Como a hipnose para atletas pode ajudar?

19/03/2022 às 11:44 Hipnose

Como a hipnose para atletas pode ajudar?

A cada ano que passa a hipnose vem sendo cada vez mais utilizada para o tratamento de transtornos, fobia e traumas. O que algumas pessoas desconhecem, entretanto, é o uso da hipnose para melhorar o desempenho de atletas de alto rendimento. 

Apesar de ainda pouca utilizada, a hipnose para atletas não se trata exatamente de uma novidade, já que grandes nomes do esporte fazem (ou fizeram) uso desta poderosa ferramenta para melhorar seus resultados, tal como é o caso de Tiger Wood, Ayrton Senna, Michael Phelps, Michael Jordan, entre outros. 

Hoje em dia, com as inúmeras tecnologias disponíveis, é possível desenvolver o corpo certo para alcançar a melhor performance esportiva, mas um grande “segredo” que treinadores ao redor do mundo já entenderam, é que o grande potencial de um atleta não está apenas em seu físico, e sim dentro de sua cabeça.

Mas como alcançar a performance esportiva unindo força física e inteligência psicológica? Continue acompanhando este conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) para descobrir!

A hipnose e a auto-hipnose

Antes de entrarmos no assunto que realmente nos interessa, vamos brevemente explicar o que é a hipnose — sem mitos e preconceitos.

A hipnose é uma técnica aplicada por um profissional que consiste em levar a pessoa a um estado de transe, o que aumenta o seu foco e lhe traz as possibilidades de se conhecer melhor, relembrar situações passadas com riquezas de detalhes, ressignificar traumas e superar medos.

O processo é bem natural. O estado do transe hipnótico é um estado comum ao corpo humano, nós mesmos podemos entrar no transe sozinhos, se soubermos como fazer isso. Isso acontece através do relaxamento e da imaginação, é assim que os profissionais hipnotizam os seus clientes.

Nesse estado de concentração profunda, as pessoas hipnotizadas conseguem relembrar situações do passado, trabalham sua mente para induzir hábitos mais saudáveis e até mesmo para melhorar a performance, tanto no esporte, quanto em outras áreas da vida. 

Mente e corpo, o equilíbrio que merece medalha de ouro

Hoje em dia, todo grande treinador sabe que só de força física não se faz um grande atleta. Basta pensar nos nomes dos grandes atletas famosos que citamos mais acima!

Mas, afinal, qual a relação entre corpo e mente?

Primeiramente, precisamos entender que é a nossa mente que controla tudo. Desde os pensamentos positivos ou negativos que nos fazem ter vontade de vencer ou medo de errar, até o comando para que o músculo obedeça aos esforços. 

Tudo está na mente. E a forma como atletas a acessam para ter maior performance esportiva é o que realmente pode fazer a diferença em uma competição, seja ela de futebol, basquete, golfe, natação, etc.

O corpo só funciona bem se a mente vai bem!

Logicamente, treinar o corpo é extremamente necessário, mas nada supera a importância de uma mente forte e capaz de lidar com vitórias e derrotas. 

Assim como os músculos precisam de treino para se manterem fortes, a mente de um atleta também precisa ser treinada para organizar pensamentos e tomar decisões de forma muito mais assertiva. 

A ansiedade que antecede grandes competições, por exemplo, apesar de ser algo completamente normal, também pode ser extremamente prejudicial para a performance esportiva.

É neste momento que entra a hipnose para atletas e os especialistas da mente!

Como a hipnose pode ajudar?

O papel do hipnoterapeuta está em garantir que o seu cliente consiga medir e identificar cada emoção, a fim de dar conta dela; Seja um medo da competição, medo do fracasso, ansiedade, nervosismo, etc.

Afinal, a grande maioria dos problemas que surgem em nossas vidas foram criados ou permitidos por nós mesmos em decorrência de um descuido emocional.

Por meio da hipnose para atletas, é possível compreender melhor como a sua mente funciona, e assim, aprender a administrar seus comportamentos, hábitos e pensamentos, podendo focar sua mente no que realmente importa: desenvolver sua alta performance esportiva. 

Além disso, quando acessamos nosso subconsciente por meio da hipnose, podemos acessar programações instaladas ao longo da vida e ressignificá-las de forma eficiente. 

Corrigir programações da mente que nos sabotam pode ajudar a proporcionar uma performance esportiva muito mais alta. 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. E se você, como atleta ou treinador, deseja aprender mais sobre este tema tão interessante, queremos convidá-lo a conhecer nosso curso de hipnose online onde você irá aprender a usar diversas ferramentas a favor do seu trabalho.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK