Como perder o medo de hipnotizar seus clientes?

23/08/2022 às 16:15 Hipnose

Como perder o medo de hipnotizar seus clientes?

Durante e após a formação em hipnose do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, uma dúvida e preocupação bastante usual dos seus alunos refere-se ao medo de hipnotizar seus clientes. 

Pensando nisso, neste conteúdo exclusivo proposto pelo profissional e pedagogo Rodrigo Huback, trataremos esse medo e insegurança que, apesar de completamente natural, não deve ser um empecilho para que você comece a trabalhar em seus atendimentos. 

Portanto, se você convive esse medo ou sente que virá a tê-lo após sua formação e, portanto, deseja se antecipar a ele, sugerimos que você faça a leitura completa deste conteúdo.

No início, ter receio é completamente normal!

Tudo aquilo novo para nós naturalmente gera receio e surge da nossa imaginação. 

Como seres humanos temos a tendência a perceber o negativo maior do que a tendência de perceber o que há de positivo, ou seja, o que pode dar errado é visto com muito mais ênfase do que perceber o que pode dar certo. 

“E se eu não conseguir hipnotizá-lo?”

“E se eu não encontrar o evento causador inicial do problema que o cliente me trouxe?”

“E se ele abrir os olhos no meio da sessão?” 

Sem dúvidas, estas são algumas das grandes preocupações de todos os recentes profissionais com título de hipnólogo. 

Contudo, e tomando um pouco do universo da PNL, é preciso ressignificar estas inseguranças desfazendo esta construção mental distorcida e reconstruindo uma representação mais compatível com a realidade que você almeja. 

Cinco orientações que podem ajudá-lo a perder o medo de hipnotizar

Ainda que você possua todos os conhecimentos técnicos e práticos acerca da hipnose, o medo de hipnotizar pode não ser algo distante na sua carreira. 

E pensando nisso, algumas orientações podem ser (são!) de grande valia para que você trabalhe esse sentimento que o têm paralizado. Confira a seguir!

  1. A capa do mago

Se você está ligado ao mundo da hipnose, com certeza já ouviu falar sobre o termo “capa do mago”, correto?

Vestir a capa do mago é vestir-se de confiança e habilidade, onde através dela você se torna um hipnólogo livre de medo, inseguranças e timidez, pois sabe que isso é apenas uma criação da sua própria mente.

Vestindo-se dessa estratégia, a sua confiança será tão inabalável que, mesmo que as coisas não saiam como o previsto, você não perderá o controle da situação. 

  1. Linguagem corporal

Você sabia que existem técnicas de linguagem corporal que te ajudam a parecer mais confiante? Este é um fator muito importante que determina nossa imagem mental a pessoa que nos observa, nesse caso o cliente. 

Algumas dicas de linguagem corporal são:

  • Mantenha uma postura ereta com os ombros alinhados e não curvados para frente;

  • O seu queixo deve estar para cima - sem exagerar, obviamente - e o seu olhar deve estar voltado para frente, nunca para o chão;

  • Não cruze os braços, pois se trata de um pose defensiva;

  • Ao expressar suas ideias gesticule com as mãos;

  • Tenha um aperto de mão firme;

  • Faça contato visual.

Seguindo estas dicas, você se destacará transparecendo uma imagem de confiança a quem lhe observa e, com o tempo, passará a sentir de fato essa autoconfiança. 

  1. Pré-talk

O pré-talk, como sabemos, é um momento de conversa com o cliente que antecede as sessões de hipnose e que serve para esclarecer dúvidas, quebrar tabus e, acima de tudo, conhecer a pessoa que está se submetendo ao tratamento. 

Esta é uma importante etapa para que você gere e demonstre a sua autoridade como hipnólogo e convença o cliente de que você está apto a ajudá-lo.

Dessa forma, algumas atitudes podem ser importante para você gere a sua autoridade:

  • enfatize que a hipnose é uma alternativa de tratamento com comprovações científicas;

  • relate casos nos quais a hipnose foi usada em paralelo com a medicina e obteve bons resultados;

  • desfaça crenças sobre a hipnose como, por exemplo, a ideia de que o cliente não estará sob o controle das suas próprias ações;

  • seja transparente e explicite de que forma a hipnose poderá ajudar aquela pessoa.

  1. Pseudo-hipnose

A pseudo-hipnose, como o nome sugere, trata-se de uma falsa hipnose que poderá ser utilizada para que você verifique o nível de suscetibilidade do seu cliente, ou seja, o quanto ele está pronto e dispostos a cooperar para entrar em transe,

Uma das técnicas mais utilizadas é a das mãos coladas. Ela consiste em fazer o hipnotizado acreditar que possui uma cola incrivelmente forte impedindo seus dedos de se soltarem.

  1. Aumente seus conhecimentos

Quanto mais conhecimento da área de hipnose você possuir, mais confiança você sentirá. Além disso, com toda a sua bagagem será possível desenvolver roteiros de sessões cada vez mais inovadores e personalizados.

No curso de hipnose do IBND, por exemplo, entregamos ao futuro hipnólogo toda a bagagem necessária para que ele saia da sala de aula pronto para atuar no mercado e atender aos seus clientes com mais eficiência e qualidade. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK