Resumo profissional no currículo: como devo fazer?

08/05/2021 às 20:17 Coaching

Resumo profissional no currículo: como devo fazer?

Não restam dúvidas de que um currículo atrativo, enxuto e com informações claras, pode chamar a atenção de qualquer recrutador. E um dos principais responsáveis por isso é o resumo profissional. Se você está procurando uma recolocação no mercado de trabalho, esse post vai te mostrar como deve ser elaborado o seu resumo profissional. Leia até o final e deixe o seu currículo com mais chances de participar de um processo seletivo. 

O que é o resumo profissional? 

Trata-se de uma das partes mais importantes de um currículo. O resumo profissional é o campo em que o candidato deve resumir toda a sua experiência. Na maioria das vezes, essa é a primeira parte que o recrutador olha. Por isso, ele precisa entender, com a máxima precisão, todas as informações a respeito da sua experiência profissional. 

Somente dessa forma o entrevistador pode perceber se o seu perfil e a sua experiência se encaixam com o que a empresa está buscando no mercado.  Esse campo é fundamental, pois ele fornece uma visão geral da sua carreira, informa quais foram as empresas que você já trabalhou, bem como suas funções e responsabilidades em cada uma delas. Por isso, as informações neste campo precisam ser verdadeiras.

O que o resumo profissional precisa informar? 

Antes de mais nada, convém ressaltar que todas as suas informações curriculares devem ser claras e objetivas. Faça o bom uso do equilíbrio, ou seja, nem demais e nem de menos. O resumo profissional deve mostrar:  

  • A sua experiência no mercado de trabalho;

  • As áreas que você já atuou;

  • O tipo e o porte das empresas que você já trabalhou; 

  • O segmento de mercado que você já prestou serviços. 

Sendo assim, procure resumir de forma sucinta todos os tópicos acima e coloque-os de uma forma organizada, permitindo uma leitura dinâmica por parte do recrutador. Ele precisa bater o olho e saber se você se enquadra ou não nas necessidades da empresa. Isso é fundamental! Aproveite e conheça nossas dicas sobre como deve ser o objetivo profissional do currículo.

Como criar um resumo profissional?  

São apenas 4 passos simples, mas extremamente importantes, que você deve seguir para criar o seu resumo profissional. Fazendo isso, as chances do seu currículo ser selecionado para uma entrevista podem ser enormes. Vamos lá? 

 1- Utilize tópicos 

Para que o entendimento e a interpretação do recrutador sobre a sua experiência sejam os melhores possíveis, recomendamos dividir o resumo profissional em tópicos. Ao contrário de colocar todas as informações em um texto corrido, esse formato pode facilitar bastante a leitura e fazê-lo identificar pontos que merecem destaque. O ideal é que toda a sua experiência profissional seja resumida em 5 ou 6 tópicos, no máximo. 

2- Dê ênfase para os resultados

Dependendo dos cargos que você já ocupou nas empresas em que trabalhou, vale muito a pena destacar os resultados que você alcançou durante a sua trajetória profissional, bem como o retorno positivo que determinadas ações trouxeram. O candidato deve transmitir, em poucas palavras, a sensação de que ele é um profissional sênior. Resultados são tudo em qualquer organização, certo? 

3- Sintetize as informações, ao máximo 

O resumo profissional deve conter as informações necessárias para chamar a atenção do recrutador. Fazer o uso de certas palavras-chaves pode aumentar as chances do seu currículo ser encontrado pelos mecanismos de buscas online. Por isso, se esforce para que o seu resumo profissional esteja bem sintetizado e que tenha o máximo de informações relevantes, para que o seu currículo seja selecionado.

4- Destaque tudo que tenha importância para o cargo de interesse

Como você não tem muito espaço para preencher esse campo, priorize os tópicos mais relevantes com o cargo que você está se candidatando. Se você atender a uma ou mais exigências que forem consideradas um diferencial, vale a pena deixá-las em destaque. Isso chama a atenção do recrutador. Narre tudo de forma resumida e objetiva, sem enrolações que tiram qualquer um do sério. Ter um bom know how é de extrema importância.

Exemplo de resumo profissional 

Conheça um exemplo de resumo profissional ideal para você se espelhar na hora de fazer o seu:  

  • Dez anos de experiência nas áreas de Marketing, Planejamento, Compras, Desenvolvimento de Fornecedores e Logística Nacional e Internacional.  

  • Vivência em contratação de Serviços de Infraestrutura e administração de contratos temporários. Amplo conhecimento dos processos de importação e exportação de insumos e produtos.  

  • Gerenciamento de compras com valores acima de R$ 500 milhões por ano, atuação como principal negociador de parcerias com fornecedores internacionais, realizando visitas técnicas antes de fechar os contratos.  

  • Liderança na área de Shared Services com atendimento a solicitações de materiais de holding com orçamento anual de R$ 350 milhões por ano. Utilização das ferramentas (aqui você destaca as que foram usadas).  

  • Conhecimento em implantação dos sistemas X, Y e Z, bem como vivência internacional (EUA) durante três anos, implantando-os em empresas do ramo, bem como oferecendo todo o suporte técnico necessário. 

Está vendo com o resumo profissional precisa contar toda a sua experiência de forma bastante resumida, mas que seja atrativa para quem lê? Afinal de contas, ninguém está disposto a perder tempo lendo informações irrelevantes. Muito menos o recrutador! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK