Como o coaching pode te ajudar a melhorar o seu relacionamento?

25/05/2020 às 16:41 Coaching

Como o coaching pode te ajudar a melhorar o seu relacionamento?

Muitos casais se separam por que deixam de se ouvir, esquecem o motivo de suas uniões, esquecem a importância de uma comunicação não violenta e as relações chegam ao fim. Ser notado, ter um relacionamento saudavel, ser reconhecido, ser amado e se sentir cuidado por alguém é algo que todos nós queremos. Os problemas mais comuns dos relacionamentos atuais podem ser sanados com a ajuda do coaching, você sabia disso?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz. Ao passar pelo processo de coaching, as pessoas conseguem lidar melhor com seus relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares, de amizade, etc. Aqui, vamos mostrar como o coaching pode lhe ajudar a superar dificuldades, ressignificar e manter o seu relacionamento em harmonia.

O que é coaching de relacionamento?

O coaching de relacionamento é o nicho de coaching que auxilia pessoa a lidarem melhor consigo mesmas e com os outros. O profissional desta área trabalha temas como a insegurança, a timidez, a falta de comunicação, entre outros pontos para ajudar pessoas a se relacionarem melhor e evitar o estresse diário.

Muitas vezes, alguns fatores externos e internos, acabam sabotando o relacionamento de casais, sem que estes percebam. Tudo começa em situações triviais e vão aflorando para questões mais sérias como a perda do respeito, as agressões verbais, o afastamento. O orgulho e o desrespeito ao outro são dois dos fatores mais comuns para o fim de relacionamentos.

Quando escolhemos uma pessoa para dividir a vida, temos que ter em mente de que não estamos comprando um bem, mas sim lidando com os sentimentos do outro. Um relacionamento não pode ser consertado como se conserta um carro, por exemplo. Não estamos lidando com bem, mas sim com pessoas.

O coach de relacionamento é o responsável por utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para intensificar a comunicação e mediar conflitos entre casais, familiares e amigos. Estimular a conversa e quebrar paradigmas em relacionamentos é algo necessário para todo o relacionamento.

 

Como o coach de relacionamento pode ajudar a melhorar o meu relacionamento?

Assim como em outros nichos, o coach de relacionamento utiliza técnicas de coaching para ajudar casais ou pessoas em processos individuais a lidar melhor com seus relacionamentos. Conheça abaixo os principais temas abordados pelo coach durante as sessões e entenda como ele pode ajudar o seu relacionamento:

Autoconhecimento

O estímulo ao autoconhecimento é algo bem conhecido no coaching como um todo e no coaching de relacionamento não é diferente. O autoconhecimento é essencial para lidarmos bem com relacionamentos dos mais variados tipos. Afinal, como estaremos bem com os outros se não conhecermos a nós mesmos?

Qualquer relacionamento saudável depende da harmonia das partes consigo mesmas. Uma pessoa que não se conhece não sabe o que lhe chateia, o que lhe deixa irritada, o que lhe deixa feliz, e também não entende que algumas de suas ações podem magoar os outros. O autoconhecimento é uma das formas de auxílio mais comuns do coach aos relacionamentos.

Escuta ativa

Outra coisa bastante comum entre casais que deixaram de se entender são as falhas ou a falta de comunicação. E isso acontece bastante por que as pessoas não ouvem ou não querem ouvir o que os outros dizem. E quando a outra pessoa repara que não estamos dando atenção, ela fica bastante chateada.

O coach de relacionamento ajuda no desenvolvimento da escuta ativa. Basicamente, a escuta ativa é uma ferramenta bastante importante para qualquer tipo de relacionamento, através dela conseguimos ouvir na essência, prestar realmente atenção ao que o outro fala e assim responder da melhor maneira possível.

Fim dos julgamentos

Uma prática comum entre casais é o ato de julgar as atitudes do outro. Isso é extremamente prejudicial para o relacionamento. É fundamental ter empatia com o outro, por mais que você não concorde com uma de suas atitudes. Afinal, nossas experiências e nossa criação nos levam a ver o mundo de formas diferentes.

O coach de relacionamento ajuda casais a dar fim aos julgamentos. Sem julgar um ao outro, os conflitos podem ser mediados com mais serenidade e cordialidade. Em qualquer situação, o casal precisa estar disposto a conversar,  expor suas opiniões, discutir o relacionamento para chegar a um denominador comum e ter um bom gerenciamento de crises.

Empatia

A empatia é fundamental para qualquer tipo de relacionamento. Conseguir se colocar no lugar do outro e entender seu posto de vista é essencial para argumentar plausíveis que agreguem ao relacionamento e não que os destruam. O coach de relacionamento ajuda as pessoas a desenvolver a empatia para melhorarem sua comunicação com o parceiro (a), amigos e familiares.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Quer aprender mais sobre o coaching e aplicar as técnicas que podem ajudá-lo a mudar a sua vida? Então, faça a Formação de Coaching do IBND. Aqui, nós temos um método de ensino diferenciado que consiste em unir teoria e prática em prol da maximização do aprendizado. Conheça o IBND.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK