4 hábitos saudáveis que elevam a sua produtividade

07/02/2020 às 14:47 Dicas

4 hábitos saudáveis que elevam a sua produtividade

Toda empresa precisa ser produtiva para gerar resultados, isso significa que seus colaboradores devem ser profissionais produtivos.

O problema é que em um mundo cheio de distrações e estresse, alcançar um bom nível de produtividade é bem difícil.

Ter mais foco e concentração para um desenvolvimento de uma tarefa de qualidade é o objetivo de todos os profissionais.

E neste artigo, separamos uma lista com os melhores hábitos saudáveis capazes de elevar a sua produtividade.

O que é produtividade e quais fatores interferem negativamente neste processo?

Antes de entrarmos em nossa lista de hábitos, vamos explicar melhor o que é produtividade.

Bom, é bem simples! O conceito de produtividade visa a realização de tarefas com agilidade e qualidade, através do foco e do uso correto de recursos.

E para conseguir ser um profissional produtivo, é preciso desenvolver algumas habilidades importantes como: foco, concentração e inteligência emocional.

Assim, um profissional consegue se manter alheio ao estresse do trabalho para manter uma boa produção diária.

Como você já percebeu, ser um profissional produtivo não é fácil. E existem fatores que interferem negativamente nesse processo, como por exemplo a procrastinação, que é o ato de deixar tudo para depois.

Você pode acabar com a procrastinação!

Outro fator que pende contra a produtividade é a falta de concentração. Distrações como as redes sociais, por exemplo, acabam prejudicando a nossa produtividade, afinal estamos sempre dividindo a atenção entre as notificações e o nosso trabalho.

Estes e outros fatores como a má gestão de tempo e a falta de organização influenciam em nossa baixa produtividade.

Os hábitos que listaremos abaixo são importantes para driblar os fatores negativos e eleva a nossa produtividade.

Confira quais são os principais hábitos saudáveis que elevam a sua produtividade:

Lute contra a procrastinação

A primeira coisa que você deve fazer para ser mais produtivo é deixar de procrastinar. E para começar a implementar esse hábito em sua vida, você só precisa agir.

É isso mesmo! Você só precisa de você mesmo! A tentação de deixar para depois algo que você pode fazer agora é grande, mas a sua força de vontade deve ser maior.

Por isso, sempre que bater uma preguiça, busque fazer uma tarefa simples. Isso mesmo! Qualquer tarefa simples de um projeto. 

O mais importante no primeiro momento é que você evite ficar parado, afinal isso alimenta a procrastinação.

Digamos que você tenha uma tarefa trabalhosa e está com preguiça. Para não procrastinar, você pode começar pela parte mais simples ou a parte que você mais gosta do trabalho.

Assim, você perceberá alguns minutos depois que está envolvido com o trabalho. 

Dar fim à procrastinação é um ato simples e faz uma grande diferença para a nossa produtividade.

Faça exercícios regularmente

A prática de atividades físicas é essencial para o nosso bem-estar. Fazer exercícios é importante porque geram uma sensação de energia e disposição, que são essenciais para realizar as tarefas do dia a dia.

O melhor horário para fazer exercício é logo pela manhã, essa é uma excelente maneira de começar o dia disposto.

Se você não puder praticar exercícios ao longo do dia, busque fazê-los no início da noite, por volta das 18 horas. Assim, você tem tempo para descansar o seu organismo antes de dormir.

Fazer exercícios à noite pode atrapalhar o sono, por deixar a pessoa muito desperta, principalmente quem não tem esse costume.

Mesmo que nos primeiros dias você sinta seu corpo cansado, tente resistir à procrastinação dos exercícios. Em algumas semanas, você estará bem mais disposto, e isso refletirá em sua produtividade.

Boa alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para o nosso bem-estar. O bom funcionamento do organismo ajuda na manutenção do nosso foco.

Por isso busque mudar seus hábitos alimentares, comendo alimentos mais nutritivos e de fácil digestão. E defina os horários de suas refeições.

Assim você pode melhorar o seu metabolismo. A prática de comer bem e em horários definidos é de grande valia para a produtividade.

A boa alimentação nos mantém ligados nas tarefas e evita que tenhamos desconfortos estomacais durante o dia de trabalho.

Recompense sua produtividade

Uma boa maneira de estimular a sua produtividade é criar o hábito de se recompensar por cada tarefa realizada. Sempre que você cumprir todas as tarefas do dia, busque dar-se uma recompensa.

Pode ser um chocolate, um biscoito ou mesmo mais uma hora de sono no dia seguinte, entre outros tipos de recompensa.

Defina recompensas maiores para grandes realizações, como a entrega de um grande projeto, e pequenas recompensas para a realização de atividades triviais do dia a dia.

Essa é uma excelente maneira de conseguirmos nos motivar para elevar a nossa produtividade.

Assim, você consegue ter mais disposição e prazer para realizar as tarefas do seu dia a dia. Com o tempo, você será um profissional mais produtivo e terá muito mais facilidade no cumprimento de prazos e realização de tarefas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®