Liderança positiva: o que é? Quais os benefícios e como ser um líder positivo?

16/12/2020 às 22:12 PNL

Liderança positiva: o que é? Quais os benefícios e como ser um líder positivo?

Existem diversos estilos de liderança eficientes no mercado. Um dos que mais estão demonstrando eficiência em resultados é a liderança positiva. Essa metodologia guia líderes através dos ensinamentos da psicologia positiva.

Cada colaborador é de suma importância para o negócio e o líder é o responsável por desenvolver cada profissional ao máximo. Isso aumenta o potencial produtivo e criativo de uma empresa. E por meio da liderança positiva, é possível fazer isto com eficiência e agilidade.

O que é a liderança positiva?

Influenciada pela psicologia organizacional, a liderança positiva tem como objetivo principal potencializar os resultados de cada profissional que integra a empresa. O investimento nos colaboradores é a base do processo de estimular e capacitar todos os profissionais.

Um líder positivo é a pessoa que conhece bem todos os integrantes da sua equipe, entende suas falhas e competências, e foca em reconhecer seus talentos e aprimorar habilidades importantes para otimizar todo o trabalho.

Diferente de outros tipos de liderança, a liderança positiva foca em trabalhar as competências dos colaboradores. Um líder deve se mostrar alinhado com as necessidades do mercado e atuar para que cada colaborador possa explorar todo o seu potencial.

Dessa maneira, a liderança positiva prega uma valorização das competências dos colaboradores, um ambiente de trabalho produtivo e agradável e o foco na individualidade para que o grupo funcione melhor.

Como a liderança positiva pode influenciar profissionais?

Falamos no tópico acima que a liderança positiva é focada no desenvolvimento dos colaboradores. Um líder positivo sempre está disposto a enfrentar desafios para trazer mais facilidade e estrutura para o trabalho dos seus subordinados.

Dentro desse modelo, o foco é na inteligência emocional para valorizar os aspectos positivos de todos os envolvidos. Com um ambiente de trabalho agradável e cordial, a liderança positiva consegue avaliar e explorar os pontos fortes de cada colaborador, conhecendo suas motivações e o ajudando em seu crescimento profissional.

Quem assume um cargo de liderança e adota esse modelo, com certeza, passará a ser reconhecido com o tempo não só pela excelência do trabalho, mas também como referência no estilo de comando.

Um líder positivo é fundamental para que uma marca se transforme em uma boa marca empregadora. Isso ajuda a empresa em uma tarefa difícil: a retenção de talentos. Com o tempo, os melhores profissionais do mercado devem se interessar por trabalhar em um lugar que valorize os colaboradores.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Como ser um líder positivo?

O líder positivo é uma pessoa comprometida com o sucesso dos seus colaboradores. Ele é um profissional que preza pelo exemplo, pelo bom convívio em equipe e pelo incentivo aos profissionais.

Confira abaixo nossas dicas para se tornar um líder positivo:

Crie relacionamentos saudáveis com os colaboradores

Uma das formas de criar relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho é dar foco aos pontos positivos da rotina. Então, é importante exaltar os pontos fortes dos colaboradores e da força da equipe.

É preciso entender o que é feedback e prestar atenção na hora de colocá-lo em prática. Um líder positivo sabe que ressaltar pontos negativos pode desmotivar colaboradores, então é preciso se assertivo, sempre mostrando alternativas e levantando opções para que o profissional possa fazer melhor da próxima vez.

Ter respeito pelos profissionais é a base de tudo. E isso também deve ser incentivado entre a equipe. Com o tempo, os colaboradores devem desenvolver habilidades como a automotivação, para se manterem produtivos e confiantes.

A partir de atitudes positivas, o líder consegue introduzir no ambiente de trabalho mais otimismo, responsabilidade e respeito.

Incentive a evolução dos colaboradores

Um papel fundamental do líder positivo é que ele deve ter a capacidade de incentivar os seus colaboradores. É preciso que o líder seja uma fonte de inspiração e motivação para todos.

Dentro do ambiente de trabalho, ajudar o crescimento dos profissionais em ações, atitudes e palavras é essencial para que cada um desenvolva seu potencial e esteja comprometido e engajado com a empresa.

O líder positivo precisa desenvolver habilidades como a autoconfiança. Se mostrar confiante, mesmo em momentos adversos será essencial para que os profissionais se sintam seguros e possam desenvolver seus trabalhos com excelência.

Quais são os principais benefícios da liderança positiva?

Aplicar esse método pode ser o caminho para uma mudança de rumo em sua empresa. Confira abaixo quais são os principais benefícios da liderança positiva:

  • Melhor performance: Por estimular o desenvolvimento dos colaboradores, a tendência é que a liderança positiva melhora a capacidade individual de cada um e isso resulte em uma melhora de performance da empresa.
  • Retenção de talentos: Esse estilo de liderança também é fundamental para uma estratégia de retenção de talentos, fortalecendo a imagem de uma empresa como boa marca empregadora.
  • Redução de índices de turnover e absenteísmo: Funcionários comprometidos e engajados com o seu negócio tem menos chance de faltar ou atrasar por motivos banais, o que diminui o absenteísmo. E pela confiança e valorização da empresa, eles devem ficar mais tempo no negócio, reduzindo o índice de turnover.

Como podemos perceber, a liderança positiva é um modelo eficiente e arrojado de estimular o trabalho, o desenvolvimento profissional e melhorar os resultados de uma empresa.

Venha fazer o nosso curso de coaching!

Ministrado por profissionais reconhecidos no mercado, o IBND possui um curso de coach com certificação internacional. Embarque nessa imersão a metodologia e se especialize em uma das profissões mais promissoras do mundo atual.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK