Como lidar com o descontrole emocional?

27/12/2020 às 09:43 PNL

Como lidar com o descontrole emocional?

O descontrole emocional é um grande problema que reflete em nossa vida pessoal e profissional. Controlar as emoções é algo fundamental nos dias de hoje, desenvolver a inteligência emocional se torna importantíssimo para isto.

Sabemos o quanto é difícil suportar as emoções no dia a dia. Na rotina, enfrentamos situações estressantes, lidamos com frustrações, com quebra de expectativas, preconceitos e julgamentos. Isso não é fácil e pode causar um prejuízo muito grande em nosso emocional.

E se a nossa mente não está bem, o nosso corpo também não está. É algo sistemático! Aqui vamos mostrar quais são os sintomas e dar dicas para que você possa aprender a lidar com o descontrole emocional. Assim, você pode ter uma vida mais feliz, alcançar seus objetivos e contornar os desafios e problemas que surgem diariamente.

O que é descontrole emocional?

O descontrole emocional é a perda de controle das próprias emoções. Pessoas que vivem com este problema tem alterações de humor frequentes, saem do controle com facilidade ficando muito nervosas, e em casos extremos até agredindo outras pessoas.

Não conseguir lidar com os próprios sentimentos gera prejuízo para nossa vida como um todo. Desde o relacionamento com familiares, amigos e cônjuge que não são construídos em bases saudáveis até o desempenho no trabalho, prejudicando pelo péssimo comportamento profissional.

Existem duas maneiras diferentes de reagir ao descontrole emocional. Algumas pessoas reagem e atingem os outros, já em outros casos, as pessoas machucam a si mesmos. Esse é um problema muito grave e pode ser tratado com o coaching.

Se você ainda não sabe o que é coaching, está na hora de descobrir. Esta é uma das metodologias de desenvolvimento pessoal mais eficientes de todo o mundo.

Quais são os principais sintomas do descontrole emocional?

Como falamos acima, pessoas reagem de forma diferente a este problema. Abaixo mostraremos quais são os principais sintomas do descontrole emocional, confira:

Problemas de concentração

Pessoas descontroladas emocionalmente tem uma imensa dificuldade em se concentrar. E mesmo quando conseguem, elas não conseguem manter o foco em uma mesma tarefa por muito tempo.

Ansiedade

Outra característica comum do descontrole emocional é a ansiedade. Pessoas extremamente ansiosas acabam tomando decisões por impulsos e não conseguem lidar com o estresse e nem com a rejeição ou as frustrações diárias.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Insônia

Também é comum entre estas pessoas, a falta de sono. A insônia está bastante presente na vida de pessoas com descontrole emocional e isso as fazem estar sempre cansadas.

Irritabilidade

Outro sintoma claro do descontrole emocional é a irritabilidade. Pessoas que se descontrolam muito fácil, se irritam com os outros facilmente, geralmente o fazem por não controlar as próprias emoções.

Como conseguir lidar melhor com as próprias emoções?

A cada minuto novas situações podem propiciar o nosso descontrole emocional. Por isso é importante aprender formas de lidar com as próprias emoções. Vamos falar sobre algumas delas abaixo, confira:

Descubra a origem

O primeiro passo é descobrir as origens do descontrole emocional. E para isso, o coaching é um excelente aliado. Em poucas sessões, você conseguirá entender por que você perde o controle tão fácil.

O processo de coaching ajuda a estimular o autoconhecimento, habilidade importante para que possamos reconhecer nossos pontos fortes e pontos de melhoria. Isso é fundamental para que você identifique os fatores que o levam a se descontrolar e possa trabalhar maneiras de lidar com eles.

Trabalhe a autoconfiança e a autorresponsabilidade

A autoconfiança é outra habilidade essencial para a vida que o coaching pode lhe ajudar a desenvolver. Se sentir mais confiante é fundamental para lidar com as próprias emoções.

Dessa maneira, você tem real noção da sua capacidade e não se abate em qualquer frustração. A autorresponsabilidade também é uma competência importante. Ela nos ajuda a entender que somos capazes de nos controlar e que a nossa felicidade cabe a nós mesmos.

Seja otimista

É preciso ver a vida pela ótica do “copo meio cheio”. Pessoas que se descontrolam facilmente costumam ser muito pessimistas. Então, saiba que você precisa mudar isso. Para isso, provavelmente será necessário mudar o seu mindset.

Se você não sabe o que é mindset, você precisa entender como essa programação mental pode lhe ajudar a desenvolver ideias mais otimistas. A programação neurolinguística e o coaching podem lhe ajudar.

Desenvolva a inteligência emocional  

A inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes da atualidade. Não à toa, ela é uma das mais requisitadas no meio corporativo. Por meio dela que você possui o caminho para controlar as suas emoções.

Essa competência nos ajuda a entender o nosso comportamento e a forma como reagimos a certas situações. E assim podemos nos preparar para lidar melhor num curto prazo. Aqui podemos entender, por exemplo, como mudar hábitos e pensamentos pode ser dois fatores fundamentais para controlar as nossas emoções.

Faça a nossa Formação em PNL!

No IBND temos um curso de PNL completo para quem deseja dominar as técnicas e recursos da programação neurolinguística. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK