Como fazer um treinamento empresarial que seja produtivo?

23/03/2021 às 14:38 Coaching

Como fazer um treinamento empresarial que seja produtivo?

O mundo corporativo tem seus desafios diários. Conquistar e fidelizar os clientes não é uma das tarefas mais fáceis. Além disso, contar com colaboradores produtivos e motivados a alcançar as metas da empresa, nem sempre é possível, por diversos fatores. Mas você sabia que um bom treinamento empresarial pode ser de grande valia para fazer a sua empresa prosperar ainda mais? É verdade!

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar como fazer um treinamento empresarial que seja altamente produtivo, bem como os benefícios dele, tanto para seus colaboradores quanto para o seu negócio. Afinal, o objetivo é que todos saiam ganhando. Fique conosco até o final e aproveite e a leitura.

O que é um treinamento empresarial?

Podemos dizer que se trata de uma importante estratégia adotada por diversas organizações que desejam aprimorar a produtividade dos seus colaboradores, através de um treinamento que melhore as habilidades técnicas e comportamentais de todos eles. O treinamento empresarial pode ser feito em praticamente todos os setores de uma organização.

Qualquer empresa é feita de pessoas. Sem elas, absolutamente nada funciona. Por isso, os principais objetivos de um treinamento é: fazer com que todos os funcionários tenham em mente a cultura da organização, bem como sua missão e valores; educá-los a respeito de determinadas questões relativas aos cargos, promover o aumento do engajamento e até o desenvolvimento de algumas habilidades que podem ser úteis no dia a dia. 

Um treinamento empresarial eficiente pode deixar um colaborador mais bem preparado para assumir um cargo de liderança ou até melhorar suas competências, para que continue sendo um líder ainda mais humano e habilidoso, cativando o respeito e admiração de toda a sua equipe. Em suma, todos saem ganhando com essa estratégia!

Mas como fazer um treinamento empresarial eficiente?

Vamos te mostrar 6 passos para que você elabore um treinamento corporativo eficiente, bem estruturado e que traga resultados positivos para toda organização. Vamos lá?

Planejamento

Na hora de elaborar um treinamento empresarial, a primeira coisa a se fazer é um bom planejamento. Você precisa estar ciente de todos os obstáculos enfrentados por sua empresa diariamente e os pontos a melhorar dos colaboradores.

Uma boa dica é fazer um estudo minucioso sobre todos os funcionários que vão participar do treinamento. Ou seja, analise o cenário atual e tudo que precisa ser mudado dentro da organização. Um planejamento eficiente pode deixar tudo mais fácil.

Defina quais serão seus objetivos

Agora que você identificou quais são as principais necessidades do treinamento, chegou a hora de traçar seus objetivos. Vale destacar que eles precisam ser realistas, ou seja, possíveis de serem alcançados. Os objetivos podem até ser desafiadores, pois isso estimula a motivação dos funcionários. O autoconhecimento é fundamental em todo o processo. 

Mas é preciso que o prazo estabelecido seja condizente com as metas propostas. Lembre-se: objetivos que sejam humanamente impossíveis, podem desmotivar e frustrar os colaboradores. Por isso, tenha o máximo de bom senso na hora de definir seus objetivos e mencioná-los durante o treinamento.

Elaboração do treinamento

Com os objetivos bem definidos, chegou a vez da elaboração de todo o conteúdo do treinamento que será dado por sua empresa. Os temas devem ser relevantes e agregar valor no dia a dia dos colaboradores. Escolha um método de ensino que seja dinâmico, interessante e um material que permita um aprendizado efetivo.

E opções para isso é que o não faltam: treinamentos presenciais são ainda os mais usados. Mas vale investir no formato online, que oferece todo o conteúdo em vídeo, texto e áudio. Com a pandemia da COVID-19, em que o distanciamento é necessário, vale a pena cogitar essa possibilidade. E o melhor: ela costuma ser mais em conta.

Recursos necessários 

Para que um treinamento empresarial traga os resultados esperados, é preciso contar com todo o aparato necessário para que ele aconteça da melhor forma e sem improvisos. Optou pela forma presencial? Reserve uma sala arejada, silenciosa e com móveis confortáveis.

Além disso, não se esqueça de contar com um equipamento de qualidade para ministrar as aulas. Caso escolha o método online, investir em uma plataforma digital para o acesso de todo o conteúdo didático, será necessário. O seu mindset pode te ajudar com isso. 

Divulgação e execução do treinamento

Tudo pronto? Chegou a hora de divulgar o treinamento para todos os colaboradores da sua empresa. Use todas as mídias disponíveis, como e-mail corporativo, intranet e até o mural de avisos nos corredores. Todo mundo precisa ficar bem informado sobre esse evento.

Quando o grande dia chegar, é só colocar em prática tudo que foi traçado previamente. Independentemente do formato de treinamento escolhido, siga à risca o seu planejamento para que todo o conteúdo previsto seja devidamente ensinado aos colaboradores e dentro do prazo estipulado.

Feedbacks e mensuração dos resultados

No final do treinamento, dê espaço para feedbacks dos participantes sobre o conteúdo ministrado, material didático e, claro, sobre o profissional que liderou o evento. Essa avaliação é fundamental para implantar melhorias em treinamentos futuros. 

Uma boa forma de mensurar os resultados do treinamento é aplicar uma avalição final para verificar qual foi o nível de aprendizado dos colaboradores. Mas lembre-se de que os resultados almejados só podem ser vistos no dia a dia. Agora é mãos à obra!

Benefícios do treinamento empresarial

- Deixa o clima no ambiente de trabalho muito melhor;

- Colaboradores mais produtivos e confiantes;

- Cultura organizacional muito mais fortalecida;

- Redução drástica da rotatividade.

Agora é seguir nossas dicas e elaborar um treinamento empresarial eficiente! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK