Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como sair da zona de conforto

14/12/2020 às 08:34 PNL

Como sair da zona de conforto

Você já sentiu que a sua vida não progredia? Que você estava estagnado e com medo de seguir em frente? Bom, sinto dizer, mas você está na zona de conforto! E isso é bastante perigoso para o seu desenvolvimento pessoal.

O conformismo não pode ser visto como uma boa atitude, o ideal é que sempre busquemos crescer em todos os âmbitos da vida. Obviamente, não precisamos ser extremamente ambiciosos, simplesmente ter a vontade de acordar e fazer melhor do que o dia anterior, tentar algo novo todos os dias.

O que é zona de conforto?

A zona de conforto se caracteriza por ser um momento inércia e estagnação. Se você se acostuma a ter certos hábitos e resultados e não busca nada de novo, nada que possa lhe melhorar, você está na zona de conforto.

Quem vive isso, pode até reclamar e estar insatisfeito com os resultados no trabalho com as relações pessoais, enfim, pode estar descontente em vários sentidos da vida, mas não faz nada para mudar a situação.

O medo de arriscar, de perder a estabilidade financeira e conhecer ou fazer algo novo é maior do que a vontade de agir. Assim, dia após dia, a pessoa vive o mesmo, como se o tempo não passasse. De fato, ela não está evoluindo.

Principais características de uma pessoa na zona de conforto:

  • Não fazer a carreira progredir
  • Acordar e viver insatisfeito, reclamando sobre sua situação na maior parte do dia
  • Não fazer nada novo, nem de diferente. Segue a mesma rotina diária, seja no trabalho ou na vida pessoal.
  • Procrastinação é quase que uma regra diária
  • Aversão a mudanças
  • Autossabotagem

Por que é importante tentar sair da zona de conforto?

Os desafios fazem parte da nossa evolução, precisamos sempre estar nos superando. É para isso que vivemos ou pelo menos, era para isso que deveríamos viver! É um pensamento totalmente equivocado, pensar que fazer tudo sempre do mesmo jeito irá agregar valor ao trabalho, irá gerar resultados diferentes.

Sair da zona de conforto é o que te traz a liberdade, o que te faz perder o medo de arriscar. Ninguém nasce com os conhecimentos necessários para alcançar o cargo desejado, é preciso se desenvolver para isso. Buscar ajuda no coaching e mentoring, por exemplo, pode ser uma excelente opção para mudar.

O mais importante entender é que você precisa desenvolver a autorresponsabilidade. Afinal, somente você pode se tirar da zona de conforto, pode buscar algo novo, independente de como pensar em fazer isto.

Conheça o nosso curso de PNL.

Como sair da zona de conforto?

Agora que você sabe que está na zona de conforto e entendeu a importância de sair dela, vamos dar dicas práticas para abandonar a zona de conforto e ir atrás da sua evolução. Confira as nossas dicas abaixo:

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade fundamental para sair da zona de conforto. Somente que se conhece profundamente, pode buscar respostas que façam sentido. Essa é a melhor maneira de descobrir o seu potencial e explorar algo que você realmente faça bem ou que deseje alcançar.

Por meio do processo de coaching, você pode desenvolver o autoconhecimento com exatidão. Assim, você consegue identificar pontos fortes e de melhoria para trabalhar. Essa é a base para quem busca viver novos ares. Para sair da zona de conforto, você precisa traçar uma estratégia e explorar o que tem de melhor.

Elimine suas crenças limitantes

Uma característica comum de quem está na zona de conforto é o medo de mudar. E isso se deve a crenças limitantes que a própria pessoa alimenta sobre si e a sociedade. Por isso, é importante usar o coaching e a PNL para superar estes medos.

As crenças limitantes se formam ao longo da vida, elas são “verdades absolutas” para as pessoas, mas na realidade não fazem sentido. Alimentar estes medos é só uma forma que as pessoas arrumam para justificar o receio de mudança ou diminuir o impacto de uma frustração.

Faça networking!

Ter bons contatos é uma maneira simples de sair da zona de conforto. Conversar com as pessoas é essencial para fazer novos amigos e fechar mais parcerias de trabalho. Uma comunicação efetiva é essencial para movimentar a sua vida e trazer novas experiências para perto.

Ampliar sua rede de contatos é importante para ficar mais experiente. O convívio com outras mentes será fundamental para que você agregue mais conhecimento e valor a si mesmo.

Tente fazer algo novo diariamente

Para fechar, uma dica simples para sair da zona de conforto é tentar fazer algo novo todos os dias. Quando falamos isso, não estamos falando em nada complexo. O diferente do dia pode ser ouvir uma música ou ver um filme novo, fazer um trajeto diferente para o trabalho, visitar um lugar que você não conhece, entre outros.

Dessa maneira, você pode se acostumar com o novo. Isso será importante para que, pouco a pouco, você comece a perder o medo de mudanças, de novidades. Dessa forma, será muito mais fácil sair da zona de conforto.

Venha conhecer a nossa Formação em PNL

O curso de PNL do IBND tem dupla certificação internacional. Aqui, você aprende com os melhores tudo sobre a programação neurolinguística para transformar a sua vida para melhor.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®