Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como identificar os pontos onde preciso melhorar?

28/10/2019 às 12:14 Coaching

Como identificar os pontos onde preciso melhorar?

Se fizermos a seguinte pergunta para a maioria das pessoas: Quais são suas principais habilidades e os pontos onde você precisa melhorar? Elas não conseguirão responder, algumas vão tentar, mas vão titubear e acabar se enrolando.

E, para te ajudar a responder essas perguntas, o Coaching se apresenta como uma metodologia bastante eficiente.

Geralmente, nós olhamos muito para os outros e conseguimos dar conselhos e julgar decisões de outras pessoas até com certa facilidade.

Então, por que não conseguimos identificar pontos onde devemos melhorar? É difícil se autojulgar, afinal, são poucas as pessoas que se conhecem.

O processo de Coaching é essencial para fazer qualquer pessoa refletir sobre si mesma e começar a entender as mudanças que precisa fazer para sua vida pessoal e profissional decolar.

Não é uma tarefa fácil, mas é necessária, por isso separamos várias dicas para te ajudar a identificar os pontos a melhorar, confira abaixo:

Busque o autoconhecimento

O processo de autoconhecimento é essencial para definirmos nossos pontos a melhorar com assertividade. Isso requer uma reflexão profunda sobre os nossos sonhos e objetivos, e sobre nosso presente e passado.

Assim, é possível descobrir as suas principais habilidades e os pontos onde você precisa melhorar.

Além do fator de nos proporcionar a chance de nos conhecermos melhor, o autoconhecimento é essencial para nos ajudar a identificar os caminhos para fazer os ajustes necessários para o nosso crescimento.

Assim, é possível desenvolver outra habilidade importante para a vida: o autodesenvolvimento.

O autoconhecimento nos leva a ter a percepção da nossa realidade e pode nos guiar a montar um planejamento assertivo e a tomar melhores decisões. Esse é a base para que consigamos identificar os pontos a melhorar.

Inteligência Emocional

Agora que você se conhece, fica mais fácil entender suas próprias emoções. E isso nos dá a possibilidade de controlar as nossas ações futuras, buscar maneiras de diminuir ou eliminar fatores que nos atrapalham como o estresse, a ansiedade e a mágoa, por exemplo.

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para assumir o controle sobre os nossos sentimentos.

Assim, é possível melhorar em vários aspectos, através do controle das emoções. Aprender a lidar com as adversidades da vida é essencial para o nosso desenvolvimento e crescimento.

Conheça o nosso Curso de Coach.

Desenvolvendo essa habilidade, você tende a identificar os seus próprios exageros e a evitar repeti-los.

Você também passa a ter mais compreensão sobre a opinião dos outros, e com isso, pode dar argumentos assertivos, evitando discussões sem fundamento.

Elenque e priorize os pontos a melhorar

Depois de desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional, você já está em plenas condições de identificar os pontos em que precisa melhorar.

E é aqui que surge outra grande dificuldade: traçar um caminho para atingir a melhora necessária.

O primeiro passo para isto é elencar todos os pontos onde você precisa melhorar. Tire alguns minutos, pegue um papel e uma caneta e faça uma lista com tudo que pode estar te limitando ou atrapalhando o seu crescimento pessoal e profissional.

Com todos os pontos a melhorar no papel, é preciso entender a necessidade que cada um tem em sua vida para priorizá-los e começar a traçar um caminho para tratar cada um deles.

Existem várias perguntas que você deve se fazer para começar a priorizar os pontos a melhorar, vamos listar as principais delas abaixo, confira:

  • Como essa habilidade atrapalha o meu crescimento?
  • Preciso desenvolver esta habilidade? Qual é o impacto dela em minha vida?
  • O quanto melhorar nesta habilidade pode me ajudar a acelerar os resultados que preciso obter?
  • Quanto preciso investir para melhorar? Estime os possíveis gastos de tempo, esforço e dinheiro.
  • O quanto eu tenho vontade de desenvolver essa habilidade?

Dessa forma, você pode entender quais são os principais pontos que você tem que melhorar em sua vida.

Como o Coaching pode ajudar no processo de identificação dos pontos a melhorar?

O Coaching é um processo que tem como uma de suas bases, o estímulo ao autoconhecimento.

O Coach através de técnicas e ferramentas da metodologia, busca ajudar o Coachee a se autoconhecer e identificar os seus pontos de destaque e os seus pontos a melhorar.

Como colocar os pontos no papel, traçar um caminho e desenvolver habilidades não é uma coisa fácil, ainda mais quando se tenta fazer isto sozinho, o Coaching se apresenta como uma metodologia eficiente e objetiva para proporcionar o rápido desenvolvimento.

Através do Coaching, você pode identificar com clareza os pontos que precisa melhorar e traçar um plano de ação assertivo.

E, com o acompanhamento de um profissional, conseguir colocar o plano em prática e avaliar os seus resultados.

Fazer um Curso de Coach é a melhor opção para acelerar a obtenção de resultados.

E este caminho passa pela identificação de pontos a melhorar, conseguindo colocar em prática o aprimoramento das habilidades necessárias para o crescimento pessoal e profissional.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas no blog do IBND. E conheça nosso Curso de Coach!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®
×
Pop up semana pnl