Procurando emprego? Saiba qual deve ser o seu objetivo profissional

28/03/2021 às 19:23 Coaching

Procurando emprego? Saiba qual deve ser o seu objetivo profissional

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, em que os profissionais querem o seu lugar ao sol no mercado de trabalho, um bom currículo e pontualidade podem fazer toda a diferença na hora do processo seletivo. Mas você sabia que o objetivo profissional é extremamente importante para o recrutador? Por isso, ele deve ter o máximo de clareza.

Preparamos esse artigo que vai te explicar a importância do objetivo profissional estar bem definido em um currículo e dar dicas para você defini-lo da melhor maneira possível. Afinal, se destacar perante os outros concorrentes é sempre uma ótima pedida. Fique conosco até o final da leitura e se torne um talento disputado pelas melhores empresas.

O que é objetivo profissional e qual a sua importância?

Podemos dizer que o objetivo profissional é tudo aquilo que se almeja dentro da própria carreira. Em outras palavras, é onde o profissional deseja chegar dentro da sua área de atuação. São as metas a longo prazo para a carreira. Essa é uma das informações mais importantes dentro do currículo, pois permite os recrutadores terem uma noção das ambições e expectativas do candidato, que devem estar alinhadas com as da empresa.

O objetivo profissional precisa ser realista e condizente com a sua experiência no mercado de trabalho. Por isso, ele deve ser bem muito bem pensado, para que você não fique com uma má impressão por parte da empresa que pretende trabalhar. Dessa forma, jamais ignore o momento de preencher o seu objetivo profissional, pois é ele que vai mostrar quais são suas perspectivas em relação à organização.

Outra importância de um objetivo profissional bem elaborado, é que o candidato pode ter muito mais credibilidade, na visão do recrutador. Um profissional que tem suas pretensões bem definidas e sabe o que quer para sua carreira, tem mais chances de se destacar do que outro que não definiu muito bem esse ponto em seu currículo. Quanto mais transparente e realista você for, mais chances você tem de ser convocado para uma entrevista.

Objetivos para currículo

Conheça nossas dicas de objetivos para currículo e acerte em cheio na hora de preencher essa parte:

Seja bastante específico

Vale destacar que o objetivo profissional deve informar quais são as suas principais perspectivas em relação à sua carreira dentro de uma empresa. Por isso, evite ser genérico demais, pois isso pode confundir o recrutador. Além disso, nada de colocar frases longas demais e que acabam não dizendo muita coisa. Isso pode passar a impressão de que você está enrolando ou não sabe o que quer. Ter autoconhecimento é fundamental. 

Não mencione o nome da função almejada

Você pode até mencionar a sua área de atuação, mas recomendamos não colocar o cargo pretendido. Se houver uma vaga específica, não existe empecilho em colocar o cargo no objetivo profissional. A grande questão é que, em grandes organizações, podem existir muitas funções e o seu perfil profissional pode se encaixar em algumas delas. É um pequeno detalhe, mas que faz uma baita diferença.

Objetivos diferentes para as vagas que você se candidatou

Para cada vaga que você se candidatar, lembre-se de mencionar um objetivo diferente. Vale ressaltar que, cada vaga tem suas exigências e, por isso, é primordial que o seu objetivo esteja devidamente alinhado com os da vaga em aberto. Mesmo que o seu objetivo profissional seja o mesmo para qualquer situação, use a sua imaginação e especifique-o de uma forma diferente para cada vaga que você se interessar.

Para cada objetivo profissional, um currículo diferente

Por mais estranho que possa parecer, essa dica é importantíssima. Um candidato que tenha objetivos profissionais diferentes não deve fazer o mesmo currículo e somente alterar os objetivos. Todas as informações relacionadas com a área de interesse devem ser alteradas. Esse detalhe passa a impressão que você está realmente interessado em fazer parte da empresa e teve atenção especial na hora de escrever o seu currículo.

O que você não deve colocar em seu objetivo profissional

Conheça algumas frases que não devem ser colocadas sem seu objetivo profissional, em nenhuma hipótese:

- A critério da organização

- Tenho interesse em atuar em qualquer área que a organização permitir

- Um dos meus objetivos é aprimorar os meus conhecimentos em minha área

- Pretendo contribuir para que a empresa cresça no mercado

- Procuro novos desafios em minha carreira profissional

- Almejo uma vaga nessa empresa de prestígio

- Busco constante crescimento profissional

- Quero colaborar com todos os meus colegas de trabalho

- Pretendo executar todas as minhas tarefas com total responsabilidade.

Evite todas as frases que citamos acima, pois elas são genéricas demais e não transmitem credibilidade para o profissional.

Exemplos de objetivos para colocar no currículo

Em contrapartida, conheça exemplos de objetivos para você colocar no currículo e boa sorte:

“Com a minha experiência profissional e habilidades comportamentais, pretendo fazer parte de uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadores na área de...”

“Com toda a minha bagagem adquirida em meus anos como estagiário, almejo agora uma chance de ser efetivado em minha área de atuação”

“Mesmo que a minha carreira esteja no início, procuro uma oportunidade nessa empresa para mostrar as minhas habilidades. Acredito que seja possível compensar a falta de experiência profissional com o máximo de empenho e dedicação”

Viu com o objetivo profissional precisa ser claro e sem enrolações?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK