Maestro João Carlos Martins: conheça um pouco mais sobre esse ícone

23/03/2021 às 16:38 Coaching

Maestro João Carlos Martins: conheça um pouco mais sobre esse ícone

Durante a vida, podemos encontrar algumas adversidades pelo nosso caminho. Diante de um grande desafio, muita gente não sabe como lidar com as dificuldades do dia a dia e acaba desistindo dos seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Mas a bela história de superação do famoso maestro João Carlos Martins, nos ensina exatamente o contrário.

Continue a leitura desse post e saiba como esse renomado maestro brasileiro conseguiu superar as adversidades da sua vida, que não foram poucas.

Descubra como ele se tornou referência na sua área de atuação e exemplo de vida para milhares de pessoas que estão pensando em desistir de tudo por motivos, muitas vezes, banais. Essa é uma boa hora para se inspirar e aprender a como ter mais resiliência.

Maestro João Carlos Martins: dificuldades já na infância

Nascido na cidade de São Paulo, em 1940, João Carlos Gandra da Silva Martins é o nome de um famoso pianista e maestro que sabe verdadeiramente o significado da palavra adversidade e como superá-las heroicamente.

Apaixonado por piano desde cedo, herança que herdou do pai, João Carlos Martins enfrentou o seu primeiro desafio ainda aos 5 anos de idade.

Ele precisou fazer uma cirurgia para retirar um tumor benigno no pescoço, em 1945. Mas o procedimento foi mal sucedido, deixando o futuro maestro com uma pequena fistula no local, fazendo vazar todo alimento que ele comia, causando um enorme constrangimento ao garoto. Isso o deixou bastante complexado. Vendo a tristeza do filho, o pai o presenteou com um piano.

Nos anos seguintes, João Carlos Martins foi se dedicando ainda mais ao seu novo “amigo” e tocava piano diversas horas por dia, demonstrando uma incrível habilidade. Aos 8 anos, venceu o seu primeiro concurso de música.

Com 13 anos, Martins deu início a sua prestigiada carreira de concertista no Brasil. O sucesso foi tanto que, com apenas 18 anos de idade, foi para o exterior se aperfeiçoar ainda mais na música.

Sucesso mundial, acidente e mais uma superação

Com um talento nato para tocar piano, que fazia inveja até em pianistas mais experientes, João Carlos Martins, com apenas 23 anos, era um dos pianistas mais respeitados em todo o mundo.

Na época, ele era considerado o pianista que mais se aproximava do icônico Bach. Os ingressos para todos os concertos liderados por esse maestro de sucesso se esgotavam em poucas horas.

Em 1965, João Carlos Martins jogava futebol e acabou se acidentando durante a partida. A queda do maestro provocou uma perfuração em um dos cotovelos, atingindo o nervo ulnar.

Mesmo sofrendo com uma severa atrofia em três dedos da sua mão, o que o impossibilitou de tocar piano por mais de um ano, Martins não desistiu do que mais amava fazer. A sua recuperação foi difícil, por isso, até os 30 anos, o maestro tocava com certa dificuldade, mas sem pensar em desistir.

Os anos se passaram e, João Carlos Martins acabou retornando ao Brasil, onde virou empresário do ramo da música e do boxe. Mesmo com intensas sessões de fisioterapia por causa da sua dificuldade em tocar piano, o maestro voltou às suas apresentações nos palcos, dando um verdadeiro show até mesmo para os incrédulos críticos de plantão.

Mais um desafio a ser vencido

Com o passar dos anos e por causa do intenso ritmo de trabalho, João Carlos Martins, que sempre teve muita integridade, foi acometido por distúrbios osteomusculares.

Essa era mais uma adversidade que precisa ser vencida pelo famoso maestro. Mesmo com a limitação de movimentos por causa da sua nova condição, esse vencedor jamais iria desistir da sua carreira.

Entre os anos de 1979 e 1985, o maestro se apresentava normalmente em seus espetáculos pelo Brasil, fazendo diversas gravações de Bach.

Já em 1995, João Carlos Martins foi vítima de um assalto e levou um golpe na cabeça com uma barra de ferro, comprometendo severamente os movimentos do seu braço direito.

Mesmo após algumas cirurgias para tentar reverter a situação, pouco se pôde fazer, por isso, os movimentos do braço afetado do maestro ficaram comprometidos para sempre.

Mesmo assim, ele se recusou a desistir da sua carreira e persistiu nela ainda mais. Pouco tempo depois, João Carlos Martins descobriu um tumor em sua mão esquerda.

Inovação, superação e filme do maestro João Carlos Martins

Em 2003, o maestro, durante uma consulta com o seu médico particular, escutou dele que nunca mais poderia tocar piano. Exatamente naquela fria manhã, morria um pianista e nascia um maestro.

João Carlos Martins começou a fazer aulas de regência e, apesar da limitação dos movimentos e das exigências da nova profissão, o maestro acabou conseguindo vencer mais um desafio em sua vida.

Anos mais tarde, João Carlos Martins se tornou um maestro exemplar e extremamente competente. Apresentou-se em Londres e na velha Paris, sempre com os espetáculos lotados.

Além disso, foi o formador da famosa orquestra Bachiana Filarmônica. Sua trajetória de superação foi tão admirada, que o famoso jornal The New York Times o apelidou carinhosamente de “o indomável”.

Em 2017, a história do maestro João Carlos Martins virou um filme, chamado de “João, o maestro”. A bela história de superação das adversidades da vida foi uma das campeãs de bilheterias em todo o Brasil.

Já em 2018, o filme que conta a vida desse gênio dos palcos, acabou virando peça de teatro, que narra os desafios vencidos por um dos maiores músicos brasileiros durante uma invejável carreira de seis décadas.

Vale a pena ou não se deixar vencer por qualquer obstáculo?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK