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Como evitar crises de ansiedade?

08/09/2020 às 16:12 Dicas

Como evitar crises de ansiedade?

Com toda certeza, você já ouviu falar sobre a ansiedade. Esse transtorno afeta a nossa mente negativamente e reflete em nosso corpo físico de maneira voraz. Em uma crise de ansiedade podemos nos sentir paralisados e com a sensação de estarmos sofrendo de outros problemas como um infarto, por exemplo.

Você já teve uma taquicardia muito forte, onde seu coração e a sua respiração aceleraram, você suava bastante e a parecia que você estava prestes a explodir? Muitas vezes isso não está ligado a nenhum problema físico, o que você teve foi uma crise de ansiedade.

Neste artigo, você vai entender melhor como controlar a sua ansiedade.

O que é o transtorno de ansiedade?

O transtorno de ansiedade se caracteriza como um estado de preocupação excessiva e constante, onde perdemos o controle da mente e do corpo. Uma pessoa ansiosa acaba sempre esperando por más notícias, sempre alimentando sentimentos ruins e por isso está sempre preocupada, sempre vigilante e cansada.

Em certo momento, a preocupação se torna tão grande, mesmo que sem motivo aparente, que a alta carga emocional reflete em nosso corpo físico, causando uma crise de ansiedade.

Cada pessoa manifesta a ansiedade de um jeito, podendo apresentar sintomas diferentes e isso tona difícil fazer um diagnóstico prematuro.

A crise de ansiedade é uma junção de vários sintomas intensificados por pensamentos de desespero e horror. A carga emocional e física é tão forte que raramente uma pessoa consegue se controlar durante uma crise.

Eu tive a oportunidade de responder diversas dúvidas sobre ansiedade em uma live e ainda como bônus uma técnica para ajudar no controle da ansiedade, confira abaixo:

Principais sintomas da ansiedade

Dentre os principais sintomas da ansiedade, podemos citar alguns mais comuns. Geralmente, estes sintomas revelam uma ansiedade generalizada que é potencializada por uma carga emocional muito forte e reflete no corpo físico de forma fulminante, confira os principais sintomas abaixo:

  • Taquicardia – o coração começa a acelerar sem motivo aparente
  • Dificuldade para respirar ou respiração alterada – dependendo da pessoa, a respiração pode ficar extremamente acelerada ou bem lenta, o que pode causar uma falta de ar.
  • Sudorese, calafrios e dores no peito – começar a suar excessivamente, sentir calafrios e fortes dores no peito também é sinal de uma crise de ansiedade.
  • Tremores no corpo e formigamentos – Sentir formigamento ou tremores incomuns em diversas partes do corpo refletem um sistema nervoso bastante alterado e podem ser indícios de uma crise.
  • Medo excessivo de algo ou de alguma situação – Pessoas ansiosas costumam sentir um medo excessivo de situações ou objetos específicos.

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Todos podemos ter ansiedade ao longo da vida?

Sim, qualquer um de nós em qualquer momento da vida pode desenvolver a ansiedade. Geralmente, há fatores externos e internos que favorecem o desenvolvimento desse transtorno como veremos abaixo:

  • Traumas – pessoas que sofreram com experiências traumáticas como abusos de qualquer gênero e a perda de pessoas próximas podem desenvolver ansiedade.
  • Demissões ou humilhações no trabalho – quando uma pessoa passa por uma situação constrangedora no âmbito profissional, ela tem o sistema nervoso abalado e fica mais propenso a ter ansiedade.
  • Crise financeira ou no relacionamento – quando fatores importantes como um relacionamento ou as finanças não vão bem e não conseguem ser resolvidos rapidamente, eles podem ajudar uma pessoa a se tornar mais ansiosa.
  • Sofrer de outros transtornos – pessoas que já possuem outros transtornos como depressão, síndrome do pânico ou qualquer tipo de fobia também podem ser predispostas a serem ansiosas.

Veja, por exemplo, esse tratamento utilizando a Hipnose e a PNL.

Como se prevenir para evitar uma crise de ansiedade

Como dissemos ao longo do texto, dificilmente uma pessoa conseguirá se controlar durante uma crise de ansiedade. Por isso é muito importante que todos nós consigamos nos prevenir deste transtorno. Ficar com um alerto preventivo ligado pode ajudar a identificar sintomas de ansiedade em estágio inicial.

Existem alguns hábitos que são perigosos e podem afetar negativamente o nosso bem-estar e a nossa saúde mental.

Estes devem ser evitados como base da prevenção contra a ansiedade. Podemos citar alguns desses hábitos como o consumo em excesso de álcool e alimentos gordurosos, o vício em redes sociais e a preocupação em excesso.

O nosso estilo de vida pode influenciar bastante para o desenvolvimento da ansiedade. Por isso, em muitos casos as pessoas procuram o coaching e a PNL para conseguir implementar melhores hábitos no dia a dia e reduzir a pressão e o estresse diário.

Ter uma vida social ativa e lidar bem com as redes sociais, praticar atividades físicas e se alimentar bem, buscar ter uma rotina para manter a mente ativa e ficar longe de notícias ruins são algumas das ações que podem ajudar na prevenção das crises de ansiedade.

É importante ter em mente que o combate a ansiedade deve existir sempre, é preciso estar bastante alerta. Quanto antes identifiquemos os sintomas da ansiedade, mais fácil se torna controlar este transtorno.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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