Qual é a importância da gratidão e como colocar em prática?

23/10/2020 às 19:43 PNL

Qual é a importância da gratidão e como colocar em prática?

A gratidão é um sentimento importante que devemos levar conosco por toda a vida. Pequenos gestos de gratidão no dia a dia podem ajudar pessoas a se sentirem mais valorizadas e confiantes.

Ser gentil e alimentar pensamentos positivos é a base da gratidão. Agradecer é a ferramenta da gratidão pode nos ajudar a enxergamos o mundo de outra forma. Investir na gratidão é fundamental para uma vida de sucesso.

Qual é a importância da gratidão?

A gratidão é um dos principais valores que devemos carregar ao longo da vida. Esse sentimento deve ser desenvolvido para que possamos apreciar a tudo de uma forma diferente, sendo grato pelo que vivemos e as pessoas que nos ajudaram. Através do busca pelo autoconhecimento, podemos desenvolver a gratidão e mundar o nosso mindset para ampliar a nossa percepção sobre a vida. 

O ato de ser grato deve ser exercido diariamente pois faz toda a diferença. Devemos ter gratidão por tudo o que vivemos, não só pelos momentos bons. Encarar a vida dessa forma é importante para alimentar a nossa confiança e a nossa motivação.

Ser grato por ultrapassar todos os obstáculos, por encarar novos desafios e por tudo que está a nossa volta é importante para afastar a negatividade. Deixar a frustração, o sentimento de culpa e o desânimo tomar conta não é um bom caminho. A gratidão é importante para que nos possamos evitar ir por esse caminho.

Devemos ser gratos a todas as experiências que vivemos, sejam elas boas ou não. Todos os desafios que enfrentamos podem nos fortalecer e nos tornar ainda mais resilientes. A gratidão importa porque sem ela não conseguiríamos almejar seguir em frente.

Como exercer a gratidão no dia a dia?

Depois de entender por que a gratidão é um sentimento importante em nossas vidas, vamos mostrar algumas maneiras práticas de aplicá-lo no dia a dia. Pessoas gratas são capazes de influenciar positivamente o meio em que vivem com atitudes simples, como veremos a seguir:

Anote todas as suas pequenas conquistas!

Muitas pessoas só comemoram e agradecem quando alcançam grandes feitos. Isso também é importante, mas é fundamental experimentar agradecer por todas as pequenas coisas que acontecem no dia a dia. Desde uma tarefa bem feita no trabalho, até a oportunidade de estar com os familiares por mais tempo durante a semana.

Tudo isso deve ser motivo de comemoração! Uma maneira fácil de começar a perceber suas pequenas conquistas e começar a exercer a gratidão e anotar todos esses pequenos feitos em um diário. Assim, você pode ter uma noção real de tudo o que vem conquistando no dia a dia. Isso ajuda a se tornar mais positivo e confiante.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Não foque apenas no resultado, foque no caminho!

Esse é outro erro comum da maioria das pessoas. Elas comemoram apenas o resultado de seus feitos, os objetivos que conquistaram, mas não levam em conta o caminho que trilharam para chegar até ali. Não foque apenas no resultado, sempre mantenha vivo em sua mente todo o trajeto que você percorreu para chegar até o seu objetivo.

Faça esse exercício de se manter focado no presente e lembre sempre dos desafios que enfrentou e de todo o esforço que teve de fazer para alcançar um sonho. Lembre-se sempre dos principais momentos e das pessoas que lhe ajudaram pelo caminho, isso é ser grato!

Expresse sua gratidão!

Quando falamos em expressar sua gratidão, nos referimos a demonstrações públicos de gentileza e afeto. Acorde hoje e agradeça a todos os seus familiares por fazerem parte de sua vida. Agradeça pelo seu trabalho que lhe permite colocar comida na mesa, viver confortavelmente e se dar algumas regalias.

No ambiente profissional seja grato pelas conquistas do seu time, pelo trabalho de todos os profissionais e pela empresa que o emprega. Expressar a sua gratidão publicamente é fundamental para que este sentimento cresça dentro de você.

Evite fazer comparações

Um dos fatores importantes para praticar a gratidão é evitar comparações. Ficar se comparando a outras pessoas, estamos alimentando nossas próprias frustrações. Isso porque geralmente, consideramos outras pessoas melhores do que nós em diversos sentidos.

Praticar a empatia é importante, se colocar no lugar do outro é importante, mas é preciso ter cuidado para não começar a se comparar com outras pessoas. Se você possui esse problema, o ideal é que você se afaste um pouco de tudo, do convívio social e das redes sociais para controlar essa dificuldade.

Modere as reclamações

Controlar as reclamações também é fundamental. Reclamar constantemente é uma prática que vai no caminho oposto da gratidão. Criticar tudo o que vê, o que sente e as pessoas que estão próximas a si não é algo bom para nós. Isso ajuda a alimentar sentimentos ruins e podem destruir a nossa produtividade e a nossa confiança.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação Practitioner completa. Aprenda tudo sobre programação neurolinguística e transforme a sua vida! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Gostou deste artigo? Confira mais dicas sobre PNL e coaching no nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK