O que são e como trabalhar competências essenciais?

04/09/2019 às 14:15 Coaching

O que são e como trabalhar competências essenciais?

O mercado está a cada dia mais competitivo. Por isso, todas as empresas tentam criar dia após dia novos diferenciais competitivos para se sobrepor aos concorrentes.

O mesmo se repete entre os profissionais, eles precisam encontrar suas competências essenciais para se tornarem valiosos e atrativos para as empresas.

Todos nós possuímos pontos fortes, e no meio profissional, eles podem ser a chave para garantir uma carreira profissional de sucesso.

Diante de um mercado competitivo em todas as áreas, desenvolver e potencializar características próprias de trabalho é fundamental para se tornar um profissional essencial para qualquer empresa.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

O que são competências essenciais?

É simples! Competências essenciais são aquelas que só você saber fazer bem, nenhuma outra pessoa consegue fazer igual.

Estes diferenciais são fundamentais no mercado atual onde a briga por vagas de emprego e o número de empreendedores está crescendo.

Para conquistar um novo trabalho ou levar um novo negócio ao sucesso, é preciso fazer com que suas competências essenciais se destaquem.

Isso é fundamental tanto para empregados como para empreendedores.

As competências essenciais podem torná-lo uma referência profissional na sua área de atuação e fazer de você um profissional valioso para as empresas do setor. Isso te coloca a frente dos concorrentes no mercado de trabalho.

E, caso você seja um empreendedor, nutrir competências essenciais é uma maneira de levar o seu negócio ao sucesso.

Você pode criar um novo formato de empresa, apresentando soluções inovadoras e criativas. Isso o diferenciará das marcas concorrentes e atrairá os clientes para consumirem seu produto ou contratarem seu serviço.

Como o coaching pode ajudar no desenvolvimento de competências essenciais?

O processo de coaching é excelente para a descoberta e o desenvolvimento de competências essenciais.

Essa metodologia consiste em identificar os pontos fortes e potencializá-los, assim como otimizar os pontos a melhorar. Passar pelo processo é essencial para quem quer avançar profissionalmente e se tornar um profissional mais completo.

Nesse sentido, o coaching funciona como um acelerador de resultados.

Através das técnicas utilizadas no processo, o coachee conseguirá identificar as suas competências essenciais e trabalhar para desenvolvê-las.

O coaching tanto ajuda no aprimoramento de habilidades já desenvolvidas como no desenvolvimento de novas habilidades.

O processo lhe mostra que qualquer ponto relacionado à carreira profissional pode ser melhorado e passar de um “problema” para uma solução em pouco tempo.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Através do estímulo ao autoconhecimento, o coachee consegue se conhecer melhor, revisita suas experiências profissionais e consegue achar as ferramentas certas para desenvolver a automotivação e o autodesenvolvimento.

Esses são fatores fundamentais para o desenvolvimento de competências essenciais.

Quais são as principais competências essenciais no mercado atual?

Isso não é uma regra, mas muitas empresas estão buscando profissionais com as competências essenciais que listaremos abaixo.

Estes podem ser o seu grande diferencial que lhe garanta a manutenção da sua carreira mesmo com o mercado em crise. Confira as principais competências essenciais que você deve desenvolver abaixo:

Liderança

A liderança é uma competência essencial para qualquer profissional que vise cargos de gestão. Conseguir gerir e conduzir com assertividade equipes é um fator valioso para qualquer empresa do mercado.

É importante frisar que para desenvolver e aprimorar a liderança não é preciso estar em um cargo de poder. Ser chefe não é ser líder, lembre-se disso! Qualquer pessoa pode exercer sua liderança, independente da função que ocupa.

Profissionais com perfil de liderança conseguem influenciar outros colaboradores, serem agentes motivadores e gerenciar conflitos.

Essa competência se torna essencial porque está faltando no mercado profissionais que consigam liderar e inspirar os demais colegas.

Persuasão

Ser persuasivo também é uma competência essencial para a maioria das carreiras, principalmente para as ligadas ao setor de vendas.

Conhecer as armas da persuasão é essencial para trabalhar bem os argumentos e facilitar o convencimento de clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

A persuasão pode ser desenvolvida com a ajuda de técnicas de PNL. Os profissionais que conseguem persuadir com facilidade se tornam essenciais para uma empresa, porque essa capacidade não é difundida no mercado.

A maioria dos vendedores, por exemplo, ainda utiliza métodos engessados e não saem da sua zona de conforto.

Já profissionais que dominam a arte da persuasão conseguem estar sempre desenvolvendo novas abordagens e por isso se tornam úteis a todo momento para uma empresa.

Tomada de decisões assertivas

Em qualquer cargo você precisa tomar decisões. As empresas estão estimulando os profissionais a atuarem com o máximo de autonomia possível.

Se você apenas se apoiar em seus superiores para realizar atividades, você se tornará um profissional descartável para o mercado.

Um profissional capaz de tomar decisões assertivas rapidamente e sem depender de intervenções externas é bastante valorizado pelas empresas.

Esse é um indicativo de que ele pode chegar a ser um grande líder no futuro.

Essa é uma competência essencial porque a maioria das empresas visam o aumento da produtividade e isso se dá através de profissionais que consigam agir com autonomia  e com confiança.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Criatividade

Profissionais criativos são extremamente essenciais para qualquer função. A criatividade é um fator essencial tanto para a criação de soluções inovadoras para o mercado como para o aprimoramento dos processos internos da empresa.

Estes profissionais são indispensáveis atualmente porque atuam “fora da caixa”. Eles conseguem aproveitar as habilidades que já possuem para formatar novas ideias originais e que sejam efetivas para o desenvolvimento da empresa.

Como vimos no texto, o desenvolvimento de competências essenciais é fundamental para a sobrevivência no mercado.

Uma carreira de sucesso é marcada por diferenciais competitivos, e o processo de coaching pode ajudar na identificação e no aprimoramento dessas habilidades, sendo fundamental para o crescimento profissional.

Gostou deste artigo? Conheça a nossa Formação em Coaching.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®