O que é a metodologia DISC?

26/12/2020 às 15:34 Coaching

O que é a metodologia DISC?

A metodologia DISC é um conjunto de ações bastante aplicado por profissionais de RH porque auxilia a identificar os traços comportamentais de uma pessoa. Até mesmo líderes podem aplicar essa metodologia para otimizar a gestão de pessoas. Entender o comportamento das pessoas é importante para analisar situações e tomar decisões assertivas.

Sabendo como identificar os perfis comportamentais através da metodologia DISC é possível auxiliar no desenvolvimento de profissionais e guiar o seu crescimento. O comportamento é o ponto chave para entender o modo de pensar e agir de cada um.

Como surgiu e o que é a metodologia DISC?

A metodologia DISC surgiu na década de 1920 através do psicólogo William Marston, que elaborou esta metodologia enquanto estudava na Universidade de Harvard. A intenção dele era formatar um método que tornasse capaz de entender as reações das pessoas a diferentes situações.

A primeira aparição do termo “metodologia DISC” foi no livro “As emoções das pessoas normais”, escrito por Marston e onde ele descreve os quatro tipos comportamentais principais que deram origem a expressão DISC.

Perfis comportamentais DISC

Os quatro tipos comportamentais principais descritos pela metodologia DISC são:

  • Dominance (dominância)
  • Influence (influência)
  • Steadiness (estabilidade)
  • Conscientiousness (cautela)

Depois das primeiras publicações sobre a metodologia DISC por Marston surgiram diversos estudos e ferramentas focadas em ajudar na definição do perfil comportamental de cada pessoa. E com isso, surgiram novas adaptações a teoria DISC.

A principal adaptação foi referente as nomenclaturas dos perfis comportamentais, o que tornou mais claro o entendimento destes perfis. Assim, os quatro perfis comportamentais descritos hoje pela DISC são: o executor, o comunicador, o planejador e o analista.

Conheça abaixo as principais características de cada perfil:

Executor

Os principais valores de pessoas com o perfil executor são resultado e velocidade. Em outras palavras, os executores são aqueles que agem, que buscam realizar ações necessárias para acelerar a obtenção de seus objetivos.

Essas pessoas, geralmente, são bastante autoconfiantes, possuem coragem para encarar desafios e assumir riscos, tem posicionamentos firmes e estão sempre propondo e defendendo suas ideias.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Comunicador

Os comunicadores são pessoas que valorizem bastante a interação social. Elas possuem facilidade em se relacionar com pessoas e atuam muito bem em equipe. Essa facilidade em fazer novos amigos e conversar sobre qualquer assunto lhes ajuda a adquirir mais conhecimento e a influenciar outras pessoas através de suas ideias.

Esse perfil comportamental é formado por pessoas que são bastante sociáveis, extrovertidas e ativas. Também é possível notar um bom poder de persuasão nestas pessoas, já que elas argumentam muito bem e conseguem se destacar perante os demais. Os comunicadores são atraídos por novidades e são bastante proativos.

Planejador

Os planejadores são pessoas que prezam pelo equilíbrio e a harmonia no ambiente de trabalho. Esse perfil é composto por pessoas que são bastante previsíveis, não gostam de surpresas e traçam planos assertivos que devem ser seguidos à risca.

Essas pessoas são bastante prudentes, tranquilas, possuem autocontrole e gostam de uma rotina bem definida. O perfil comportamental de planejador também se caracteriza por uma boa capacidade estratégica e são bastante disciplinadas.

Analista

O último dos quatro perfis comportamentais é o perfil intitulado como “analista”. Esse perfil comportamental tem como principal valor a qualidade. Os analistas são pessoas que gostam de executar bem todas as tarefas propostas para que sejam feitas. Eles são aqueles que elevam o padrão de qualidade, mesmo em ações simples, porque são atentos a detalhes e bastante perfeccionistas.

Pessoas analíticas, geralmente, são mais retraídas e discretas. Elas são mais fechadas, introvertidas, mas são ágeis e inteligentes. Eles têm um bom raciocínio lógico, são pessoas curiosas, excelentes observadores e quem estão sempre buscando aprender algo novo.

Por que fazer o teste da metodologia DISC?

O teste DISC é bastante utilizado por profissionais de RH e gestores para identificar o perfil comportamental de profissionais. Ele é bastante indicado porque através dele, além de identificar o perfil de cada profissional, é possível traçar um plano para aprimorar as habilidades de uma pessoa.

Em recrutamentos e seleções, por exemplo, aplicar a metodologia DISC para descobrir o perfil comportamental dos candidatos é muito indicado, já que cada vaga pede uma profissional com um comportamento específico. Funções técnicas, por exemplo, são mais indicadas para pessoal de perfil executor enquanto cargos de gestão para pessoas de perfil analista.

Essa é uma forma de escolher os profissionais mais indicados para uma empresa. E de aprimorar e desenvolver os profissionais e estimular a automotivação para que eles possam desenvolver plenamente suas funções e vislumbrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Faça a nossa Formação em Coach!

Aqui no IBND temos uma Formação em Coach completa com certificação internacional. Está procurando um curso de coach? Então conheça a nossa Formação!

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK