver uma comunicação efetiva.

A falta dela pode acarretar em grandes prejuízos para toda empresa, a curto e longo prazo. Uma comunicação precária também pode deixar o clima no trabalho improdutivo e desmotivador.

Como dissemos anteriormente, a PNL aprimora a sua comunicação de maneira efetiva.

Com a considerável melhora no diálogo com sua equipe, as falhas não existirão mais, o que deixa o entendimento alheio muito mais fácil, impactando positivamente nas metas, nos resultados e tendo uma aprendizadem colaborativa.

A PNL melhora o seu comportamento

Dentro de uma organização, podem existir momentos de crise que deixam todos os colaboradores com os nervos à flor da pele.

Diante disso, os comportamentos podem mudar, muitas vezes, para pior. A constante busca por um culpado pela situação vivida pode ser extremamente estressante para todos.

Por isso, a PNL pode melhorar consideravelmente o seu comportamento, perante qualquer tipo de situação.

Como essa técnica tem influência direta nas emoções, que são responsáveis por nossas atitudes, ela vai focar nos comportamentos que sejam coerentes com a situação e que possam melhorá-la. Tudo isso para que o bom clima no trabalho se restabeleça.

O que fazer em momentos de confrontos? A PNL te mostra

A primeira coisa que se deve evitar fazer em momentos de conflitos no trabalho é ficar procurando culpados pela delicada situação que a empresa está passando.

Quando surgir um conflito dentro da empresa, deve-se procurar entender o que está acontecendo, sem ficar “apontando dedos” para ninguém. Esse é o momento de união.

Depois que as causas do problema estiverem evidentes, é hora de estabelecer mudanças. Segundo a PNL, os objetivos precisam estar bem definidos, pois eles é que vão nortear a busca por uma solução mais adequada.

Quando uma empresa tem prioridades, fica mais fácil para os funcionários seguirem o caminho para que tudo seja resolvido.

Rapport na PNL: essa técnica vale ouro!

Esse talvez seja um dos principais pilares de sustentação da PNL. O rapport ensina como podemos evitar os conflitos e melhorar a convivência com as outras pessoas, sobretudo, com os colegas de trabalho, mesmo em situações pouco favoráveis ou estressantes. Pode até não ser fácil, mas é possível.

O rapport, quando bem usado, melhora a motivação e o entrosamento entre os colaboradores.

Isso é possível porque essa técnica cria modelos de linguagem que nos permite entender tudo de forma mais clara, ou seja, os ruídos e as falhas na comunicação simplesmente desaparecem.

Quer saber mais sobre benefícios do rapport? Leia esse nosso artigo e saiba muito mais.

A PNL ajuda a compreender o comportamento do outro

A habilidade de se conseguir compreender o comportamento alheio, por mais que você não concorde com ele, também faz parte do rapport.

A grande questão é que a PNL te ajuda a criar mais empatia com o outro, ou seja, deixar seu ponto de vista de lado e se colocar no lugar da outra pessoa, sem criticá-la em nenhum momento.

Sendo assim, o rapport é fundamental para ajudar na compreensão do “ mapa mental” do outro, bem como a sua visão de mundo e tudo que envolve o seu comportamento.

Por isso que a empatia no ambiente de trabalho é fundamental, pois deixa a convivência muito mais tranquila e menos estressante. E a PNL pode te ajudar com isso!

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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