O que é e como fazer uma avaliação de potencial?

09/07/2019 às 19:46 Coaching

O que é e como fazer uma avaliação de potencial?

Quer descobrir o potencial de seus colaboradores? Quer acertar em novas contratações para a sua empresa?

Existe uma ferramenta de gestão de pessoas excelente para te ajudar nisso e ela se chama avaliação de potencial.

Acesse Agora e Conheça nossa Formação em Coaching

O que é uma avaliação de potencial?

A avaliação de potencial é uma ferramenta de gestão focada em descobrir as competências e habilidades, e claro, o potencial de crescimento de cada profissional da sua empresa.

Através dessa ferramenta, são utilizados fatores complexos para determinar a capacidade que um profissional tem de executar uma tarefa ou ocupar uma função.

Quando uma avaliação de potencial é aplicada em uma empresa, é possível descobrir quais são os profissionais mais indicados para cada cargo.

Além de buscar informações no passado e no presente do profissional, a principal característica dessa avaliação é compreender a tendência de amadurecimento e desenvolvimento de habilidades de cada profissional envolvido.

Assim, é possível facilitar a definição de funções dentro da empresa, além de promover cursos e ações de autodesenvolvimento assertivos para cada colaborador. Isso é importantíssimo para acelerar a evolução profissional de cada um deles.

Afinal, de que adianta investir tempo e dinheiro em metodologias e cursos para os colaboradores, se eles não estão alocados na função certa e não estão preparados para evoluir da forma certa.

Leia também O que é Mindset? Descubra o Conceito e como isso pode te Ajudar!

O processo de avaliação de potencial é excelente para te ajudar a conhecer as necessidades específicas e os sonhos de cada colaborador.

Mensurar as suas habilidades pode ser uma garantia de trabalhar melhor estes profissionais para que eles possam dar um bom retorno no futuro.

Dessa forma, você pode controlar a rotatividade da empresa, identificando possíveis futuros gestores, por exemplo.

Nada melhor do que levar um profissional a crescer e alcançar o maior cargo possível dentro da sua empresa. Assim, você economiza em custos e ganha um profissional plenamente preparado para atuar no seu negócio.

Acesse Agora e Conheça nossa Formação em Coaching

Como fazer uma avaliação de potencial?

A avaliação de potencial pode ser feita apostando em duas dicas simples: avaliações de desempenho e ações motivacionais.

A ação conjunta dessas duas técnicas leva a uma avaliação mais aprofundada e assertiva sobre o potencial e as capacidades de cada colaborador.

Para ter uma noção técnica em relação às habilidades do colaborador, não tem nada melhor do que aplicar avaliações de desempenho. Esse processo consiste em testes e verificação de resultados. Isso torna a avaliação mensurável.

Aliado a isso, você também pode pedir uma autocrítica dos colaboradores e uma avaliação dos gestores sobre cada profissional.

Dessa forma, você conseguirá todos os dados necessários para avaliar o potencial de seus colaboradores, com base em seu desempenho atual de cada um deles.

A segunda parte da avaliação de potencial consiste na realização de ações motivacionais. É preciso entender que o desempenho dos colaboradores também depende da sua qualidade de vida e é preciso promovê-la dentro da empresa.

Acesse e conheça agora a nossa Formação em Coach.

Um bom gestor precisa saber o que estimula e torna os seus colaboradores produtivos. Isso é essencial para qualquer empresa.

Hoje em dia, nós sabemos que apenas habilidades técnicas não formam profissionais capacitados. As habilidades emocionais também são essenciais para o desenvolvimento profissional.

Busque definir alguns critérios para realizar estas ações. A ideia é que você consiga entender as necessidades de seus colaboradores e possa promover uma melhora no ambiente de trabalho. Como por exemplo, ajustar horários de trabalho, prover formações de coaching para estimular o autodesenvolvimento, entre outras coisas.

Quais são os principais benefícios de uma avaliação de potencial?

A avaliação de potencial visa promover um processo assertivo de gestão de pessoas. O foco aqui é adotar medidas que possam levar cada colaborador a atingir o seu ápice dentro da empresa.

E isso traz inúmeros benefícios para cada um deles, e claro, para o seu negócio. Confira os principais benefícios da avaliação de potencial abaixo:

  • Decisões assertivas: Com a avaliação de potencial, você tem o embasamento necessário para alavancar o potencial de seus colaboradores. E isso ajuda bastante na tomada de decisões mais assertivas em temas como a divisão de funções e reestruturação de processos, por exemplo.
  • Melhor capital humano: Uma empresa não é nada sem profissionais capacitados. Entender as potencialidades de seus colaboradores é essencial para ter a certeza de que conta com excelentes profissionais em sua equipe.
  • Potencialização de desempenho e resultados: Com a avaliação de potencial, você tende a conseguir melhores resultados e potencializar o desempenho dos seus colaboradores através de ações assertivas.
  • Redução de gastos: Como a avaliação de potencial pode te ajudar a tomar melhores decisões, consequentemente, a sua empresa acaba economizando em médio e longo prazo. Com ações mais assertivas, o desperdício de recursos é menor e custos com pessoal são diminuídos bruscamente.

Acesse Agora e Conheça nossa Formação em Coaching

E uma excelente dica após realizar uma avaliação de potencial em sua empresa é potencializar as capacidades de seus colaboradores através do processo de coaching.

Investir numa Formação em Coaching para os profissionais pode ser a maneira certa de ajudá-los a acelerar o seu desenvolvimento profissional.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas sobre ferramentas de coaching em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®