Como se tornar uma pessoa analítica?

01/11/2020 às 20:34 Coaching

Como se tornar uma pessoa analítica?

Você se considera uma pessoa analítica? Ter esse perfil mais observador e criterioso é fundamental, principalmente, para pessoas que almejam ocupar cargos de liderança. Aqui neste artigo, vamos mostrar os melhores caminhos para se tornar uma pessoa analítica.

Além disso, mostraremos quais são as principais vantagens de desenvolver estas habilidades. Essa capacidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa como falaremos ao longo do texto.

O que é uma pessoa analítica?

A palavra analítica, obviamente está relacionada a análise, logo uma pessoa analítica é aquela consegue analisar criteriosamente qualquer situação e tomar as decisões pautadas em dados e argumentos.

Ao contrário do que você pode pensar, ser uma pessoa analítica não significa ser bom com números, não é algo que esteja relacionado a habilidades matemáticas. E sim, a um comportamento mais observador, mais organizador e criterioso em suas escolhas.

Pessoas analíticas são aquelas que tomam suas decisões após pensarem sobre os prós e os contras de cada ação. Assim, elas conseguem tomar as melhores decisões, seja na vida pessoal ou profissional.

Por isso, dissemos lá em cima que pessoas analíticas são excelentes opções para cargos de liderança, onde é preciso ser organizada, ser detalhista e pautar as decisões por dados e argumentos.

Como desenvolver a capacidade analítica?

O processo para se tornar uma pessoa analítica é longo e contínuo. Ele parte de uma mudança de mindset através da busca pelo autoconhecimento. Para desenvolver essa capacidade, uma pessoa precisa refletir sobre as suas próprias habilidades e o seu comportamento.

O coaching tem um papel importante no desenvolvimento da capacidade analítica. Em uma sessão de coaching, uma pessoa pode ser conduzida a se reconhecer como pessoa e a explorar seu potencial de análise em diferentes situações.

A metodologia do coaching aplicada no processo se utiliza de diversas técnicas e ferramentas para despertar o autoconhecimento e fortalecer outras habilidades fundamentais para a capacidade analítica como a autoavaliação.

Para adquirir essa capacidade analítica, é preciso definir metas e objetivos a serem alcançados, traças um plano bem minucioso e monitorar os resultados. Uma pessoa analítica conseguirá analisar tudo o que está descrito, realizará as ações e fará os ajustes necessários para alcançar os resultados desejados.

Além de autoavaliação e autoconhecimento, habilidades como a inteligência emocional e a empatia também são muito importantes para o desenvolvimento da capacidade analítica. Essas competências nos tornam capazes de controlar as nossas emoções e rechaçam atos impulsivos, além de facilitar com que nos coloquemos no lugar do outro, o que é fundamental para uma análise e uma tomada de decisão assertiva.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Quais são os principais benefícios de se tornar uma pessoa analítica?

Existem diversos benefícios de desenvolver a capacidade analítica. Essa competência reúne diversas habilidades essenciais para quem almeja uma carreira profissional de sucesso. Confira quais são os principais benefícios abaixo:

Tomada de decisão assertiva

Esse é um dos principais benefícios de se tornar uma pessoa analítica. O bom poder de análise e critério na hora de tomar decisões ajudar a acertar nas escolhas.

Uma pessoa analítica faz uma análise profunda em cada situações, conseguindo pesar os prós e contras antes de tomar qualquer decisão, assim sempre fundamentando suas escolhas em dados e argumentos.

Organização

A capacidade analítica nos desperta um poder de organização acentuado. Pessoas analíticas são bastante organizadas e até metódicas, gostam de ter tudo sob controle e de saber de tudo nos mínimos detalhes.  Essa boa capacidade de organização auxilia numa tomada de decisões assertivas.

Visão sistêmica

Quem desenvolve a capacidade analítica consegue ter uma visão sistêmica de tudo ao seu redor. Assim, conseguindo perceber os efeitos de suas ações e ajustando o que é necessário para conseguir melhores resultados. Assim, eles sempre conseguem tomar decisões que atinjam o todo e tenham um bom efeito positivo.

Análise profunda

Para tomar suas decisões, pessoas analíticas fazem uma análise profunda e consideram todos os fatores que contribuem positiva ou negativamente para uma decisão. Dessa forma, eles conseguem pesar os prós e contras com critério e definir bem suas ações.

Se tornar uma pessoa analítica deve ser um dos seus objetivos de vida, principalmente, se você almeja cargos de liderança. E isso pode ser conquistado através dos recursos do coaching e da PNL.

Com eles, você consegue utilizar recursos e ferramentas que potencializem o seu poder de decisão e desenvolver outras habilidades essenciais para a capacidade analítica como falamos ao longo do texto.

Se você deseja ser uma pessoa analítica, fazer um curso de coaching ou uma Formação em PNL é uma boa alternativa para desenvolver esta habilidade.

Faça a nossa Formação de Coach!

Aqui no IBND possuímos uma Formação em Coach com certificação internacional. Nossa metodologia de ensino foca em passar todo o conhecimento teórico e prático sobre o assunto. Conheça o nosso curso de coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK